Certidao de nascimento

Uma Duvida.

Meu avo nasceu em 1894.

nessa epoca existia registro em cartorio ou apenas registro na igreja?


Uma outra duvida.

E comum ter criancas de mae solteira no batismo e a crianca ser registrada depois?


Meu avo portugues, na certidao de casamento dele em 1931 fala o nome do pai e da mae.

PPorem uma pessoa falou que encontrou o registro dele, que ele era filho de mae solteira.

Alguem sabe como isso funciona ? o registro do pai no documento do filho se no batismo nao tenha.

Comentários

  • @arondias

    A pessoa nasceu no Brasil ou em Portugal?

    Se foi Portugal, só existirá assento de batismo. Busque no Arquivo Distrital da região onde ele nasceu. O registro civil só começou em 1911.

    Se foi no Brasil, a resposta é mais complicada e vai depender da localidade (onde ele nasceu?). A lei do registro civil no Brasil é de 1888, com início de implantação no ano seguinte. Mas a implantação não foi de maneira uniforme em todos os cantos do imenso país. Em cidades pequenas, áreas rurais etc, muita gente não registrava os filhos civilmente até bem depois. Uma outra lei dos anos 1930 apertou a exigência, mas mesmo assim ainda existem casos de registros civis serem feito muitos anos após o nascimento.

    Sobre a segunda parte. Muita coisa pode acontecer entre o batismo e o casamento como adulto. Por exemplo, os pais podem ter se casado depois do batismo ou o pai simplesmente resolveu reconhecer o filho.

    Também sempre há a possibilidade do português ter dado os nomes dos pais em 1931 mesmo sem ter um documento que provasse isso. Ainda havia muita coisa feita na base da "declaração oral" e nisso passavam muitas inconsistências.

    Você pode ir no cartório onde o casamento ocorreu e pedir o desarquivamento da habilitação do casamento. Isso vai lhe mostrar os documentos usados pelos noivos para casar e de onde vem o nome do pai. Note que no estado do Rio de Janeiro muitas dessas habilitações foram destruídas, mas na maioria do resto do país se consegue sim o desarquivamento.

    Se quiser, coloque links para os documentos que achou ou os nomes e datas; o pessoal do fórum é muito bom em achar e analisar esses documentos para ver possíveis inconsistências que talvez precisem ser sanadas para evitar cair em exigência.

  • Obrigado,

    Essa Pessoa Chamada Manoel Dias Nasceu em Portugal e veio para o Brasil jovem.

    Por agora apenas tenho a certidao de casamento dele que tenho certeza que e dele.


    E o Family search encontrou um registro de imigracao que possivelmente possa ser dele, mas nao sei.

    Se alguem conseguir me ajudar.


    Talvez eu nao estou conseguindo encontrar pois no registro de batismo pode estar apenas com o nome da mae. mas nao sei como fazer essa pesquisa.

  • @arondias

    O verso do cartão de imigração diz que a pessoa desembarcou em Santos em 1910. Pode tentar ver se acha algo nas listas de desembarque.

    Os livros de batismo em Portugal (o caso do seu antepassado de 1894) são organizados por freguesia (que são parte de concelhos, que por sua vez são parte de distritos). Precisa achar isso para localizar o batismo. No mínimo o concelho, pois aí você poderia ir no braço buscando o batismo em todas as freguesias desse concelho.

    Outra coisa. Já pediu no cartório o desarquivamento da habilitação do casamento dele no Brasil? Com isso vai saber que documentos ele apresentou para casar - e aí pode constar a freguesia.

    E notei que na árvore dele no FS aparece um casamento anterior. Isto está correto? Se for outro casamento no Brasil, tente achar e é mais um lugar para pedir a habilitação do casamento; mais uma chance de achar a freguesia de origem.

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/L8HR-3J5

    Há um tópico específico para ajuda para encontrar certidões portuguesas. Talvez colocando todos os dados que já tem num post bem explicado lá, alguém consiga achar algo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

  • Ola Carlos,


    Eu solicitei a Habilitacao dele e fala que os pais eram de lisboa.

    E o nome da mae dele esta diferente.

    cada vez mais que tento procurar mais confuso fico.


    Tentei falar com o arquivo nacional, porem parecem que estao em manutencao o predio e o pessoal nao esta trabalhando.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.