Pergunta rápida sobre apostilamento

Alguns documentos precisam do apostilamento de Haia, como indicado no site do consulado português.

Pois bem, este apostilamento deve ser feito necessariamente no cartório que emitiu os documentos em questão? Ou é possível fazer o apostilamento em qualquer cartório habilitado?

Agradeço a quem se prestar a responder! \o/

Comentários

  • Pode ser feito em qualquer cartório. Aqui alguns documentos foram emitidos por um cartório que levaria 10 dias para apostilar, e fizemos em outro que estava com tudo pronto no dia seguinte.

  • @Mario_de_Sa

    Depende de onde vc mora, como o @guileite disse.

    Qual sei estado de residência? Tem alguns com um valor alto de apostila.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guileite Agradeço pela resposta!


    @guimoss Moro em SP na região de Campinas. Se tiver um cartório bom e relativamente barato pra me indicar, ficaria agradecido.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @Mario_de_Sa

    O recomendado é SC, RJ e DF.

    Em SC e DF, três apostilas equivalem a uma em SP.

    No Rio, equivale a duas.

    Aí, vc fatora o valor do sedex e vê qual fica mais barato.

    Nessa msg, eu dou mais detalhes:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278051/#Comment_278051

    Boa sorte!

  • @Mario_de_Sa

    Se vc fizer de varias certidões, vale bastante a pena.

    No minimo, são 3 documentos a serem apostilados. A certidão de nascimento do filho e do Requerente (se o processo for de neto) e a copia autenticada da identidade.

  • @guimoss Obrigado pela ajuda, abraços!

  • @Mario_de_Sa Também moro na região de Campinas. Fizemos no Segundo de registro civil, na Delfino Cintra. Normalmente fica pronto no dia seguinte, mas às vezes sai até no mesmo dia. Em relação ao valor acredito que seja por estado, então fazer em um ou outro cartório no mesmo estado não mudaria nada (mas é só uma suposição, e nem sempre a lógica se aplica nesses casos)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.