[Ajuda] Encontrar o assento de nascimento Português.

Prezados,

Espero que todos estejam bem!

Estou a procura do local de nascimento do meu Bisavô - Gaspar Coelho

Conforme as minha pesquisas

  • Gaspar Coelho - Nasceu em Portugal em 1886
  • Seus pais são: Jose Coelho e Maria Rosa de Jesus
  • Há divergências quanto as regiões de Aveiro ou Porto
  • Conforme o registro que encontrei do casamento deles (em anexo), ele provavelmente entrou no Brasil pelo Recife, pois ele casou com a minha bisavó pernambucana. Seu nome de solteira: Maria do Carmo Ramos Paiva, Nascida em 1900 em Pernambuco.
  • Posteriormente eles foram para o Rio Grande do Sul, em especifico a Cidade de Rio Grande, onde ocorreu o nascimento do meu avô Wilson Coelho e alguns de seus irmãos.
  • Não sei exatamente a data em que ele chegou ao Brasil ou foi para o Rio Grande do Sul, porém a um registro de batismo do seu filho mais velho na cidade de Rio Grande em 1919.
  • Seu registro de casamento apenas foi efetuado em 1952

Gostaria de pelo menos um norte a seguir para encontrar o local de nascimento do meu bisavô e posteriormente juntar a comprovação de seu nascimento em Portugal, para eu dar entrada na documentação de cidadania do meu pai.

Agradeço desde já

Comentários

  • wnetowneto Member

    Pessoal, retificando algumas informações

    Ele nasceu em Aveiro dia 19/04/1885



  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @wneto

    Vc tentou buscar a habilitação do casamento acima?

    ===

    Vc tb pode pesquisar por um casamento religioso na Cúria ou em Arquivos Estaduais ou Municipais.

    ===

    Como a naturalidade está Aveiro, isso pode significar o Concelho ou Freguesia de Aveiro. Busque por lá:

    Os links:

    1) Concelho:

    https://tombo.pt/m/avr

    2) Freguesia (não há uma freguesia de Aveiro, mas o Concelho de Aveiro tem como Orago SANTA JOANA, mesmo nome de uma Freguesia desse Concelho.

    Infelizmente, os livros dela não estão online.

    Boa sorte!

  • wnetowneto Member

    Solicitei uma certidão de inteiro teor da certidão de casamento dele, espero que tenha alguma informação sobre o concelho ou freguesia

  • @wneto

    A certidão de inteiro teor só vai mostrar o mesmo que está na imagem que você postou, pois é só isso que consta no livro de casamento.

    O que o guimoss sugeriu é você pedir ao cartório onde eles casaram para desarquivar a habilitação de documento. É uma espécie de processo onde os nubentes tinham que mostrar os documentos que comprovavam estar aptos para casar. Nisso pode aparecer que certidão de nascimento o noivo mostrou e aí pode ter a freguesia e concelho.

    Pode ser que em Pernambuco eles tenham mantido essas habilitações no cartório; fale diretamente com eles e insista. Se fosse no estado do Rio de Janeiro as chances seriam pequenas pois esse estado permitiu que os cartórios queimasse tudo isso sem microfilmar antes.

  • @wneto

    É como o Carlos disse.

    Repare que tb mencionei hipóteses de busca dentro do AD de Aveiro.

    Informe o nome do português, dos pais e a possível data de nascimento e faça um pedido de Reprodução (como disse acima) ou uma busca.

    A busca pode ser paga.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.