Entrega documentos diretamente em Portugal

Olá pessoal, 

Recentemente, através desse fórum, descobri que é possível que os documentos sejam entregues diretamente em Portugal, sendo numerados e recebendo a senha para acesso no momento da entrega.


Estou querendo viabilizar essa forma de entrega, visto que possuímos parentes em Portugal que fariam isso sem problemas.


Esse nosso parente entrou em contato com o IRN para entender o trâmite e foi informado que é necessária uma procuração para que ele possa fazer a entrega em nome de terceiros.

Mas aí surgiram várias dúvidas, sobre as quais gostaria de pedir ajuda.


A validação da procuração deve estar informada no preenchimento do formulário 1-D ou posso preenche-la sem procurador, e fazer tal procuração somente para entrega?


Caso seja somente para entrega, como proceder com essa procuração? Alguém sabe como deve ser feita?

Sei que pode ser feita em cartório, desde que receba apostila para validação em Portugal.


Acontece que os próprios cartórios não sabem exatamente o modelo que deverá ser seguido.

Entrei em contato com um e fui informado que há a procuração pública, que é lavrada em cartório e custa por volta de 150 em São Paulo.

Mas que há, também, a procuração particular, em que somente se reconhece a firma em cartório... E o modelo deve ser feito anteriormente pelo requerente.

Ambas teriam validade?


Qualquer informação que ajude nesse processo seria muito bem vinda!


Muito obrigado!

Comentários

  • @gandalf @Leticialele

    Desculpe incomodar, mas será que conseguem me ajudar nessa?

  • @gabrielbarrella ...

    Questão semelhante postada recentemente...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282175/#Comment_282175

    ...

    RESPOSTA...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282243/#Comment_282243

    ...

    Link do formulário abaixo...Veja na terceira página onde constam as orientações de preenchimento do formulário...:

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-333

    RESUMO...:

    Se quiser que alguém de entrada em seu processo por você...Terá que fazer o seguinte...(Se não me esqueci de nada...)...:

    A - Uma procuração específica para esse fim...

    B - Preencher o QUADRO TRÊS do formulário com os dados do procurador...

    C - O formulário será ASSINADO PELO PROCURADOR...!!!

    B - O PROCURADOR será a pessoa que terá acesso a consulta de seu processo...Não você...!!!

  • @Nilton Hessel

    Nilton, mas um dos grandes mistérios pra mim tem sido esse ítem A

    "Procuração específica para esse fim"


    Esse modelo existe por aí? Alguém já o fez? Como é o processo de elaboração dele em cartório?


    Essa parece ser a pergunta que não acho resposta, mesmo já tendo escrito para a própria CRCentral que se recusa a dar mais detalhes.

  • Vou deixar minha opinião sobre isso @gabrielbarrella ...

    Acredito que a dificuldade em encontrar referências sobre o tipo/modelo de procuração para esse fim não se trata de "Mistério"...É que...A meu ver...Como não há absolutamente nenhuma vantagem em entregar os documentos diretamente em um balcão de Nacionalidade em Portugal...(Principalmente se for preciso fazer uma procuração para isso...O que não é exatamente barato...)...Não existe muita informação sobre o assunto disponível aqui no Fórum...

    Se é tão importante para você dar entrada por procuração...Creio que vale consultar um advogado...Isso porque a procuração que você quer fazer terá a mesma finalidade daquelas que se tem que fazer quando é um advogado/assessoria que vai cuidar do processo para você...

    Se for isso mesmo que você quer...Procure no Fórum alguém que deu entrada no processo por advogados e peça por mensagem privada o favor de compartilharem o modelo de procuração que eles assinaram para terem seus processos iniciados por procuração...

    Ou pode tentar ver com a @Leticialele se ela tem algum modelo dessas procurações arquivadas no notebook dela...

    Boa sorte...!!!

  • @Nilton Hessel

    Acho que você está corretíssimo!

    Eu pensei que, por ter familiar em Lisboa, podia ser uma boa opção e que me pouparia 4 meses e aquela tensão de aguardar a bendita senha.

    Mas, como você coloca, é uma falsa vantagem. Os custos aumentam (lavrar procuração + apostilamento) e ficar preso a um terceiro nunca é a melhor opção. Perde-se um tanto de autonomia.

    Sendo assim, enviarei pelo Brasil mesmo, fazendo o padrão.


    De qualquer forma, seria interessante ter esse documento fácil por aqui caso alguém tenha necessidade e descubramos que não é um caminho assim difícil.


    Obrigado pela atenção e conselhos.

  • editado March 2022

    Achei o modelo!!

    As minutas e modelos de procuração encontram-se aqui:


    O documento específico é o último do link que segue:


    Acho que não irei fazer, mas deixo registrado para caso alguém, no futuro, desejar seguir por essa via.

  • @gabrielbarrella

    "...Eu pensei que, por ter familiar em Lisboa, podia ser uma boa opção e que me pouparia 4 meses e aquela tensão de aguardar a bendita senha..."

    Essa é uma questão recorrente por aqui desde que eu participo do Fórum...Rsss

    A meu ver é válida a sua iniciativa de deixar essas referências disponíveis aqui para o caso de algum colega decidir fazer por esse caminho...

    UMA NOTA MAIS...:

    @gabrielbarrella ... Sobre isso...:

    "...me pouparia 4 meses e aquela tensão de aguardar a bendita senha..."

    Vou aproveitar esse comentário seu como gancho para deixar essa nota abaixo...Não está endereçado a você especificamente...Mas ao Fórum de maneira geral...Pois a ansiedade das pessoas em receber a senha...Acompanhar esses processos...Bolinha 1 pra cá...Bolinha 2,5 pra lá...Me parece absolutamentedesnecessária. ..Chega a dar dó...


    Vamos lá...


    Alguns anos atrás participou aqui do Fórum uma Brasileira que vivia nos EUA...Muito inteligente...Ela era bem ativa no Fórum e trazia muita informação coerente e de qualidade sobre diferentes assuntos...

    Era possível perceber que ela...Assim como eu...Tinha uma família numerosa...Sendo muitos deles descendentes de Portugueses com direito á Nacionalidade Portuguesa...E...Assim como eu...Era possível perceber que ela ajudava esses familiares na montagem de seus processos...

    Tem uma frase dela que eu não me recordo textualmente...Mas a ideia ficou gravada em minha memória "Para Sempre"...

    Percebendo a ansiedade das pessoas em relação ao andamento de seus processos...Ansiedade tamanha que em muitos casos parecia demonstrar algum tipo de distúrbio...

    Ela um dia escreveu aqui que a única preocupação que ela tinha depois de ter despachado o envelope com os documentos para Portugal era ter a certeza que esse envelope tinha sido entregue na Conservatória escolhida como destinatária dos documentos...

    Depois disso...Escreveu ela...Só tomava conhecimento do processo quando chegava alguma correspondência de Portugal...Fosse a Certidão de Nascimento Portuguesa...Fosse uma Notificação de Exigência...

    Lembrando que nessa época não existia a página de consulta On Line que temos hoje...

    Bem...Até onde eu sei ela conseguiu concluir sem problemas todos os processos de seus familiares...

    Minha opinião é que essa mulher foi uma das pessoas mais inteligentes e esclarecidas que passaram por esse Fórum...

    Muita Sorte a todos...!!!

  • @gabrielbarrella O modelo C1 deve ser assinada pelo meu procurador na conservatória???

    Eu ia assinar, reconhecer e apostilar.

    Não devo fazer?

  • @marcerloredol ...

    Se o processo for feito por procuração...Não só a assinatura...Mas também alguns campos do formulário devem ser preenchidos de acordo com essa opção...

  • Alguém sabe me informar se consigo dar entrada no meu processo de nacionalidade como filha de português e já aproveitar e dar entrada dos meu filhos como netos?

    eu sei que atribuição p netos é demorada, mas como não tenho urgência gostaria de aproveitar a ida dos meus pais á Portugal e fazer tudo de uma vez.

  • @Nilton Hessel

    Valiosas dicas!

    Acho que esse tem que ser o pensamento mesmo, lidar de uma forma mais leve.

    Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.