Ajuda para encontrar certidão de Manoel Pires

Olá, meus amigos! Gostaria de pedir ajuda para encontrar a certidão de nascimento ou casamento de meu bisavô, Manoel Pires.

Segundo minha família, meus bisavós nasceram na freguesia de Freixedas, concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Consegui encontrar o cartão de imigração de minha bisavó que confirma que ela nasceu em Freixedas e sei que eles se casaram em Portugal, pois imigraram em 1940 e tenho uma certidão de transcrição de casamento no Brasil referente a 1925. Porém, quando entrei em contato com o arquivo distrital da Guarda e pedi a certidão de nascimento de meu bisavô com base na data de nascimento da certidão de casamento brasileira, nada foi encontrado. Infelizmente as certidões de nascimento de 1900 para frente não estão disponíveis para consulta on-line para que eu possa confirmar. Seguem então os dados que consegui encontrar em documentos.


Nome: Manoel Pires

Pai: Antonio Pires

Mãe: Maria Delphina Pires (na certidão de casamento consta Maria Delphina Telles)

Data de nascimento provável: 1 de novembro de 1902

Local provável: Freixedas, Pinhel, Guarda

Esposa: Anunciação de Jesus Borges (ou Anunciação Borges Pires)

Pai da esposa: Manoel Borges

Mãe da esposa: Maria Angélica Borges

Nascimento da esposa: 20 de outubro de 1903 (como consta na ficha de imigração portuguesa) ou 21 de novembro de 1903 (como consta na transcrição brasileira do casamento)


Obrigado!

Comentários

  • @VictorCSP

    qual o período que AD da Guarda pesquisou os registros?

  • @Kleber Silva Aguiar

    Então, eles não efetuaram uma pesquisa em si. Eu só forneci esses dados que eu tenho e pedi direto pela certidão de nascimento dele com a data que encontrei na certidão de casamento. Aí eles não encontraram. Quando eu fiz uma nova requisição pedindo pra aumentarem o período de tempo, me cobraram 20 euros e eu ainda não aceitei a proposta. Queria ter mais detalhes antes de pagar e eventualmente meu bisavô acabar não sendo de Freixedas.

    Tem algum outro caminho que eu possa pesquisar mais sobre ele? já tentei Family Search e não achei nada.

  • @VictorCSP

    Quando você diz: "tenho uma certidão de transcrição de casamento no Brasil referente a 1925", isso quer dizer que esse casamento já foi transcrito em Portugal?

    Se esse casamento de 1925 foi transcrito em Portugal, deve ter sido criado um registro online desse casamento por ser depois de 1911. Nesse registro constaria todos os dados dos nubentes (onde e quando nasceram).

    Se for o caso, você pode pagar 10 euros no civilonline para receber a cópia do casamento.

  • @CarlosASP

    Na verdade é uma transcrição de casamento de Portugal para o Brasil, vou mandar abaixo a digitalização que eu fiz do documento. O problema é que não sei os detalhes do casamento em Portugal, como local, livro de registros, etc.


  • @VictorCSP , essa certidão de casamento é brasileira, ocorrido em 1925 e não portuguesa!!

  • @VictorCSP

    não passaram a informação a que refere esse orçamento de 20 euros?

    uma opção é solicitar o registro da "esposa" Anunciação, se casaram em Portugal pode estar transcrito no registro dela.

  • VictorCSPVictorCSP Member
    editado April 2022

    @Leticialele Eu estou achando que é uma validação no Brasil, já que o cartão de imigração da minha bisavó é só de 1940 e o casamento é de 1925. Além disso descobri que minha tia avó nasceu em 1928 e consta a nacionalidade portuguesa no atestado de óbito dela. Isso até me animou porque existe a chance do meu avô ser português também e meu pai não saber, por incrível que pareça hahaha. Hoje vou buscar mais documentos na casa da minha avó.

    @Kleber Silva Aguiar Eles me passaram o orçamento para buscar o assento em Freixedas num período de tempo maior, em torno de 1902. Meu medo é gastar esse dinheiro e meu bisavô não ser de Freixedas, já que não tenho nenhum documento comprovando isso. Queria achar algo mais antes de começar os gastos.

    @Guilherme Moreira Muito obrigado! Já é mais um documento pra esse quebra-cabeça. Me desculpe a ignorância, mas eu não entendi absolutamente nada do que está escrito no livro. Afinal, é uma transcrição ou o casamento em si no Brasil? E como eu posso solicitar uma segunda via do documento? Vou mandar aqui o cartão de imigração.


  • @CarlosASP @Leticialele @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira

    Aproveitando o tópico, encontrei os dados do meu avô. Vocês poderiam me ajudar a localizar a certidão de nascimento dele? Lá com certeza vou ter mais algum indício sobre meu bisavô.


    Nome: Armando Pires

    Pai: Manoel Pires

    Mãe: Anunciação de Jesus Borges (ou Anunciação Borges Pires)

    Nascimento: 31 de janeiro de 1927, Rio de Janeiro, Rj

    Minha avó disse que ele pode ter nascido no bairro de São Cristóvão. Agradeço demais se puderem ajudar a localizar a certidão!

  • @VictorCSP

    E o óbito da Arminda?

    Sua avó sabe se Manuel Pires tinha irmãos?

  • @Guilherme Moreira Vou mandar o óbito da Arminda abaixo também. Minha avó comentou que o Manoel tinha uma irmã, mas infelizmente não se lembra do nome dela.


  • Aproveitando, segue também o óbito do Manoel e da Anunciação.


  • Digitalizei os documentos que consegui hoje também. Certidão de casamento e óbito de meu avô (filho do português Manoel). Tenho também o CPF dele, não sei se ajuda em algo, mas acho melhor não deixar público.


  • @VictorCSP

    Pergunte a sua avó se o nome pode ser Filomena.

  • @Guilherme Moreira Ela confirmou sim! Era a Filomena!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.