Dúvida- certidões

duarte62duarte62 Member
editado April 2022 em Processos de Atribuição

Bom dia pessoal,

Estou começando o processo e tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar, antes de prosseguir:

Sou filho de pai e mãe portugueses que casaram-se no Brasil, tendo meu pai falecido há 3 anos. Tenho a certidão de nascimento original de ambos – nascimentos em 1933 e 1939 – e também a original de casamento.

Dúvidas:

1)Devido ao falecimento de meu pai, faria diferença montar o processo, a partir dos     documentos de um deles ou não?

2)Sendo meu pai, o declarante e tendo feito o registro do nascimento há menos de 1 ano, é dispensada a transcrição do casamento?

A dúvida se deve, por ter encontrado 2 indicações:

a-“As transcrições de casamento são absolutamente necessárias quando:

    pai e mãe são portugueses, casados no exterior

b- “A necessidade de transcrição do casamento depende de quem foi o declarante do nascimento.

    Se foi o português, há menos de um ano, a paternidade portuguesa estará juridicamente

    estabelecida.”

 

3) E o óbito, exige que seja registrado, para atualização? 

 

Pelo que li nas consultas do fórum, imagino que devo pedir no Civil online, as duas certidões

referentes à transcrição e ao casamento. Seria isso? Nesse caso, como ficaria a questão do óbito?  



Muito grato pela ajuda, desde já !

Amadeu Duarte

Comentários

  • @duarte62

    Sou filho de pai e mãe portugueses que casaram-se no Brasil, tendo meu pai falecido há 3 anos. Tenho a certidão de nascimento original de ambos – nascimentos em 1933 e 1939 – e também a original de casamento.

    As certidões podem ser pedidas pelo civilonline.

    Cada uma custa 10 euros e vc pode tirar quantas cópias quiser.

    O pgto é por cartão habilitado para compras internacionais.

    E vc terá que transcrever o casamento, pois ambos eram portugueses, casados no BR*.

    Houve UM CASO de uma forista no tópico de netos em que a transcrição foi dispensada com ambos os avós portugueses e com o registro feito antes de 1 ano por um deles.

    Mas foi um caso. O fórum recomenda a transcrição no seu caso.

    ===

    1)Devido ao falecimento de meu pai, faria diferença montar o processo, a partir dos documentos de um deles ou não?

    O pai português falecido não atrapalha o processo.

    Quem deve estar com vida é o Requerente.

    Vc pode optar por qualquer um deles. Geralmente, o pai é escolhido ou a mãe, se ela t8ver sido a declarante do nascimento do filho.

    ===

    2) Respondido na 1a parte.

    ===

    3) E o óbito, exige que seja registrado, para atualização?

    O óbito não é exigido em processos de nacionalidade que tramitam em Portugal.

    Acho que foi tudo respondido.

    Abraços

  • @duarte62

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • @guimoss Olá! Boa noite! Como faço para saber se um casamento foi transcrito em Portugal? Essa informação sai também no assento de nascimento/batismo pedido pelo civil online ou eu teria que pedir especificamente a certidão de casamento transcrita?

  • @Romulo Graciano

    Se estiver transcrito, terá um averbamento ao final do assento, se a certidão for do civilonline.

    Custa 10 euros e o pgto é por cartão de crédito liberado para compras internacionais.

    Não sei se vc pode pedir um assento de casamento,mas vc pode verificar.

    Abraços

  • @guimoss obrigado pelos esclarecimentos!

  • @duarte62

    A sua msg não chegou até mim.

    Vc tem que fazer EXATAMENTE como te indiquei aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283675/#Comment_283675

    Abraços

  • @guimoss Olá

    Consegui  o assento de meu pai, e ele já está com os dois averbamentos: o de casamento e o de óbito.

    Porém, percebi que no averbamento de casamento, o nome de minha mãe está como Luisa e não como Luiza, como deveria ser. Pelo que li em uma postagem anterior, @Leticialele esclareceu que nessa grafia, Luiza= Luisa não haveria divergência a ser corrigida, certo?

    Irei precisar enviar o assento dela também, emitido pelo Civil online, ou não?

    E a transcrição recomendada- por já constar no averbamento da certidão do meu pai- ainda é necessária?

     

    Obrigado

  • @duarte62 , se o casamento está averbado na certidão do pai, não precisa transcrição do casamento, pois já foi feita!!

    Não precisa mandar o assento da mãe; Luiza = Luisa.

    Está tudo certo!

    Boa sorte!!

  • @guimoss@Leticialele Ok, muito obrigado!

  • @duarte62

    Boa sorte!

  • @guimoss @Leticialele

    Olá pessoal,

    Gostaria de uma ajuda final na conferência dos documentos necessários para envio a ACP, para evitar erros e tirar uma dúvida de última hora.

    Estou enviando:  

    - Formulário 1C assinado por autenticidade

    - Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada

    - Minha identidade autenticada e apostilada

    - Print do e-mail entrega do formulário

    - Cópia simples do assento de meu pai- informatizada

     

    Para:

    ACP

    R. Visconde de Setubal, 328    

    4200-498  Porto

    arquivocentral2irn.mj.pt     (3510) 225 573 840

     

    A dúvida final: lendo um tópico- reproduzido abaixo- fiquei em dúvida, se preciso enviar também a certidão de casamento portuguesa dos meus pais, embora já esteja averbado o casamento e o óbito no assento dele, assim como já estava transcrito o casamento e o óbito na do caso abaixo.


    16/10/21  Em 2015 foi feita a transcrição de casamento dos meus pais e transcrição do óbito do meu pai (brasileiro) via consulado. Preciso enviar algum documento referente a esse processo? Pode mandar cópia simples da certidão de casamento portuguesa. 

     

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda!

     

  • @duarte62 , a documentação está correta.

    Não precisa mandar a certidão de casamento portuguesa, se já aparece a averbação na certidão de nascimento de seu pai.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Obrigado por tudo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.