Cidadania Portuguesa

Minha bisavô é Portuguesa e meu pai quer tirar cidadania e posteriormente eu também. Como procedemos?

Meu pai se chama Clóvis Costa Matias.

Minha vó, Maria Carmem Costa.(Já falecida)

Por sua vez minha bisavó , Ana Vieira Costa.(Já falecida).

A única documentação que possuo é a certidão de casamento do meu pai.

Por gentileza, teria como me ajudar?

Desde já agradeço.



Comentários

  • @Taismatias , sabe o nome do bisavô?

  • editado March 2022

    @Taismatias

    Nesse caso, seu pai teria que tirar como neto. Tem que mandar o processo para Lisboa. Leva de 2 a 3 anos depois que chegar lá.

    Aqui vai a lista básica de documentos:

    Atribuição para Netos:

    1.   Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida a menos de um ano e devidamente apostilada;

    2.    Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e devidamente apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;

    3.    Certidão de nascimento ou assento de batismo do cidadão português.

    4.   Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos).

    5.   Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);

    6.    Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.

    7.    Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade .

    8. Pagar os emolumentos .


    Pode precisar de mais coisas dependendo do seu caso específico.

    Coloque suas dúvidas no tópico específico de netos. Já mencione coisas que vão afetar a documentação requerida:

    Sua bisavô era casada com português ou brasileiro? Onde se casaram?

    Quem declarou e quando o nascimento de sua avó? Vai ter que achar o nascimento dela para saber isso.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p380

    Depois de seu pai virar português, aí você faz o seu como filha - muito mais rápido, leva uns 6 meses.

    Se precisar de ajuda para achar documentos brasileiros:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-brasileiras

    e portugueses:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

  • @Leticialele Boa noite, meu pai não teve contato com meu bisavô, e lembra vagamente o nome dele como José Vieira.

    Todos moravam no Ceará.

  • @Leticialele Boa noite, meu pai não teve contato com meu bisavô, e lembra vagamente o nome dele como José Vieira.

    Todos moravam no Ceará.

  • @Leticialele Boa tarde!! Tenho alguma esperança tendo tão poucas informações??

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.