Carta sobre Cartão Cidadão disponível no Consulado
VictorZ
Member
Pessoal, tudo bem?
Queria tirar uma dúvida com aqueles que já tiraram Cartão Cidadão via consulado português de São Paulo.
Quando fui lá tirar o Cartão (Janeiro), fiz o processo e paguei para entrega em domicílio. Até perguntei se a retirada poderia ser feita lá no consulado mas eles disseram que somente por entrega. Cerca de 1 mês depois (Fevereiro) recebi uma carta que parece ter vindo de Portugal indicando que meu Cartão Cidadão já estava disponível no Consulado.
Essa carta é padrão, e agora devo esperar o consulado enviar o Cartão Cidadão pro meu endereço ou devo tentar ir lá retirar? Já faz mais de 1 mês que recebi essa carta e por isso fiquei na dúvida.
Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Eu estou com um problema parecido. Fui com a minha sogra em fevereiro para coleta de biometria para o CC, e não marcaram o RETORNO por causa da instabilidade do sistema, a atendente disse que deveríamos acompanhar o site. Recebemos a carta PIN dizendo que o CC está disponível em SP. De que maneira vão nos informar que podemos retirar o CC lá?
@VictorZ e @Carlos Klomann Neto
No site do Consulado diz que se você solicitou somente o Cartão Cidadão, deve aguardar a chegada do mesmo via Sedex. Se pediu CC + Passaporte, deve levar a carta PIN e os documentos para retirar o Cartão Cidadão e recolher a biometria para o passaporte.
Fonte: https://consuladoportugalsp.org.br/exposicao-escuta-a-procura-de-som/ (o endereço não tem nada a ver com o assunto, mas o aviso está lá)
André
Sim @teixeiranovais, desculpe, esqueci de citar que naquele dia pedimos também o passaporte URG. Aí já entra na segunda situação que necessita de uma segunda ida ao Consulado para retirar o CC e realizar a coleta de biometria para o passaporte.
O que tenho visto no forum é que quem se encaixa nessa situação, quando da primeira ida ao consulado o atendente marca no sistema já o retorno para cerca de dois meses depois. Só que no meu caso a atendente não marcou o retorno (por causa desses problemas do site) e disse para "acompanharmos o site", eu perguntei se precisaria agendar e ela disse que não e repetiu a frase "acompanhe o site".
Nós temos acessado diariamente a área do usuário (quando está disponível), mas não há qualquer mudança.
Eu também estou com esse problema , fui com as minhas filhas em março , pedi o cartão e o passaporte com urgência ,fiz o cartão cidadão e falaram que eu ia receber um email em 20 dias para retirar o cartão cidadão e fazer o passaporte . Nenhuma de nós recebemos esse email , não consigo contato no consulado e não sei como retirar nossos cartões e fazer os passaposrtes . Alguém conseguiu resolver esse problema ? Não sei o que fazer ...