Mudança de nome (item 2 e 3 do quadro 2 do formulário 1C)

É possível mudar de nome dessa forma ou ter um nome diferente em cada país?


Estou apostilando o formulário da minha mãe, e sempre ignorei esse campo pq não levava a sério ou pensava que ia dar problema se botasse alguma coisa nesse campo que conflitasse com o nome original. mas conversando com uma amiga tem cidadania espanhola, ela falou que ela tem um nome no Brasil e outro na Espanha. O primeiro nome é o msm mas os sobrenomes são todos diferentes com exceção de um, mas até esse mudou completamente de posição.


eu pergunto isso pq há coisa de um ano atrás ou mais eu fui ao cartório onde fui registrado perguntar o que teria que fazer pra acrescentar meu sobrenome materno no meu nome. Minha mãe queria que meu nome fosse idêntico ao do meu pai, então não botou sobrenome dela. Meu nome sequer tem Júnior ou filho. É idêntico ao do meu pai, só muda uma letra. Só que eu nunca tive muito contato com a família do meu pai, nem sei onde eles estão, pq são de outros estados, enquanto que a família da minha mãe é como se é fosse filho das minhas tias. Somos muito próximos e a família é enorme. E todo mundo tem o sobrenome Pinto e eu não. Inclusive esse é o sobrenome português do meu ancestral português, então pensei em aproveitar essa oportunidade (depois que sair o assento da minha mãe e eu for fazer a minha atribuição) e acrescentar o meu Pinto que eu sempre quis. Não foi fácil ver todo mundo exibindo o Pinto e eu não ter um pra me orgulhar kkkkkkkk


mas falando sério, nessa vez que eu fui no cartório e perguntei como era o processo, a mulher me deu uma LISTA de órgãos que eu ia ter que juntar documentação “nada consta” pra provar que eu não tô trocando de nome pra fugir de alguma dívida ou crime, isso sem contar que ia custar uma graninha pq depois de juntar a documentação ainda tem que ir num juiz pra ele julgar se aceita a mudança ou não. Ou seja, uma trabalheira.


mas agora que já estamos nos preparando pra fazer a atribuição mesmo, acho que seria muito legal se já pudesse ser registrado lá com o nome que eu quero ter aqui quando eu tiver o saco/dinheiro pra enfrentar a burocracia toda aqui. Pelo menos eu não teria que enfrentar duas vezes


mas o que vocês acham? Alguém já fez isso antes? Será que posso arranjar um problema se o governo ou a lei de algum dos dois países quiser criar caso com isso? Como eu disse, minha amiga tem um nome em cada país. Aparentemente não é um problema. Alguém sabe se eu teria problema se fizesse isso tbm?

Comentários

  • @ArthurGuedes , se, entre seus ancestrais constar o apelido "Pinto", não terá problema ao acrescentar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.