Ajuda- retificação português com pai “não declarado” do
Olá pessoal!
Poderiam me ajudar, por favor? Estou fazendo o processo de reconhecimento de cidadania da minha avó, que é filha de português. tEnho a seguinte situação: existem uma "grave" divergência entre os dados do português na 'certidão de nascimento dele' e na 'certidão de nascimento da minha avó' (O pai do Português não declarou ele na certidao de nascimento, o que acarretou nessas divergências), como segue abaixo:
CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS:
nome do português: MANUEL ANTONIO PIRES
nome da mãe do português: LEONIDA DA CONCEIÇÃO PIRES
nome do pai do português: NÃO DECLARADO
CERTIDAO DE NASCIMENTO DA FILHA DO PORTUGUÊS:
nome da filha do português: Eunice Revoredo
nome do português: MANOEL ANTONIO REVOREDO
nome da mae do português: LEONILDA DA CONCEICAO REVOREDO
nome do pai do português; ANTHERO DO NASCIMENTO REVOREDO
Qual seria o próximo passo agora? Dar entrada no processo OU retificar os erros nas certidoes (as demais infos na certidao da minha avó estao corretas, como local de nascimento, idade etc)?
Comentários
Qual a experiência de vocês com retificação?
Pois tive uma experiência na família (tentamos retificar os documentos de antepassados italianos), gastamos com advogado e no fim foi negado pelo juiz.
Penso se devo desistir ou esse ainda é um caso que tenha esperança.obrigada!
@Jaqueline_sdc
Você não perde nada em tentar uma retificação administrativa primeiro, mas com essa variação no apelido, creio que só se fizer judicial.
O Não você já tem.
Não creio que seja algo exorbitante uma retificação.
1) Numa leitura superficial e sem ver as certidões, a sensação que tenho é que se trata de pessoas diferentes, com nomes parecidos.
2) Outra suposição seria de que LEONIDA DA CONCEIÇÃO PIRES foi mãe solteira, e posteriormente se casou com ANTHERO DO NASCIMENTO REVOREDO, de quem passou a usar o apelido. E em algum momento o MANOEL ANTONIO teria sido perfilhado e passou a adotar o apelido REVOREDO também.
Só com a certidão reprográfica de todos, se saberia o que aconteceu aí.
Tem a mudança de apelido de PIRES para REVOREDO, e a mudança de nome de LEONIDA para LEONILDA, que é a mais difícil de justificar.
Vai ter que encontrar alguns documentos de suporte para justificar essa mudança de nome, ou cairá em (1) e não terá sucesso. E se for (2) e a perfilhação se deu na maioridade, também vai dificultar muito, a menos que a mãe tenha sido a declarante do Manoel. Mesmo assim vai precisar de advogados para fazer a defesa na nacionalidade.
Seu caso está muito frágil onde quer que eu olhe. Sinto dizer, mas você pediu uma opinião direta e objetiva.
Aguarde uma opinião da @Leticialele quando ela puder dar uma olhada, e se for possível tenha documentos reprográficos a apresentar por Msg Privada, porque não é um caso simples.
@gandalf obrigada!
acredito se tratar da mesma pessoa pois o local de nascimento, idade e nome dos avós (pais da Leonida) batem nas duas certidões. Vou anexa-las aqui para que possam dar uma olhada, se puderem, claro.
abracos
@Jaqueline_sdc
Deixe a Leticialele chegar, dar uma lida no assunto, abrir uma Msg Privada, e você posta lá as certidões.
@Jaqueline_sdc , já pesquisou se a mãe casou com o Anthero? Isso é fundamental neste caso, para justificar a mudança de nome de Pires para Revoredo!!
Vou mandar uma mensagem privada para você, e você coloca todos os dados e, se possível, a certidão por cópia reprográfica do filho do português!!