Processo transcrição em Ponta Delgada

Solicitei a transcrição de casamento do meus pais (mãe portuguesa e pai brasileiro) em novembro de 2021 por Ponta Delgada e ainda não recebi o documento para efetuar o pagamento ainda.

Já mandei 2 e-mails pois paguei o vale postal e também pq pensei que levaria de 30 a 40 dias para ter a solicitação atendida.

Me reponderam que estão com numero de funcionarios reduzido e muitos pedidos.

Alguém na mesma situação ou que tenha esperado muito tempo também??

Comentários

  • @portojes , Ponta Delgada está demorando muito para fazer as transcrições!! Só resta ter paciência, infelizmente.

  • :// tomara que saia ainda neste semestre

  • Recebi o e-mail com o link de pagamento hoje (14/04) :)))) FEITOOOO!!

    Paguei o vale potal em 29/10 pois nao sabia que nao aceitavam mais.

    Vou conseguir o dinheiro de volta ne semana que vem.

    Quando finalizar o processo deixo a data aqui tbm.

    Como ja estava em andamento o pedido de transcrição do casamento dos meus pais. Ja solicitei a minha atribuição. Enviei dia 16/03. No dia 04/04 recebi minha chave de acesso.

    To muito feliz!!!

  • Boa tarde, acabei de ver este post e gostaria se possível do auxílio de vcs.

    Estou fazendo a transcrição de casamento de meus avós.

    Levando em consideração que as etapas anteriores a isso, já estão terminadas e os documentos todos corretos.


    No envelope escrevo " MANUTENÇÃO DE RESIDENCIA"???

    1- CERTIDÃO DE CASAMENTO DE INTEIRO TEOR APOSTILADA DE MEUS AVÓS. OK!

    2- CERTIDÃO DE NASCIMENTO MINHA APOSTILADA.

    3- RG MEU RECONHECIDO FIRMA

    4-REQUERIMENTO PREENCHIDO COM FIRMA POR AUTENTICIDADE

    5- CERTIDÕES ORIGINAIS VINDAS DE PORTUGAL DE MEUS AVÓS, COMO ESTÃO APOSTILADAS DE LÁ, NÃO É NECESSARIO EU APOSTILAR AQUI.

    6 - VALE POSTAL NO VALOR DE 120 EUROS, esse vale postal envio para IRN, IP ENDEREÇO DA CONSERVATÓRIA DO REGISTRO CIVIL DE PONTA DELGADA (CRC) Praçã Gonçalo Velho nº 12, 2º, 9500-063 telefone 296302170???????????????????????.

    Esse endereço estã correto????



    ****tem outro meio de ser mais rápido, enviar para outro lugar que não seja PONTA DELGADA.

  • @EDUBASS , Ponta Delgada está bem lenta nas transcrições.

    Se você mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos;

    No RJ ou ES, pelo Consulado do Rio.

    Cada Consulado tem suas exigências. Se disser em que Estado mora, poderemos orienta-lo de forma mais adequada.

    Quanto à questão do pagamento dos emolumentos (120 euros), não se faz mais por vale postal, mesmo em Ponta Delgada. A Conservatória, depois de analisar os documentos, envia um link com instruções para o pagamento.

    O Consulado do Rio faz o mesmo; no Consulado de santos, o pagamento é prévio, por transferência bancária.

  • Olá, poderiam me tirar uma dúvida?

    Vou mandar os documentos para Transcrição do Casamento dos meus Pais.

    Como tenho visto que Ponta Delgada está muito demorado, estava pensando em enviar para Santos, porém moro no Paraná.

    Quero saber se eu colocar endereço de Parentes meus eu consigo fazer em Santos?

    Daí eu seria Requerente como filho e colocaria meu endereço sendo de São Bernardo do Campo no caso, e no envelope para devolução também o endereço de lá.

    E o fato da minha mãe ser nascida e casada e São Bernardo e eu também ter Nascido em Santo André, talvez ajudaria a ser aceito o processo ser feito por la?

    Documentos estão com reconhecimento e firmas e apostilamentos daqui do Paraná, o que não há problemas certo?

    Desde já obrigado.

  • @RaulDomingues , pode fazer assim, mandando para o Consulado de Santos.

  • @Leticialele Posso mandar daqui do Paraná mesmo, ou teria que enviar para o endereço de SP pra dai mandarem de lá pra Santos?

  • @RaulDomingues , eu mandaria para o endereço em São Paulo e, de lá, para o Consulado de Santos.

  • @Leticialele Ok, farei isso para garantir.

    Outra dúvida. Pedi a Escritura de Pacto antenupcial. Não preciso enviar a Original né? Apenas uma Cópia apostilada?

  • @RaulDomingues , mande a original, apostilada. Santos devolve todos os documentos, desde que você inclua um envelope, com o endereço do destinatário já preenchido, nos documentos. Sugiro mandar um envelope plástico do SEDEX.

  • @Leticialele Blz Obrigadoo!

  • Boa tarde a todos!

    Me chamo Detley Pestana... sou neta de portugueses (por parte materna).

    Já fiz a alguns anos atrás a nacionalidade portuguesa da minha mãe - por Tondela. E hoje, para realizar minha dupla cidadania, preciso casar meus pais primeiro (pois minha mãe tem sobrenome de casada)... é isso mesmo que preciso fazer?

    Gostaria muito da ajuda de vocês... desde já obrigada!

  • @detleypestana , você agora é filha de portuguesa.

    Se não foi sua mãe a declarante do seu nascimento, terá que transcrever o casamento dela em Portugal antes de mandar seu processo de atribuição.

    Em que Estado você mora? Se for em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos. No RJ ou ES, pelo Consulado do Rio. São bem rápidos.

    Depois de feita a transcrição, mande o processo de atribuição para o Arquivo Central do Porto, Tondela não tem mais balcão de nacionalidade.

  • Oi @Leticialele ...

    Foi meu pai o declarante da minha certidão de nascimento! E eu moro no estado do RJ.

  • Muito obrigada @Leticialele ...

  • detleypestanadetleypestana Member
    editado June 2022

    @Leticialele ...

    Enviei os documentos da transcrição do casamento dos meus pais para o consulado do RJ em 07/06/22, dia 09/06/22 eles me retornaram com e-mail para pagamento, e ontem 16/06/22 já recebi pelos correios o documento da transcrição.

    Agora irei dar entrada na minha dupla cidadania.

    Obrigada pela dica!

  • editado June 2022

    Olá!

    Se eu moro em outro local (moro em Sergipe) posso ainda assim fazer a transcrição pelo consulado do Rio, como no caso acima?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.