Bisavô português

Olá pessoal,

Estou tentando entender como funcionaria para o caso de bisavô português já falecido. De documentos do português só o passaporte. O avô também já é falecido, porém temos todos os documentos. Como seria feito?

Obrigada!

Comentários

  • @Pietro , tem que encontrar o assento de batismo (ou a certidão de nascimento, se nasceu após 1911) do bisavô, documento fundamental para o processo.

    Do avô, vai precisar da certidão de nascimento inteiro teor, apostilada.

    Do requerente, a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • Letícia, qual o caminho para essa busca do documento?

  • @Pietro

    No passaporte português dele deve constar a data de nascimento, freguesia e concelho e distrito.

    Coma a Leticia disse, é crucial saber se nasceu antes ou depois de 1911.

    Olhe os posts fixos aqui e volte se tiver mais dúvidas:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

  • Sim, entendi.

    tenho a informação do ano ( foi antes de 1911) e o lugar que nasceu. Eu só não tô encontrando o lugar que consigo fazer a busca, tendo essas informações.

    nesse caso, como foi antes de 1911, eu preciso do assento de batismo e não da certidão de nascimento? É isso?

  • @Guilherme Moreira nesse site só tem a partir de 1911. Tem algum outro site?

  • @Pietro Coloque as informações do seu bisavô, para que possam te ajudar. Nome completo, filiação, nome dos avós, data de nascimento, freguesia, concelho e distrito.

    Sim, vc vai precisar o assento de batismo.

  • @Pietro

    Você está enganado, O tombo é exatamente onde se pode consultar os livros de batismo ANTES de 1911.

    tem que primeiro escolher o distrito, depois o concelho, a freguesia. Aí procura o livro de batismos para a data de nascimento. E começa a folhear a partir da data de nascimento até achar o batismo:

    https://tombo.pt/

  • Vou procurar melhor.

    estava lendo algumas discussões aqui fórum e fiquei um pouco confusa.

    se o bisavô português é falecido e o avô também (não adquiriu a nacionalidade portuguesa), o bisneto não irá conseguir, certo? Somente o pai, por naturalização, comprovando vínculo com Portugal. Estou certa?

  • caioreiscaioreis Member
    editado March 2022

    @Pietro Não, desde as alterações na lei, netos de portugueses podem adquirir a nacionalidade por atribuição, ou seja, o bisneto pode tirar a cidadania se o neto tirar primeiro. E se o requerente for nascido em um país lusófono, como o Brasil, não precisa comprovar nenhum vínculo afetivo com Portugal, pois nesse caso o vínculo é o conhecimento da língua portuguesa.

  • Entendi. Então primeiro o neto solicita com o formulário 1D e depois o bisneto com o 1C. Correto?

    não estou agora com o passaporte, mas vou pegar as informações para colocar aqui.

  • @Pietro Entendi. Então primeiro o neto solicita com o formulário 1D e depois o bisneto com o 1C. Correto?

    Exatamente!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.