consegui minha cidadania e logo apos fiquei viuva.
Prezados, o que preciso fazer agora, já que apos conseguir minha cidadania, estava como casada, e agora fiquei viúva.
Quero dar entrada no cartão cidadão.
Grata desde sempre!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@jaqueline amaral , se você já transcreveu seu casamento, averbe o óbito de seu marido. O processo é gratuito.
Agende o cartão cidadão no Consulado que atenda à Região em que você mora.
Boa noite @Leticialele, desculpe a ignorância de minha parte, o que seria transcrever meu casamento?
@jaqueline amaral , todos os portugueses têm a obrigação de registrar os atos de sua vida civil em Portugal.
A transcrição de casamento é o ato de registrar em Portugal o matrimônio celebrado no Brasil, ou em outro país. Através desse procedimento, o seu casamento passará a constar em Portugal, surtindo todos os efeitos lá também.
Atualmente, o processo tem sido bem rápido nos Consulados de Santos (para quem mora em SP e MS), do Rio (RJ e ES), Belo Horizonte e Seção Consular da Embaixada de Brasília (nesses dois, mediante agendamento.
O processo custa 120 euros.
Pode aproveitar e averbar o óbito de seu marido, na mesma ocasião. Assim, você será viúva em Portugal, também.
@Leticialele , boa noite Letícia, Quando eu dei entrada na minha documentação no Porto, para o processo de cidadania, eu já estava casada e dei entrada com toda documentação de casada. Só que infelizmente veio a covid e perdi meu marido, logo depois saiu minha cidadania. só que foi um momento tão difícil e de restruturação que não fiz mais nada, agora passado dois anos, eu quero dar sequencia e tirar meu cartão cidadão. Pensei que poderia averbar o óbito de meu marido no consulado RJ e solicitar o cartão, seria possível isso? e se sim, vc poderia me dizer ou me passar algum link que eu possa ver a documentação a providenciar?
E como eu dei entrada já casada, isso significa que eu não preciso transcrever meu casamento?
Grata mais uma vez
@jaqueline amaral , se você ainda não transcreveu o casamento, terá que fazer, e, ao mesmo tempo, averbar o óbito de seu marido.
O Consulado do Rio faz esses processos com muita rapidez e você pode mandar os documentos pelos Correios.
A transcrição custa 120 euros e a averbação do óbito é gratuita.
Enquanto os processos tramitam (levam uns 15 dias), você fica tentando agendar o cartão cidadão!
Para a transcrição - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Para a averbação do óbito - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a
Para o agendamento - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/agendamentos
Boa sorte!!
@Leticialele, desculpa a minha chatice, como eu não entendi muito essa questão de transcrever, como eu poderia saber se fiz ou não? pois como eu dei entrada com meu nome de casada, minha certidão de casamento e tudo mais, achei que não precisaria transcrever casamento..só averbar o óbito
@jaqueline amaral , se você fez a transcrição, deve ter uma certidão de casamento portuguesa, informatizada, nos mesmos moldes da certidão de nascimento.
Ainda que tenha mandado a certidão de casamento no processo de cidadania, ela só serviu para justificar a diferença entre o seu nome na certidão de nascimento brasileira e o documento de identidade que você mandou.
Lembre-se que, com a cidadania, você "nasceu" em Portugal, e ninguém nasce casado!! Para constar como casada em Portugal, terá que fazer o processo de transcrição de casamento.
@Leticialele , Nossa Leticia muito obrigada por todas as explicações, vc esta certíssima. Estarei dando entrada na transcrição e averbação.
Depois dou noticias do andamento..
Obrigada maia uma vez..