Dúvida- certidões

duarte62duarte62 Member
editado April 2022 em Processos de Atribuição

Bom dia pessoal,

Estou começando o processo e tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar, antes de prosseguir:

Sou filho de pai e mãe portugueses que casaram-se no Brasil, tendo meu pai falecido há 3 anos. Tenho a certidão de nascimento original de ambos – nascimentos em 1933 e 1939 – e também a original de casamento.

Dúvidas:

1)Devido ao falecimento de meu pai, faria diferença montar o processo, a partir dos     documentos de um deles ou não?

2)Sendo meu pai, o declarante e tendo feito o registro do nascimento há menos de 1 ano, é dispensada a transcrição do casamento?

A dúvida se deve, por ter encontrado 2 indicações:

a-“As transcrições de casamento são absolutamente necessárias quando:

    pai e mãe são portugueses, casados no exterior

b- “A necessidade de transcrição do casamento depende de quem foi o declarante do nascimento.

    Se foi o português, há menos de um ano, a paternidade portuguesa estará juridicamente

    estabelecida.”

 

3) E o óbito, exige que seja registrado, para atualização? 

 

Pelo que li nas consultas do fórum, imagino que devo pedir no Civil online, as duas certidões

referentes à transcrição e ao casamento. Seria isso? Nesse caso, como ficaria a questão do óbito?  



Muito grato pela ajuda, desde já !

Amadeu Duarte

Comentários

  • @duarte62

    Sou filho de pai e mãe portugueses que casaram-se no Brasil, tendo meu pai falecido há 3 anos. Tenho a certidão de nascimento original de ambos – nascimentos em 1933 e 1939 – e também a original de casamento.

    As certidões podem ser pedidas pelo civilonline.

    Cada uma custa 10 euros e vc pode tirar quantas cópias quiser.

    O pgto é por cartão habilitado para compras internacionais.

    E vc terá que transcrever o casamento, pois ambos eram portugueses, casados no BR*.