Pequenos erros na certidão + dúvida sobre casamento

Olá, estou começando a reunir os documentos pra dar entrada no processo da minha mãe, que é neta de portugueses, e surgiram algumas dúvidas. Na certidão do meu avô Aníbal a declarante foi a mãe (portuguesa). O nome dela no assento de batismo é Ana Maria e os pais Clemente Preto e Perpétua de Pera. Na certidão do meu avô Aníbal está escrito Anna Maria Preto, com dois N e a avó está Perpétua Pera, sem o "de". Isso precisa ser retificado ou é aceito assim mesmo?

Outra dúvida é que na certidão do meu avô consta somente o nome da mãe. Ele foi registrado no mesmo ano do nascimento. Ambos meus bisavós eram portugueses mas somente a mãe consta na certidão do meu avô. A gente tem quase certeza que eles num se casaram. Isso pode dar algum problema?

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Fcmo27

    Na certidão do meu avô Aníbal está escrito Anna Maria Preto, com dois N e a avó está Perpétua Pera, sem o "de". Isso precisa ser retificado ou é aceito assim mesmo?

    Letras repetidas e preposições não contam como divergências, para fins de nacionalidade.

    ===

    Outra dúvida é que na certidão do meu avô consta somente o nome da mãe. Ele foi registrado no mesmo ano do nascimento. Ambos meus bisavós eram portugueses mas somente a mãe consta na certidão do meu avô. A gente tem quase certeza que eles num se casaram. Isso pode dar algum problema?

    Na certidão de nascimento do avô, como está o estado civil dos pais, os seus bisavós?

    Se não mencionar casamento ou dizer que o seu avô era filho "natural" (filho de pais não casados) ou "ilegítimo" (filho com, ao menos, um dos pais casado com um terceiro), não deve haver problemas.

    Obs: As terminologias acima não são mais utilizadas. Então tem que perguntar ao cartório se elas irão aparecer na certidao em inteiro teor digitada, pois elas irão deterinar a existência ou não de um casamento.

    Se não aparecerem,vc terá que enviar a de IT Reprográfica, para evitar uma exigência, pedindo a transcrição de um casamento inexistente.

    Se mencionar que eram casados, vc terá que procurar a certidão em repositório ms brasileiros ou portugueses.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss Muito obrigada! Me ajudou muito!

  • @Fcmo27

    De nada!

    Se quiser, poste uma imagem dessa certidão de nascimento que alguém verifica pra vc.

    ===

    A sua marcação não apareceu para mim.

    Vc tem que fazer EXATAMENTE como te indiquei antes.

    Caso contrario, há o risco da sua dúvida se perder.

    Abraços

  • @guimoss Essa questão do casamento me deixou preocupada. Eu li em algumas postagens do fórum que precisa de algum documento que fixe o sobrenome dela na idade adulta porque o assento de batismo dela é de 1889 então o nome dela é só Ana Maria. É possível que ela tenha sido casada em Portugal com um homem de sobrenome Raimundo, com quem ela teve 3 filhos. Depois ela veio pro Brasil com meu bisavô de sobrenome Martins e teve meu avô Aníbal Preto Martins. O que a gente sabe é que ela nunca usou o sobrenome de nenhum dos dois. Na certidão de nascimento dos outros filhos dela o nome dela é sempre Ana Maria Preto. A questão é que se precisar enviar um documento pra fixar o sobrenome dela teria que ser a certidão de óbito e na certidão de óbito diz que ela era casada com meu bisavô Martins. Aí não sei se é melhor mandar a certidão de óbito pra fixar o sobrenome ou não.


  • @guimoss

    Acho que agora funcionou a marcação

  • @Fcmo27

    Posso estar enganado, mas me parece que essa certidão é a certidão de breve relato.

    E em que ano ela foi emitida? A depender do ano, é possível qhe as expressões que indiquem se houve o casamento nao apareçam.

    Esses termos só apareceriam em uma certidão de inteiro teor.

    A certidão recomendada é a de IT REPROGRÁFICA, para vc poder ler exatamente o que está no livro e/ou a de IT digitada, se a reprográfica estiver incompreensível.

    ===

    Vc tentou a busca no Familysearch por esse nascimento?

    Em São Paulo, os livros de 1929 em diante estão disponíveis para consulta online.

    Vá pelo número do livro e localidade.

    Marquei o @CarlosASP que é excelente nas buscas por certidões brasileiras no Fs.

    ===

    Sobre o seu caso, deixe-me recapitular:

    1) A portuguesa era casada com um português em Portugal e teve três filhos lá;

    2) O marido faleceu em PT, ela veio para o BR com o seu antepassado e teve um filho aqui no Brasil.

    O seu caso me parece com o da JULBRA ou até da FLAVIVA (pesquise na barra de buscas do fórum), mas um pouco diferente, pois todos os atos civis ocorreram em Portugal.

    Qual era a nacionalidade do seu bisavô (pai do seu avô)?

    Pode ser que o processo passe, mas para ter ctz é preciso uma linha cronológica dos fatos, detalhando cada evento por ano, ainda que estimado, para uma melhor resposta.

    Pode ser que vc precise enviar o 1° casamento, o óbito do primeiro marido e o 2° casamento, se ocorrido em PT, que podem ser pedidos no AD ou no civilonline, a depender do ano da emissão.

    Se vc deixar esses dados detalhados, alguém por aqui te ajuda na busca.

    ===

    Sobre o fixar do nome, no caso da JULBRA não foi preciso.

    Mas vc pode usar o passaporte português ou o bilhete de identidade português da sua bisavó.

    É só pedir para o AD uma Reprodução Narrativa e Certificada do mesmo.

    ===

    Mas eu deixaria esses documentos mencionados guardados em caso de exigência ou eu os enviaria junto do processo.

    Lembre-se de que se houver alguma outra divergência que só possa ser sanada por um assento português, vc terá que apostilar e seguir os trâmites do cartório que fará a retificação.

    Aí, cabe vc decidir o melhor caminho.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Eu estou providenciando a certidão de inteiro teor ainda. Então é melhor pedir as duas? Inteiro teor digitada e reprográfica?

    Não fiz a busca no Family search, vou ver se encontro mais informações lá.

    Meu bisavô também é português. Mas o primeiro marido da minha bisavó não morreu, ela simplesmente veio embora pro Brasil com meu bisavô e teve um filho aqui com ele. Eles vieram pro Brasil em 1924 e meu avô nasceu em 1932. Acho que minha bisavó não casou com meu bisavô porque talvez ela nunca se separou do primeiro marido, não sei se era possível se divorciar nessa época. Talvez seja por isso que não consta o nome do pai (meu bisavô) na certidão de nascimento do meu avô.

    Como eu encontro a identidade dela? Ela é da região de Vilar Seco, Vimioso, Bragança


    Vou pesquisar esses casos da JULBRA e FLAVIVA.

    Agradeço muito.

  • @guimoss

    Achei no FamilySearch, tá escrito que meu avô é filho ilegítimo. Não diz nada sobre o estado civil da minha bisavó. Ela foi a declarante e foi no mesmo ano do nascimento dele.

  • @Fcmo27 , se ela, a portuguesa, foi a declarante e ele era filho ilegitimo, nao ha casamento a transcrever.

    Basta mandar a certidao de nascimento dela (ou assento de batismo)

  • @guimoss

    @Leticialele

    Eu tenho o assento de batismo dela com certificação digital emitido pelo AD de Bragança, é suficiente esse documento?

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Fcmo27

    Como eu encontro a identidade dela? Ela é da região de Vilar Seco, Vimioso, Bragança.

    A identidade é mais difícil, mas o passaporte é mais fácil de encontrar.

    Vc sabe a data da entrada deles no Brasil? O passaporte português era emitido de 2 a 6 meses, antes da entrada, geralmente.

    O leque máximo de buscas é de 1923 a 1925, mas vc deve achar em 1924.

    Ou o passaporte se encontra no AD de Bragança ou no Porto (menos provável).

    Os livros de passaporte (1923-1926):

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1228249

    ===

    A @Leticialele está certa.

    A certidão está legível? Se estiver, eu recomendaria o envio da CERTIDÃO EM INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRÁFICA, já que essaa expressões podem não aparecer na versão digitada.

    Se estiver ilegível, mande uma de cada versão, se na digitada não aparecer o termo "ilegítimo".

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Fcmo27

    Geralmente, para pedidos de nacionalidade se usa a certificação analógica, ou seja, a assinatura manuscrita e com selo branco em alto relevo.

    Aqui no fórum, eu vi uma comunicação do Arquivo Regional da madeira (com fundamentação legal) dizendo que é aceito.

    Mas convém vc perguntar ao AD e à CRCENTRAIS se é possível usar o assento com essa certificação em processos de nacionalidade, bem como a fundamentação legal, caso caia em exigência.

    Se nao for, vc terá que pedir a Reprodução Narrativa e Certificada (em papel), conforme o guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Abraços

  • @Fcmo27 , sim, a certificação digital, feita pelo Arquivo Distrital, é aceita.

  • @Fcmo27

    Esse assento com certificação digital, vc recebeu por email ou baixou pela internet?

    Obrigado

  • @guimoss

    @Leticialele

    Eu falei errado a data que ela chegou no Brasil. Foi em 1926 que ela e meu bisavô chegaram.

    Sim, a certidão está legível.

    O assento com certificação digital eu recebi por email, fiz o pedido no site do AD de Bragança, paguei 15 euros.

  • @Fcmo27

    @Leticialele

    Obrigado pelas informações.

    O custo, burocracia e tempo vão diminuir bastante com isso.

    Abraços

  • @Fcmo27

    Bom dia,

    Na mensagem abaixo, vc informou que tinha uma Reprodução com certificação digital emitida pelo AD:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283895/#Comment_283895

    Vc poderia descrever o documento ou deixar uma imagem, tampando os dados privados (informações pessoais, dados do assento e código de acesso)?

    Esse assento tem um código de acesso, como as do civilonline têm?

    Eu e os demais foristas agradeceríamos muito, se vc pudesse fazer esse favor.

    Essa modalidade de certidão diminuiria tempo, custo e burocracia em todos os procedimentos exigidos por Portugal para conseguir a nacionalidade.

    Mas ainda há uma insegurança em relação ao seu uso, que eu gostaria de colocar em teste.

    Só queria ver um modelo desse tipo de assento.

    Agradeço desde já.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Fcmo27 @Leticialele

    Eu tive uma comunicação por parte do AD que o assento com certificação digital tem validade por 6 meses, mas a resposta ficou meio dúbia, por isso irei esclarecer.

    Eu sugiro que vc faça o mesmo com o AD de Bragança e pergunte sobre a validade desse tipo de certificação e, consequentemente, do assento.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.