Certidão de Nascimento de avó brasileira

Boa tarde, poderiam me ajudar? Estou tentando tirar a cidadania para o meu pai, para depois dar entrada na minha, porém o declarante do meu pai na certidão foi minha bisavó (portuguesa). Acontece que a minha avó (mãe do meu pai, ainda viva) foi casada com meu falecido avô português (pai do meu pai), eu e meu irmão já conseguimos todos os documentos necessários do nosso avô, porém da minha avó, não conseguimos achar a certidão de nascimento até o momento. Ela é pernambucana e meu avô português, eu já fiz a busca, pelo site do Registro Civil, por todos os cartórios de Pernambuco, e todos deram negativo para a certidão da minha avó. Como eles se casaram aqui no Rio de Janeiro, fui até o cartório que constava na certidão de casamento deles para tentar reaver a certidão de nascimento da minha avó (as certidões ficavam no cartório por determinado tempo após o casamento), chegando lá, recebi a notícia de que as certidões de nascimento eram incineradas após 10 anos, sendo assim, não havia qualquer registro da minha avó por lá. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar de alguma forma, pois não sei mais o que fazer. Abaixo os dados da minha família:


Nome da minha avó: Severina Bezerra de Vasconcelos

Data de nascimento: 18/12/1941

Estado em que nasceu: Pernambuco

Pai: Manoel Bezerra de Vasconcelos

Mãe: Maria Joaquina de Vasconcelos



Nome do meu avô: Francisco Pereira de Matos

Data de nascimento: 19/05/1936

Pai: Antônio Marques de Matos

Mãe: Rosa Marques Pereira

Comentários

  • Olá @Igorrr boa noite,


    Acredito que esta pode ser a sua avó. Encontrei no site do FamilySearch:

    Severina

    Data de Nascimento: 18 de dezembro de 1941

    Lugar do batismo: Gravatá, Pernambuco, Brasil

    Pai: Manoel Bezerra de Vasconcelos

    Mãe: Maria Joaquina

    Referência

    "Brasil, Pernambuco, Registros da Igreja Católica, 1762-2002," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9MX-3CBB?cc=2177293 : 31 January 2022), > image 1 of 1; Paróquias Católicas, Pernambuco (Catholic Church parishes, Pernambuco).

    Índices de Batismos 1935-1952 -- Batismos 1938-1947 


    Registro Nr 1405 ( no anexo )



  • Complementando com mais 2 arquivos:


    A página com informações sobre a filmagem e o termo de abertura do livro Nr 48, onde ela foi registrada



  • @Luis Carlos muito obrigado pelas informações e documentos, esses eu não tinha e não fazia ideia da existência, muito obrigado mesmo, mas você saberia me dizer se com esses documentos eu posso entrar em contato com o cartório que consta no documento para dar entrada na reconstrução da certidão de nascimento dela? Ou esses documentos serviriam para outra coisa?

  • @Igorrr , sim, os documentos são relativos ao livro em que se encontra registrado o batismo de sua avó!!

    Pertencem à Diocese de Caruaru, Paróquia de Senhora Sant'ana - Gravatá

    O livro é o número 48 (Arquidiocese de Olinda - Recife nº 48 Livro de Baptismos de Gravatá)

    O batismo tem o número 1405

  • @Igorrr

    Você já sabia que ela era de Gravatá?

    Caso negativo, eu entraria em contato direto com o cartório desse município para confirmar se realmente não há um registro de nascimento lá. Essas buscas feitas pelo estado todo podem ser falhas.

    Ao entrar em contato, perguntaria também se houve desmembramento do município e cartórios desde 1941.

    Com a enxurrada de desmembramentos e criação de novos municípios em todo o Brasil nas últimas décadas, o que era parte de Gravatá em 1941 pode ser hoje em dia um outro novo município separado. E nisso muitas vezes os registros acabam mudando de lugar para esses novos municípios.

  • Muito obrigado @Leticialele

  • @CarlosASP eu tentei achar essa certidão entrando com pedido em todos os cartórios de Pernambuco pelo registro civil, não sabia o local exato, muito obrigado

  • @Leticialele acho que essa pessoa não é minha avó, acho que está escrito Severino Rocha Vanderlei, apesar das datas coincidirem, mas obrigado mesmo assim

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado March 2022

    @Igorrr bom dia,

    Acho que você deve seguir a sugestão do CarlosASP. Entre em contato com o cartório RCPN de Gravatá. Imagino que este seja um bom primeiro contato:

    REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE GRAVATÁ

    Rua Padre Joaquim Cavalcanti, 294 – Centro – Gravatá/PE – CEP: 55641-150

    Segunda à Sexta - 9h às 15h – Sábados e domingos (Plantão de Óbito) – 08h às 12h

    Telefone: (81) 9.9483-6767/ (81) 99720.2232 - E-mail: contato@cartoriodegravata.com.br

    https://cartoriodegravata.wixsite.com/gravata


    Eu precisei da certidão do meu sogro que estava em uma cidade de Sergipe. Inicialmente disseram que não estava lá. Mas insistimos e acabaram encontrando. Se puder ligar, é melhor. Explique a situação e se for o caso informe que enviará os arquivos por email, uma vez que o batismo está "localizado", digamos assim. Ah, pode ser que eles não tenham experiência com cópias reprográficas ("foto do livro"). Se precisar do documento nesta modalidade, terá que detalhar isso para eles, que é para um processo de nacionalidade, analisado no exterior e etc.

    Vai dar certo. Boa sorte!

  • @Luis Carlos bom dia, acabei de entrar em contato por telefone, a atendente disse que só conseguiria me dar esse documento caso eu tivesse o número do livro e página, e me falou que não tendo essas informações, só entrando em contato por WhatsApp ou e-mail e pedir por uma busca, que é o que farei agora, obrigado!

  • @Luis Carlos muito obrigado novamente pela ajuda, como disse anteriormente, entrei em contato com o cartório e paguei pela busca, mas infelizmente não foi encontrada a certidão da minha avó, ainda não sei o que fazer

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.