Ajuda para encontrar certidões
Bom dia, tudo bem?
Preciso de ajuda para dar entrada na minha cidadania (processo de neto).
Meu pai faleceu e não fez o processo de atribuição então creio que eu só vou conseguir
pelo processo de neto.
Meus avôs são português mas não tenho muitos documentos deles, só tenho a certidão de
óbito de ambos e a ID da minha avó.
Creio que da minha avó será mais fácil pedir o documento original dela pois vem dizendo
a naturalidade.
O do meu avô será um problema pois só tenho a certidão de óbito.
Eu não sei se eles se casaram aqui ou em Portugal, como meu pai já é falecido, não tenho
para quem fazer essas perguntas.
Vocês conseguem me ajudar a encontrar a certidão de nascimento deles e a de casamento?
Ou me instruir nesse processo?
Essa é minha última chance de conseguir a cidadania.
Quais documento eu vou precisar reunir para dar entrada nesse processo?
- José Manuel da Fonseca
Identificação: W18........ - RNE
Filiação:
Pai: Francisco Maria da Fonseca
Mãe: Leopoldina de Jesus Soares
Data de nascimento: 28/12/1923
- Esmeralda Clara Saraiva Fonseca
Identificação: W18........ - RNE
Filiação:
Pai: Jose Manuel Perpetuo
Mãe: Orminda de Jesus Saraiva
Naturalidade:
Freixeda do Torrão - Figueira de Castelo Rodrigo
Nascimento: 14/01/1934
Desde já agradeço a todos!
Comentários
@Brunopsdf
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GP3F-9X9W?i=38&cc=1932363
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95Y8-VHZ?i=18&cc=1932363
Como ambos vieram para o Brasil solteiros, Esmeralda inclusive com 12 anos, vai precisar solicitar as certidões de nascimento no civilonline.
Vai precisar encontrar o casamento no Brasil e fazer a transcrição desse casamento em Portugal.
@Guilherme Moreira
Muito obrigado por estar me ajudando, agradeço muito!
Como eu vou fazer pra pedir a certidão de nascimento do meu avô visto que eu não sei o local e a freguesia que ele nasceu? Tem algum jeito?
Vou começar a busca da certidão de casamento deles aqui no RJ então.
@Brunopsdf , ele nasceu em Figueira de Castelo Rodrigo, de acordo com o cartão de imigração que o @Guilherme Moreira encontrou para você.
No pedido dele, coloque Concelho e Freguesia - Figueira de Castelo Rodrigo, Distrito - Guarda. Em "Informações adicionais, diga que não tem certeza da Freguesia. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Para o pedido dela, você já tem Distrito - Guarda; Concelho - Figueira de Castelo Rodrigues; Freguesia - Freixeda do Torrão.
@Leticialele
Ta bom, vou fazer a solicitação.
O pior vai ser encontrar a certidão de casamento né?
@Brunopsdf
Quem sabe você dá sorte e eles mesmos fizeram a transcrição do casamento em PT pelo consulado?
Vai saber quando pedir os assentos, porque se foi transcrito terá uma averbação do casamento.
Como você terá o assento de nascimento dos dois portugueses, há alternativas caso não encontre a certidão de casamento, e este não estiver transcrito ainda. Mas o melhor é ter a transcrição feita. Então vamos trabalhar primeiro nessa direção.
@gandalf
Ta okay! Vou fazer isso então, vou pedir a 2 via da certidão de nascimento deles pelo civil online e aviso vocês.
Valeu muito pela ajuda!!!!!
@Brunopsdf
O que você pede pelo civilonline não é considerado "2a via". É o documento em si, em PDF.