Me ajudem!

Pessoal meu avô já tem a cidadania Portuguesa por atribuição por ser filho de Português, agora meu pai esta querendo tirar a dele, mas estou perdido não sei quais documentos devo providenciar, por favor se possível alguém que saiba escreva ai pra mim, desde já muito obrigado!

Comentários

  • Douglas, de uma olhada no guia da ajuda, la tem TUDO oque vc precisa.
    Seu pai vai precisar :
    - xerox do RG autenticado e com selo branco (consulado)
    -Modelo 1C preenchido e com firma reconhecida no cartorio
    -certidão de nascimento INTEIRO TEOR

    OBS: Veja se o casamento do seu paiesta averbado, se não, vc vai ter que fazê-lo.

    VERIFICA quais os docs vc precisa do carimbo do Itamaraty ( desculpa, eu não lembro)
    Voce pode optar por fazer pelo consulado da região onde vc mora ou pela CRC em Lisboa ou ainda pelos Arquivos centrais do Porto.
    O valor, se ainda não mudou é de 175 euros, fora os selos consulares que custam em média 25.00 Reais.
    Se optar por fazer por Portugal, tem ainda o custo dos correios que varia. A média é 60.00 reais para envio de docs.
    Boa sorte !!!
  • eu moro no interior de São Paulo,  este selo branco se coloca somente no consulado? e não precisa da certidão do meu avô?
  • Sim so no consulado, ligue pra eles e pergunte se vc poderia enviar por correio. Seria interessante vc ver com a CRC, se eu não me engano vc vai precisar sim. Vc pode solicita-la diretamente na loja do cidadão (site), pagto com cartão internacional, é barato, cerca de 16 euros e chega em torno de 2 semanas. Verifique na guia da ajuda o email do senhor Mario (Arquivos centrasi do Porto), mande um email perguntando se é mesmo necesario a certidão do seu avô, pois se ele foi o declarante do nascimento do seu pai, acho que não precisa.
    Boa sorte.
  • Ele foi o declarante muito obrigado pela atenção, a comunidade esta de Parabéns!
  • Douglas,
    Morando em Sao Paulo é muito conveniente que voce faca tudo pelo consulado.
    No site www.consuladoportugalsp.org.br tem toda a informacao muito bem detalhada.
    A maior parte das coisas se fazem via correio o que facilita muito a vida de todo o mundo.
    Pelo consulado e tendo os documentos corretos, uma atribuicao pode sair em dois meses.
    Como eles integrados a um sistema eletronico de informacao é possivel que nao precisem a certidao de nascimento do portugues (seu avo), pois com os dados completos eles podem ver no sistema.
  • Muito Obrigado Denise vou fazer pelo consulado de São Paulo, já pedi a certidão de inteiro teor do meu pai quando ela chegar vou ver o que precisa fazer para enviar para o Itamaraty ou se tem que enviar outros documentos ao Itamaraty, pois neste caso enviaria todos de uma vez.
    Obrigado novamente!
  • Douglas,

                     lendo todos os seus posts, acredito que talvez para a atribuição de seu pai seria mais interessante solicitar através da CRC-Lisboa, uma vez que pelo consulado de SP será necessário atualizar o estado civil do seu avô. Veja aqui:

                     http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5212365953875693874 

  • nossa Obrigado Guilherme, apartir de agora vamos postar somente, no outro post que tem o titulo de Urgente, para concentrar as informações ok, muito obrigado pela dica me clareou a mente!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.