Sobrenome diferente na certidão de batismo e documentos brasileiros

Olá. Consta na certidão de batismo portuguesa de minha avó, que veio para o Brasil com 5 anos, o nome de Margarida Rosa , sem ter o sobrenome ,Souza, do pai. Quando casou, passou a se chamar Margarida de Souza Oliveira. Inclusive em todos os documentos tirados no Brasil, não aparece o Rosa. Como poderei dar entrada em minha nacionalidade, e comprovar que são dados referentes a mesma pessoa?Inclusive terei que transcrever o casamento, porque meu avô é brasileiro. Obrigada

Comentários

  • @valeriaf

    Olá. Consta na certidão de batismo portuguesa de minha avó, que veio para o Brasil com 5 anos, o nome de Margarida Rosa , sem ter o sobrenome ,Souza, do pai.

    Isso era comum em assentos de batismo. O sobrenome familiar só era adotado no 1° ato da vida adulta, como o passaporte ou o casamento.

    Vc tem esse passaporte da vinda dela para o BR?

    Quem veio com ela e é mencionado no passaporte?

    Tem uma forista que tem um problema semelhante com o seu e deu problema com o Consulado de MG.

    ===

    Como poderei dar entrada em minha nacionalidade, e comprovar que são dados referentes a mesma pessoa?

    Se vc tiver esse passaporte português ou alguma lista de passageiros ou vapores brasileiros, essa divergência pode ser suprida.

    Se os docs forem brasikeiros, eu autenticaria e apostilaria.

    Se for o passaporte português eu pediria uma Reprodução Narrativa e Certificada no AD.

    ===

    Inclusive terei que transcrever o casamento, porque meu avô é brasileiro.

    Se o avô é brasileiro, é possível que vc não tenha que transcrever o casamento.

    Quem foi a pessoa que declarou o nascimento do filho?

    Quando foi feito o registro?

    Se foi a portuguesa, o registro feito antes do flho ter 1 ano, se o casamento ocorreu no BR, a transcrição é dispensada.

    ===

    Já no processo de transcrição, vc pode enviar o passaporte ou alguns dos docs mencionados acima, do jeito que eu mencionei.

    Se vc conseguir fazer, o problema estará resolvido.

    ===

    Se não precisar fazer a transcrição, eu tb enviaria o passaporte ou alguma lista acima no processo para justificar o nome composto, como dito antes.

    Abraços

  • @guimoss Vc tem esse passaporte da vinda dela para o BR?

    R: Encontrei uma indicação pelo CEPESE, onde localizaram minha avó e sua mãe sendo sua responsável. Inclusive, o nome de minha bisavó, Delfina de Jesus, também não tem o SOUZA do marido. Só asendo incluidos nos documentos brasileiros. No Cepese, encontrei a indicação da minha bisavó sendo responsável pelos meus tios. Foi quando tive certeza que era minha família.Só preciso comprovar.

    Vou fazer o pedido dos dados oficiais do passaporte de minha avó.

    Quem veio com ela e é mencionado no passaporte?

    R: Sim, como mencionado acima, Delfina de Jesus(sem o Souza do marido).


    inclusive terei que transcrever o casamento, porque meu avô é brasileiro.

    Se o avô é brasileiro, é possível que vc não tenha que transcrever o casamento.

    Quem foi a pessoa que declarou o nascimento do filho?

    R: Sim meu avô era brasileiro. Casou com a minha avó portuguesa no Brasil e fez o registro do meu pai na semana seguinte ao seu nascimento.

    TEREI QUE TRANSCREVER O CASAMENTO ?

    OBRIGADA

  • @valeriaf

    Encontrei uma indicação pelo CEPESE, onde localizaram minha avó e sua mãe sendo sua responsável. Inclusive, o nome de minha bisavó, Delfina de Jesus, também não tem o SOUZA do marido.

    Como não tem o Sousa (provável grafia em PT), eu sugiro a busca pelo o casamento dela com o bisavô, de onde vc imagina que veio o Sousa (no passaporte deve ter a idade dela e a data de emissão. Busque dela para trás) ou o batismo da Delfina, caso o Sousa tenha vindo dos pais ou avós dela.

    ===

    Sim meu avô era brasileiro. Casou com a minha avó portuguesa no Brasil e fez o registro do meu pai na semana seguinte ao seu nascimento.

    Se o avô brasileiro foi o declarante, a transcrição é obrigatória.

    Vc precisará do batismo da avó (rep. Narrativa e Certificada), certidão de nascimento do avô em inteiro teor digitada e apostilada e o casamento em IT digitada e apostilada.

    Como vc é a neta, tera que mandar uma certidão de nascimento sua para comprovar o parentesco. Eu pediria a de IT Reprográfica e apostilada.

    Se vc residir no Rio ou SP, eles devolvem os docs e vc pode reutilizá-los na Atribuição.

    Em qual Estado vc mora?

    ===

    Como o seu caso é diferente,eu sugiro vc mandar um email para a CRC de Alcobaça, pois a transcrição é rápida e eles avaliam os docs para vc.

    Olhe essa msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281580/#Comment_281580

    A pessoa está em uma situação parecida com a sua. Lá tem as informações de ALCOBAÇA (OBS4).

    Boa Sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.