ATRIBUIÇÃO PARA NETOS - Dúvidas ANTES do envio da documentação

@Leticialele

@gandalf

@guimoss

Caros!

Estou precisando de ajuda...

Na minha situação, a ascendência portuguesa (a partir do neto) é a seguinte:

Hermenegildo - avô português

Firmino - pai brasileiro

Olenyr - neto brasileiro

Darei entrada no processo do neto Olenyr (formulário 1D), na CRC Lisboa.

O Olenyr têm dois filhos (André e Fernando).

Tenho as seguintes dúvidas:

  • Posso dar entrada no processo de reconhecimento de filhos (para o André e Fernando -formulário 1C), enviando tudo junto (formulário 1D e formulários 1C) para CRC Lisboa, nesse momento?
  • Ou preciso esperar o reconhecimento da nacionalidade do Olenyr para DEPOIS dar entrada no reconhecimento dos filhos (André e Fernando)?
  • O Olenyr tem 85 anos (inclusive, vou encaminhar com Prova de Vida). A CRC Lisboa dá prioridade na tramitação devido à idade? 


«1

Comentários

  • Não pode fazer tudo de uma vez, tem que fazer a cidadania do neto primeiro.


    Tem costumado haver prioridade para essa idade sim, basta ver a planilha de netos.

  • @LILIA_ODT

    É como foi dito. Uma geração de cada vez.

    Primeiro do Olenyr como neto. Quando ele tiver nacionalidade, é que os filhos dele passam a ter direito a aplicar. A do Olenyr tem prioridade, mas ultimamente estão demorando quase igual aos outros que não têm, perto de 3 anos.

    Se nesse tempo o Olenyr vier a falecer antes da nacionalidade, o processo é indeferido e termina sumariamente.

    A nacionalidade dos filhos do Olenyr demoram 6 meses se forem feitas pelo ACP. Veja se o Olenyr foi declarante na certidão dos filhos, porque pode fazer isso em qualquer momento da vida. Se ele não tiver registrado os filhos na menoridade e não for casado, pode complicar a nacionalidade dos filhos. Mas nesse momento é fácil resolver.

  • @gandalf e @LeoSantos

    Obrigada pelos esclarecimentos.

    Uma coisa de cada vez, então.

    O Olenyr foi o declarante do nascimento dos filhos e é casado regularmente (ufa!!)

  • @LILIA_ODT

    Veja se o registro dos filhos do Olenyr foi feito antes de 1 ano de vida, sendo a mãe deles brasileira. Se for assim não precisa fazer a transcrição do casamento dele, e vai economizar tempo e €120.

    Concentre-se agora no processo do Olenyr. O regulamento de nacionalidade mudou, mas não afeta a ele, mas o modo de entrada do processo está mudando para digitalizado. Essas mudanças causam atrasos.

  • @gandalf

    Sim, os registros dos filhos do Olenyr foram feitos por ele, antes dos filhos terem um ano de vida!

    Farei a Declaração de Prova de Vida em cartório. Enviarei apostilada.

    A certidão de antecedentes criminais da PF (com a autenticação da certidão no verso) deverá ser apostilada?

  • @LILIA_ODT , não precisa apostilar a certidão de antecedentes criminais.

  • @Leticialele

    Obrigada pelo esclarecimento!

  • @gandalf

    @Leticialele

    A CRC Lisboa devolve os documentos enviados para o processo de Atribuição da Nacionalidade 1D?

    Preciso apostilar o requerimento 1D?

    Estou fazendo o check list para envio por DHL:

    • Certidão de nascimento do requerente (Olenyr) emitida por fotocópia do livro de registros de nascimento, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada;
    • Certidão de nascimento do progenitor (Firmino) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada.
    • Transcrição do Casamento do Hermenegildo - porque ele não foi o declarante do nascimento do Firmino
    • Certidão de nascimento ou assento de batismo do cidadão português (Hermenegildo) original, emitida pelo Arquivo Distrital (nascimento 1855).
    • Prova de Vida do Olenyr (por ser maior de 85 anos), realizada em Cartório, apostilada
    • Atestado de antecedentes criminais brasileiro (com autenticação da certidão no verso).
    • Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG) atualizada (providenciando o RG novo, pois o dele é de 2010)
    • Requerimento 1D preenchido e assinatura do Olenyr reconhecida por autenticidade


    Poderiam conferir se falta algo, por favor?

  • @LILIA_ODT , os documentos estão corretos.

    Não precisa apostilar o Formulário 1D, basta levar ao cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    obrigada!

    Sabe se a CRC Lisboa devolve os documentos enviados, ou não?

  • @LILIA_ODT

    Faltou só o pagamento por cartão de crédito, e a impressão do e-mail recebido com o form-1D personalizado, que vale como recibo. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

  • @gandalf

    Sim, a respeito do pagamento com cartão de crédito, isso é outro ponto que preciso resolver, pois o meu cartão (bandeira Visa) não está sendo aceito, embora esteja apto ao pagamento.

    Estou acompanhando o fórum a respeito.

    Mas irei resolver......

  • @LILIA_ODT

    Visa é o mais atualizado, e funciona em quase todos os bancos. Mas tem que ser pago pelo celular, com cartão virtual, ou com o app do banco aberto no celular. Uma última fase de confirmação no final vai por ele. Só o celular confirma as informações de geo-localização, reconhecimento facial, fingerprint, etc.

    Também precisa ligar no setor anti-fraude do banco, antes de fazer o pagamento, e pedir que liberem pra você. Ver se está liberado para internacional.

    Não precisa ser o seu cartão. Pode ser o cartão de qualquer pessoa, um parente, um amigo.

    O carta6o do NuBank tende a funcionar bem. No máximo precisa fazer um pagamento antecipado do cartão com o valor que quer gastar, mais IOF e mais um extra pequeno. Tipo o valor da taxa mais 10%, pagos antecipadamente, resolve a parada.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @LILIA_ODT

    E no campo "outros documentos", vc pode fazer menção a esse email, conforme a sugestão: EMAIL DE RECEÇÃO DO FORMULÁRIO 1D.

    Deixe ambos emails visíveis na impressão,isto é, do Requerente e Destinatário.

    Abraços

  • @gandalf

    @guimoss

    Valeu pelas dicas!!

    Vocês são maravilhosos!!!

  • @leticia ; @gandalf ; @guimoss

    Olá a todos!!

    Finalizando a documentação para dar entrada no pedido de reconhecimento de nacionalidade 1-D

    Após inúmeras tentativas, não consegui pagar através de cartão de crédito.

    Vou pedir para um amigo pagar pra mim, lá em Portugal.

    Estou precisando do link para pagamento via débito (MULTIBANCO).

    Voces teriam esse link, por favor?

  • @LILIA_ODT

    Vc usou um cartao físico com liberação para pagamentos internacionais ou um virtual de app?

    Esses são os modelos que geralmente funcionam.

    Esse tópico apresenta relatos de pessoas que usaram o cartão:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17068/pagamento-formulario-1c-com-cartao-de-credito-no-site-irn-esta-com-problemas/p1

    Vc tb pode pagar por Vale Postal. Se usar essa modalidade, tire duas cópias do original, envie uma com o processo e guarde a outra e o original com vc.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    tentei pelo cartão físico com liberação para pagamentos internacionais e também pelo virtual, através de app.

    Sem sucesso...

    @gandalf

    esse é o link que tenho, mas creio ser para pagamento com cartão de crédito... há algum outro link para pagamento via MULTIBANCO (DÉBITO)?

    Caso não, vou enviar esse mesmo!!

  • editado April 2022

    @LILIA_ODT

    Esse é o único link. É a plataforma de pagamentos do IRN, que aceita C.Crédito ou C.Débito.

    Pessoalmente no balcão faria diferença, porque pode pagar com C.Débito ou Dinheiro. Mas só o requerente ou seu procurador.

    TODOS conseguem, de uma forma ou de outra. Tem que ser pelo celular, ou pelo aplicativo do banco no celular com o app aberto. Há uma confirmação no final do pagamento, que só pode ser feita pelo celular. Faz parte do protocolo 3DS2 que é usado.

    Se tudo o mais falhar, pode pagar com NuBank, que sabidamente funciona. O cartão pode ser de qualquer pessoa, desde que preencha o campo de Requerente e o e-mail de forma correta para um e-mail que você acesse para receber o form e poder imprimir.

  • @LILIA_ODT

    Eu sugiro que vc leia o tópico da minha última msg, pois nele há os relatos de vários bancos.

    Se não conseguir, a melhor hipótese é o Vale Postal.

  • @guimoss

    Agradeço. Li os relatos de dificuldade de pagamento.

    É exatamente o que ocorre comigo.

    Está tudo certo com meu cartão, mas o pagamento não é efetivado.

    Já tentei cartão físico e também virtual. E nada!!

    Como mencionei, vou pedir a um conhecido pagar pra mim, lá em Portugal.


    @gandalf , certamente que dará certo... o mais difícil (achar TODA a documentação), já foi!!

    Isso é um mero contratempo que logo será sanado.

    Agradeço!!

  • editado April 2022

    Por favor, gostaria de inclusão na planilha conforme dados abaixo (fase 7 bolinha vermelha):

    Estado do Processo 42XXX/2019

    324 - Art 1D

    CRCentrais - Lisboa

    A. Eugênio STN

    [editado pela moderação]

  • @Eugenio

    Sugiro você editar a imagem e tirar o número completo do processo (tem uma hora para fazer isso depois de postar), Pois o foro é público/ qualquer um pode ver isso.

    Deixe o número apenas como 42XXX/2019

  • Por favor, gostaria de inclusão na planilha conforme dados abaixo (fase 7 bolinha vermelha):

    Processo 42XXX/2019

  • @Eugenio , eu editei seu post. Tirei a foto com seus dados pessoais.

  • Caros!

    @gandalf

    @Leticialele

    @guimoss

    Informo que hoje enviei aquela documentação listada acima, referente ao requerimento de reconhecimento da cidadania (formulário 1D), para CRC Lisboa.

    Organizei a parte do pagamento que havia comentado antes (pedi a um amigo pagar, em Portugal), juntei toda a documentação e enviei via DHL.

    Agora é aguardar...

    Quando enviarem o protocolo do processo, enviarei no Fórum para preenchimento da planilha.

    A cada etapa cumprida, venho aqui agradecer a ajuda e parabenizar o excelente trabalho de vocês todos.

    Um abraço!!

  • Olá pessoal

    se o neto que conseguir a nacionalidade portuguesa não for o declarante da certidão de nascimento dos filhos e nem for casado/nem nunca tiver sido com o pai dos filhos o que deve ser feito?

    minha mãe está com processo dela de nacionalidade portuguesa e a intenção é que os filhos consigam posteriormente, mas quem declarou nosso nascimento foi meu pai. o que devemos fazer?

  • @Clara Esperança , basta que ela mande uma declaração, assinada e com a firma reconhecida por autenticidade, dizendo, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não foi casada com o pai do Filho XXXXX. Tem que ter uma declaração para cada filho.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.