Dúvida- certidões
Bom dia pessoal,
Estou começando o processo e tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar, antes de prosseguir:
Sou filho de pai e mãe portugueses que casaram-se no Brasil, tendo meu pai falecido há 3 anos. Tenho a certidão de nascimento original de ambos – nascimentos em 1933 e 1939 – e também a original de casamento.
Dúvidas:
1)Devido ao falecimento de meu pai, faria diferença montar o processo, a partir dos documentos de um deles ou não?
2)Sendo meu pai, o declarante e tendo feito o registro do nascimento há menos de 1 ano, é dispensada a transcrição do casamento?
A dúvida se deve, por ter encontrado 2 indicações:
a-“As transcrições de casamento são absolutamente necessárias quando:
pai e mãe são portugueses, casados no exterior “
b- “A necessidade de transcrição do casamento depende de quem foi o declarante do nascimento.
Se foi o português, há menos de um ano, a paternidade portuguesa estará juridicamente
estabelecida.”
3) E o óbito, exige que seja registrado, para atualização?
Pelo que li nas consultas do fórum, imagino que devo pedir no Civil online, as duas certidões
referentes à transcrição e ao casamento. Seria isso? Nesse caso, como ficaria a questão do óbito?
Muito grato pela ajuda, desde já !
Amadeu Duarte
Comentários
@duarte62
Sou filho de pai e mãe portugueses que casaram-se no Brasil, tendo meu pai falecido há 3 anos. Tenho a certidão de nascimento original de ambos – nascimentos em 1933 e 1939 – e também a original de casamento.
As certidões podem ser pedidas pelo civilonline.
Cada uma custa 10 euros e vc pode tirar quantas cópias quiser.
O pgto é por cartão habilitado para compras internacionais.
E vc terá que transcrever o casamento, pois ambos eram portugueses, casados no BR*.
Houve UM CASO de uma forista no tópico de netos em que a transcrição foi dispensada com ambos os avós portugueses e com o registro feito antes de 1 ano por um deles.
Mas foi um caso. O fórum recomenda a transcrição no seu caso.
===