É possível fazer transcrição de casamento com certidão batismo emitida após 1889 ?

Meu Bisavô Brasileiro não possui a certidão de nascimento. Ele possui a certidão de óbito e a de casamento. Tentei procurar por todo o entorno da cidade onde ele supostamente nasceu, no entanto nada encontrei.

Entrei em contato com a Diocese responsável pelos arquivos da região e encontrei a certidão de batismo de meu Bisavô. Gostaria de saber se eles aceitam esse documento para averbar o casamento de minha Bisavó, que é portuguesa, lá em Portugal.

Não sei mais pra onde correr com essa documentação, está se mostrando quase impossível demonstrar que meu bisavô existiu Juridicamente falando.

O processo de registro tardio está confuso, o pessoal do cartório diz que entrou com o procedimento no judiciario mas não me passaram nenhum número de processo para eu acompanhar. Isso está uma caixa preta.

Me enganei quando um colega falou que o processo não era tão difícil.

Comentários

• editado March 2022

@DanielLopes , mande a certidão de batismo apostilada e uma carta explicando que, como seu avô morava em cidade isolada no interior do Estado, onde não havia cartório àquela época, ele não possuía certidão do registro civil.

O processo não é difícil. O problema é que , no Brasil, não dão valor a documentos. Os Cartórios não cuidam dos registros antigos, que, muitas vezes, são até jogados no lixo, incinerados, etc!!

• Acha melhor perguntar antes por e-mail ou só enviar com a Certidão de Batismo ?

• @DanielLopes , não pergunte nada antes, mande a documentação.

• Os cartórios apostilam certidão de batismo, já que não é um doc "Oficial" ?

• @DanielLopes

apostilam sim

o da minha bisavó brasileira apostilaram. Mas tinha que ter o selo da igreja. E a firma reconhecida do pároco que assinou.

• ps. Foi em cartório de notas. Não o de pessoas naturais.

• @DanielLopes e @Leticialele bom dia.

Gostaria de verificar para qual conservatória será enviado esse processo com certidão de batismo?

Pergunto pois, como comentei hoje em outros tópicos, Ponta Delgada rejeitou a solicitação de transcrição de meus bisavós, com certidão de nascimento do meu biso brasileiro, emitida em 1900.

Tem alguma sugestão de conservatória? Vale a pena questionar Ponta Delgada?

Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.