[Certidão de Nascimento] - Maria Alice Ferreira Santos

Olá pessoal!! Como estão?

Sou o Leo!

Venho aqui muito respeitosamente pedir uma grande ajuda a vocês experts!

Estou buscando pela certidão de nascimento de minha mãe Maria Alice Ferreira Santos, neta de português.

Já possuo em mãos, a certidão de batismo do Bisavô, inteiro teor, Certidão de nascimento do Avô, Inteiro Teor, e casamento da mamãe Inteiro Teor.

O que está faltando é somente a Certidão de Nascimento da mamacita, que não consigo encontrar de forma alguma, nem na certidão de casamento (inteiro teor) dela possui informações adicionais com dados do nascimento :(

Alguém consegue me ajudar por favor? Os dados dela são:

Quando solteira, assinava: Maria Alice Ferreira Santos, filha legítima de Álvaro Joaquim dos Santos e Nilza Ferreira Santos.

Maria Alice nasceu em 10/06/1940 na cidade do Rio de Janeiro, casou-se em 22/12/1959 com Sergio Valladares Fonseca, após o casamento assina como Maria Alice Santos Fonseca, o casamento aconteceu no dia 23/12/1959 na Capela de São Pedro de Alcantara, na Urca.

Álvaro Joaquim dos Santos e Nilza Ferreira Santos casaram-se no 3o RCPN do RJ em 29/06/1939, suspeito que a certidão de nascimento dela possa estar aqui (?).


Qualquer ajuda já ajuda demaaaaais!! Obrigado !! <3

Comentários

  • @lmcm

    Maria Alice tem irmãos? Quais os nomes? Sabe onde e quando foram registrados?

    Isso pode dar uma pista de onde ela foi registrada.

    No casamento de Alvaro e Nilza em 1939, dá para ver o nome da freguesia (Santana, São José, etc) no alto da certidão?

    Com isso, se quiser, pode folhear no Arquivo Nacional os "livros talão de nascimento" dessa freguesia a partir de 10/06/1940. É um PDF com imagens de cada certidão de nascimento em ordem cronológica. Tem umas 200 imagens em cada livro, Mas está dividido pelo nome da freguesia e o 3RCPN atual abrange várias freguesias antigas. O site é meio lento e dá erros de carregar; tem que ficar insistindo até baixar cada PDF de livro. Melhor fazer em PC do que celular.

    Existe uma indexação (não perfeita) desses nascimentos que se pode buscar através do link abaixo (em Pesquisa Livre); tentei tanto pelo nome de Maria Alice como dos pais, mas não achei:

    http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php

  • @lmcm

    Acabei achando o óbito de um irmão de Maria Alice que nasceu natimorto em 1945. Como no óbito havia a indicação do registro de nascimento, achei esse também. Ambos registrados na 5a circunscrição, atual 5RCPN. Pode ser o local onde Maria Alice foi registrada em 1940. Sei que é um irmão de Maria Alice pois no nascimento consta o nome dos avós, que batem com o que consta no casamento dos pais achado pela Leticia.

    Óbito:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6947-DS6?i=141&cc=1582573

    Nascimento:


    Há uma árvore genealógica incompleta da família no Family Search (que é de uso grátis). Eu faria 2 coisas:

    1. contatar as pessoas que puseram informações lá; podem te dar mais pistas
    2. completar a árvore com o máximo de informações possíveis que já tem de todos os parentes que souber, inclusive anexando esses documentos que eu e leticia achamos. Quanto mais informação e parentes melhor, pois o sistema vai tentar achar mais conexões com outras possíveis árvores e documentos a serem anexadas. Numa dessas, aparece uma pista fundamental

    Aqui a tal árvore:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GHGD-T31

    Com isso, você tem 2 cartórios com eventos da família: o casamento dos pais em 1939 no atual 3RCPN e o registro de nascimento e óbito de um irmão em 1945 no atual 5RCPN.

    Finalmente, no RG (identidade) de sua mãe, qual o documento de origem que ela usou para tirar? A certidão de casamento ou nascimento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.