Pequenos erros na certidão + dúvida sobre casamento

Olá, estou começando a reunir os documentos pra dar entrada no processo da minha mãe, que é neta de portugueses, e surgiram algumas dúvidas. Na certidão do meu avô Aníbal a declarante foi a mãe (portuguesa). O nome dela no assento de batismo é Ana Maria e os pais Clemente Preto e Perpétua de Pera. Na certidão do meu avô Aníbal está escrito Anna Maria Preto, com dois N e a avó está Perpétua Pera, sem o "de". Isso precisa ser retificado ou é aceito assim mesmo?

Outra dúvida é que na certidão do meu avô consta somente o nome da mãe. Ele foi registrado no mesmo ano do nascimento. Ambos meus bisavós eram portugueses mas somente a mãe consta na certidão do meu avô. A gente tem quase certeza que eles num se casaram. Isso pode dar algum problema?

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Fcmo27

    Na certidão do meu avô Aníbal está escrito Anna Maria Preto, com dois N e a avó está Perpétua Pera, sem o "de". Isso precisa ser retificado ou é aceito assim mesmo?

    Letras repetidas e preposições não contam como divergências, para fins de nacionalidade.

    ===

    Outra dúvida é que na certidão do meu avô consta somente o nome da mãe. Ele foi registrado no mesmo ano do nascimento. Ambos meus bisavós eram portugueses mas somente a mãe consta na certidão do meu avô. A gente tem quase certeza que eles num se casaram. Isso pode dar algum problema?

    Na certidão de nascimento do avô, como está o estado civil dos pais, os seus bisavós?

    Se não mencionar casamento ou dizer que o seu avô era filho "natural" (filho de pais não casados) ou "ilegítimo" (filho com, ao menos, um dos pais casado com um terceiro), não deve haver problemas.

    Obs: As terminologias acima não são mais utilizadas. Então tem que perguntar ao cartório se elas irão aparecer na certidao em inteiro teor digitada, pois elas irão deterinar a existência ou não de um casamento.