[Ajuda] Encontrar o assento de nascimento Português.
wneto
Member
Prezados,
Espero que todos estejam bem!
Estou a procura do local de nascimento do meu Bisavô - Gaspar Coelho
Conforme as minha pesquisas
- Gaspar Coelho - Nasceu em Portugal em 1886
- Seus pais são: Jose Coelho e Maria Rosa de Jesus
- Há divergências quanto as regiões de Aveiro ou Porto
- Conforme o registro que encontrei do casamento deles (em anexo), ele provavelmente entrou no Brasil pelo Recife, pois ele casou com a minha bisavó pernambucana. Seu nome de solteira: Maria do Carmo Ramos Paiva, Nascida em 1900 em Pernambuco.
- Posteriormente eles foram para o Rio Grande do Sul, em especifico a Cidade de Rio Grande, onde ocorreu o nascimento do meu avô Wilson Coelho e alguns de seus irmãos.
- Não sei exatamente a data em que ele chegou ao Brasil ou foi para o Rio Grande do Sul, porém a um registro de batismo do seu filho mais velho na cidade de Rio Grande em 1919.
- Seu registro de casamento apenas foi efetuado em 1952
Gostaria de pelo menos um norte a seguir para encontrar o local de nascimento do meu bisavô e posteriormente juntar a comprovação de seu nascimento em Portugal, para eu dar entrada na documentação de cidadania do meu pai.
Agradeço desde já
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pessoal, retificando algumas informações
Ele nasceu em Aveiro dia 19/04/1885
@wneto
Vc tentou buscar a habilitação do casamento acima?
===
Vc tb pode pesquisar por um casamento religioso na Cúria ou em Arquivos Estaduais ou Municipais.
===
Como a naturalidade está Aveiro, isso pode significar o Concelho ou Freguesia de Aveiro. Busque por lá:
Os links:
1) Concelho:
https://tombo.pt/m/avr
2) Freguesia (não há uma freguesia de Aveiro, mas o Concelho de Aveiro tem como Orago SANTA JOANA, mesmo nome de uma Freguesia desse Concelho.
Infelizmente, os livros dela não estão online.
Boa sorte!
Solicitei uma certidão de inteiro teor da certidão de casamento dele, espero que tenha alguma informação sobre o concelho ou freguesia
@wneto
A certidão de inteiro teor só vai mostrar o mesmo que está na imagem que você postou, pois é só isso que consta no livro de casamento.
O que o guimoss sugeriu é você pedir ao cartório onde eles casaram para desarquivar a habilitação de documento. É uma espécie de processo onde os nubentes tinham que mostrar os documentos que comprovavam estar aptos para casar. Nisso pode aparecer que certidão de nascimento o noivo mostrou e aí pode ter a freguesia e concelho.
Pode ser que em Pernambuco eles tenham mantido essas habilitações no cartório; fale diretamente com eles e insista. Se fosse no estado do Rio de Janeiro as chances seriam pequenas pois esse estado permitiu que os cartórios queimasse tudo isso sem microfilmar antes.
@wneto
É como o Carlos disse.
Repare que tb mencionei hipóteses de busca dentro do AD de Aveiro.
Informe o nome do português, dos pais e a possível data de nascimento e faça um pedido de Reprodução (como disse acima) ou uma busca.
A busca pode ser paga.
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços