Ajuda- retificação português com pai “não declarado” do

Olá pessoal!


Poderiam me ajudar, por favor? Estou fazendo o processo de reconhecimento de cidadania da minha avó, que é filha de português. tEnho a seguinte situação: existem uma "grave" divergência entre os dados do português na 'certidão de nascimento dele' e na 'certidão de nascimento da minha avó' (O pai do Português não declarou ele na certidao de nascimento, o que acarretou nessas divergências), como segue abaixo:


CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS:

nome do português: MANUEL ANTONIO PIRES

nome da mãe do português: LEONIDA DA CONCEIÇÃO PIRES

nome do pai do português: NÃO DECLARADO



CERTIDAO DE NASCIMENTO DA FILHA DO PORTUGUÊS:

nome da filha do português: Eunice Revoredo

nome do português: MANOEL ANTONIO REVOREDO

nome da mae do português: LEONILDA DA CONCEICAO REVOREDO

nome do pai do português; ANTHERO DO NASCIMENTO REVOREDO 


Qual seria o próximo passo agora? Dar entrada no processo OU retificar os erros nas certidoes (as demais infos na certidao da minha avó estao corretas, como local de nascimento, idade etc)?

Comentários

  • Qual a experiência de vocês com retificação?

    Pois tive uma experiência na família (tentamos retificar os documentos de antepassados italianos), gastamos com advogado e no fim foi negado pelo juiz.

    Penso se devo desistir ou esse ainda é um caso que tenha esperança.obrigada!

  • editado April 2022

    @Jaqueline_sdc

    Você não perde nada em tentar uma retificação administrativa primeiro, mas com essa variação no apelido, creio que só se fizer judicial.

    O Não você já tem.

    Não creio que seja algo exorbitante uma retificação.

    1) Numa leitura superficial e sem ver as certidões, a sensação que tenho é que se trata de pessoas diferentes, com nomes parecidos.

    2) Outra suposição seria de que LEONIDA DA CONCEIÇÃO PIRES foi mãe solteira, e posteriormente se casou com ANTHERO DO NASCIMENTO REVOREDO, de quem passou a usar o apelido. E em algum momento o MANOEL ANTONIO teria sido perfilhado e passou a adotar o apelido REVOREDO também.

    Só com a certidão reprográfica de todos, se saberia o que aconteceu aí.

    Tem a mudança de apelido de PIRES para REVOREDO, e a mudança de nome de LEONIDA para LEONILDA, que é a mais difícil de justificar.

    Vai ter que encontrar alguns documentos de suporte para justificar essa mudança de nome, ou cairá em (1) e não terá sucesso. E se for (2) e a perfilhação se deu na maioridade, também vai dificultar muito, a menos que a mãe tenha sido a declarante do Manoel. Mesmo assim vai precisar de advogados para fazer a defesa na nacionalidade.

    Seu caso está muito frágil onde quer que eu olhe. Sinto dizer, mas você pediu uma opinião direta e objetiva.

    Aguarde uma opinião da @Leticialele quando ela puder dar uma olhada, e se for possível tenha documentos reprográficos a apresentar por Msg Privada, porque não é um caso simples.

  • @gandalf obrigada!

    acredito se tratar da mesma pessoa pois o local de nascimento, idade e nome dos avós (pais da Leonida) batem nas duas certidões. Vou anexa-las aqui para que possam dar uma olhada, se puderem, claro.


    abracos

  • @Jaqueline_sdc

    Deixe a Leticialele chegar, dar uma lida no assunto, abrir uma Msg Privada, e você posta lá as certidões.

  • @Jaqueline_sdc , já pesquisou se a mãe casou com o Anthero? Isso é fundamental neste caso, para justificar a mudança de nome de Pires para Revoredo!!

    Vou mandar uma mensagem privada para você, e você coloca todos os dados e, se possível, a certidão por cópia reprográfica do filho do português!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.