É possivel tirar cidadania de falecido ?

O caso é de um pai que tem direito porém já faleceu para que assim o filho possa fazer o 1C do pai e do filho ao invés do 1D (que é o processo mais demorado). Me perdoem se for uma duvida besta mas é que é uma possibilidade. Muito obrigado desde já!

Comentários

  • No caso o portugues nasceu em 1933 no concelho de Celorica da Beira freguesia de minhocal. O arquivo distrital referente é o da Guarda ou o de Viseu que é capital administrativa ? Frederico Furtado folha 128 nº255, ano 1933. nasc 07/06/1933

  • editado March 2022

    @joaopaulo , não é possível. A cidadania só é concedida em vida, pois tem que haver a manifestação inequívoca de vontade da pessoa a requerer.

  • @Joaopcaro

    Freguesia-Minhocal

    Concelho-Celorico da Beira

    Distrito-Guarda

    Com as informações que você tem (Acho até que tem a certidão de nascimento), não precisa da certidão de nascimento para dar entrada no processo de neto 1D.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-HQS1-PJ?i=5&cc=1932363&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AV1SR-WM3

  • @Guilherme Moreira

    O distrito é Guarda então obrigado!

    Serio ? E eu informatizaria nascimento dele pelo Requerimento 1D no quadro 2 certo ? Não é melhor enviar o assentamento dele ? Tenho medo de dar algo errado já q eu estou ajudando


  • @Leticialele @Guilherme Moreira

    Vale a pena pedir a certidão do avô dele pelo civil online ? O arquivo distrital da guarda não é competente e sim a Conservatoria de Celorico da Beira que me informatizou o assento sob o nº 206/2013, eles nao possuem o sistema de pedido de reprodução CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual). Portanto no quadro 2 do modelo declaração 1D eu informo o assento dele como numero 206 do ano de 2013 certo ? Ou o ano é o de nascimento 1933? os dados dessa certidão antiga como folha 128 e nº255 eu ignoro certo ? Acho q isso resolve..

  • @Joaopcaro , sim, coloque o nome do português e o número do assento 206/2013 e a Conservatória.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.