Processo com briga em familia

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se ha como eu descobrir se o meu pai ja deu entrada no processo de cidadania dele? Quando eu ainda falava com ele, eu sei que ele ja tinha todos os documentos, mas nao sei se de fato deu entrada. Ele e neto de portugues, e eu, portanto, bisneto.

Obrigado

Comentários

  • @Bern

    Vixe! Se já tem mais de 3 anos que não se falam, ele pode já ter conseguido.

    Pode fazer um pedido do assento pelo nome e data de nascimento aproximada, pelo CivilOnline. Custa €10. Se estiver pronta, eles lhe mandam o assento por e-mail. É tudo o que você precisa para seguir com o seu processo, mais seus próprios documentos.

    Não posso recomendar que você se passe por ele para consultar por telefone pela Linha de Registos, confirmando os dados dele, porque seria ilegal. Entretanto, se você disser que ele é seu pai, e você só está verificando o status para ter uma previsão, eles podem lhe informar. Geralmente eles se negam, mas eu, com voz de homem, fiz algumas vezes para saber a situação do processo de minha mãe, e obtive sucesso em 80% das ligações. Se não dava certo, tentava novamente. Se você não mentir, não é ilegal. Não precisa dizer que não fala com ele, porque aí azeda a massa. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282577/#Comment_282577

  • BernBern Member

    @gandalf

    Muitissimo obrigado, era o direcionamento que eu precisava! Se ele realmente deu entrada, teria sido nos ultimos 6 meses, nao 3 anos, pois sei que ele nao tinha os documentos antes. Tentei gerar um pedido de assento sem efetuar o pagamento, a fim de saber se pelo menos me informam se o processo existe. Tentei ligar tb, mas a gravacao disse que estavam ocupados e que eu tentasse mais tarde.

    Mais uma vez, obrigado!

  • editado March 2022

    @Bern

    Tente ligar exatamente na hora que abre, porque as pessoas ainda estão de bom humor, e o atendimento se dá em 10 minutos. Passarinho que madruga bebe a água limpa.

    Às 09:10 já pulou pra 1h de espera, e depois que passa de 90 minutos, chega no limite da capacidade deles, vem essa gravação, e você tem que continuar tentando até achar uma brecha e esperar os 90 minutos.

    No momento pq a consulta online está fora do ar, está mais difícil conseguir falar.

    Mas se tem 6 meses, você não tem pressa. Quem sabe eles lhe dão por telefone o código de consulta online, e aí você fica sabendo na hora que ele conseguir a nacionalidade? Diga que seu pai tem dificuldade em buscar online, e vc está ajudando. E pra não mentir, de fato conte a ele quando fizerem as pazes.

    Por mais difícil que seja a situação, ele não deixa de ser seu pai. Faça um esforço extra. Se acerte com ele. Pense só nas lembranças boas, e diga isso a ele como ele foi e tem sido importante na sua vida. Esqueça das coisas que não importam. O que fica são as boas lembranças. Se estiver muito difícil, vá escrevendo as coisas que for lembrando. Sem queixas. Cada um é o que é, com defeitos e virtudes.

  • BernBern Member

    Rapaz, @gandalf, obrigado de novo pelas dicas quanto ao processo e as de vida tambem, voce parece ser uma pessoa extraordinaria. Tentarei seguir os seus conselhos. Tenha um excelente dia!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.