DESISTINDO!-N sei onde podem estar os Registros Civis de 1912,já após o fim dos registros Paroquiais

Amigos, Estou procurando faz 3 meses, o que parecia simples, o registro de nascimento de Manuel, filho de Joaquim de Oliveira e de Luiza Analia da Silva (ou Amalia).

Segundo a certidão de casamento de Manuel com Maria Luiza Domane, Manuel nasceu em Leiria , em 06 de abril de 1912.

Eu localizei o assento de nascimento de Joaquim de Oliveira, pai do Manuel. Este assento não estava em Leiria, mas sim em Santarém. Contudo, no passaporte de Joaquim, quando veio para o Brasil, ele foi tirado em Leiria e declarava que morava em Leiria. Ou seja, ao que indica, Manuel, segundo filho do casal, nasceu em Leiria, tanto pelo que indica o passaporte do pai, como pela proporia certidão de casamento brasileira do próprio Manuel.

Ocorre que eu , com base nas informações, pedi ao Civil online a emissão da certidão, já que era posterior a 1911. Eles disseram que esta certidão não estava com eles, eles consultaram CRC de Leiria que confirmou que estaria com o Arq distrital de Leiria.

No Arq Distrital, foi um caos. OS registros paroquiais só estão disponíveis ate 1911, obviamente. Os registros civis, não estão disponíveis e eles dificultam o pedido de busca, mesmo pagando. Aguem pode ajudar?

Tenho outros documentos se ajudar: Certidão de óbito de Manuel e registro de estrangeiros no BR do Joaquim e Luiza Analia. Mas as informações são essas. (e o registro do passaporte do Joaquim, mas não há processo de passaporte, só o passaporte.

Comentários

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado March 2022

    @viniciusmrocha

    Primeiramente, não desista, você tem muitos documentos que já lhe auxiliaram e o fizeram chegar até aqui... Continue firme na busca!


    Referente à consulta que o Civil Online solicitou à CRC de Leiria... compreendo a informação que lhe deram, porém verificando as páginas do próprio site do Arquivo Distrital de Leiria, me deparei que existem documentos referentes aos primeiros registos juntos à CRC de Leiria, em uma janela de tempo muito específica, entre 1911 a 1922. (São documentos da CRC, mas pelo que entendi, estão no Arq. Distrital.)

    Abra o link, e tente solicitar os arquivos do ano de 1912, creio que se as informações estiverem corretas, vai ser o caminho à seguir.

    Segue o link: https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1254032


  • @viniciusmrocha

    Vc pode procurar no Fs, seção imagens e catálogo.

    Se algum deles estiver bloqueado, vc pode consultar presencialmente em um CHF. O mais perto ou conveniente para vc.

    Lá tem imagens posteriores a 1911.

    E se vc sabe a data do nascimento o nome do português, dos pais e o local, por que nao tenta pelo civilonline?

    Nas informações adicionais, relate que vc não tem certeza de certis dados.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Eu tentaria o FS e o CHF primeiro, pois o civilonline custa 10 euros.

    E, como o @Isac Gabriel disse, NÃO DESISTA!!!

    Abraços

  • @Isac Gabriel e @guimoss Antes de tudo, muito obrigado por se preocuparem. Agradeço muito a atenção e trabalho de vcs.

    Deixe melhor atualizar meu relato.

    Isac, em relação a essa listagem que você apresentou, embora ela não seja fácil de descobrir no Arq Distrital eu cheguei nela. Ocorre que se vc observar, não há imagens para pesquisar. Somente solicitando a pesquisa pelo próprio Arq Distrital ou indo lá pessoalmente. Eu até solicitei a pesquisa, mesmo eles cobrando uma fortuna. Sabe o que aconteceu? Não regram orçamento e disse ram que não encontraram. Mas foi uma resposta vaga, pq ante me pediram para designar o intervalo da pesquisa. Mas não era o ocaso pq eu dei o código de referencia de cada um desses livros, ou seja, era procurar em todos os 15 códigos. Eles simplesmente não fizeram, nem pagando.

    Não sei mais o que fazer com eles. Já solicitei a pesquisa de varias formas e eles simplesmente dão um jeito de dizer que não da pra fazer.

    Isac, ainda sobre o Civil online, eu segui a orientação deste link e mais, da própria @Leticialele que me ajudou nessa parte. O Civil online respondeu que os registros desse período ja se encontravam em poder do Arquivo Distrital de Leiria. Eles até me cobraram os 10 euros, eu paguei e depois a CRC de Leiria me mandou um formulário pra devolução do dinheiro, mas depois disseram que mandaram errado pq se fosse conta de restituição do B o valor teria q ser superior a 20 euros. Mandei outro formulário requerendo a restituição na conta de minha prima em Portugal, até hj nada, já faz mais de 2 meses:

    CRC Leiria <civil.leiria@irn.mj.pt> escreveu no dia quarta, 26/01/2022 à(s) 12:54:

    Bom dia!

     Informo Vª Exª que o pedido de certidão online 48271/2022 foi recusado em virtude de livro de assento de nascimento já se encontrar no Arquivo Distrital de Leiria.

     Solicito que preencha, assine e envie, por esta via, o documento em anexo, afim de podermos restituir o valor da certidão online 48271/2022 que foi recusada.

     Informa-se ainda de que dispõe de um prazo de trinta dias contados a partir desta data, para recorrer da recusa do pedido de certidão online nº 48271/2022 a menos que prescinda do prazo de recurso.

     Solicita-se que, expressamente e por esta mesma via, nos informe se prescinde do prazo de recurso.

     Com os melhores cumprimentos,

     Oficial de Registos

    Ana Clara

     CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE LEIRIA

    No arquivo distrital eu pedi de várias formas para eles procurarem. Pedi reprodução parcial dolivro. Disserram q nao acharam. Acho que nem buscaram o livro no arqiuvo. Pedi a pesquiza pelos codigos de referencia desses livros que vc indicou e mais, aproveitei pra pedir de 1911 a 1913, são eles:

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0001

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0002

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0003

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0004

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0005

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0006

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0007

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0008

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0009

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0010

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0011

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0012

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0013

    PT/ADLRA/ACD/CRCLRA/001/0014


    Equivalem aos primeiros livros, incluindo os que vc grifou e os posteriores. Nada. Dizem que não acharam, mas claramente nem pediram os livros pro arquivo. Da pra ver pela movimentação do sistema Dcrav. Eles se recusam a ajudar.

    @guimoss Em relação ao FS, eu nao achei na parte de catálogos, arquivos relativos a anos posteriores a 1911 em Leiria. Nem paroquiais, nem registros civis. Mesmo que estejam com o cadeado e so seja possível verificar no CHF. Se você tiver uma informação diferente, por favor, me passe o link no FS. Eu ficaria muito grato.

    É isso. Cheguei em uma encruzilhada. OU acredito, embora claramente estejam mentido, que Leiria procurou e não achou. Ou aceito q a informação de data esta errada, o que cada vez que eu verifico, fico mais confiante de que esta correta. Os documentos e as informações batem com a data de nascimento em Leiria, embora a família tenha vindo de Santarém, tudo indica q Manuel, segundo filho, nasceu em Leiria.

    Lá se vão meses.

    Agradeço muito qualquer ajuda.

  • @viniciusmrocha , você entrou em contato com o Arquivo Distrital de Leiria ( https://digitarq.adlra.arquivos.pt/) ou com a CRC de Leiria?

    Pelo Arquivo Distrital, você pode pedir a busca no período desejado. Mandando as referências, a busca não será cobrada, pois os 30 minutos iniciais são gratuitos!!

    Coloque todas essas referências em "Informações adicionais" - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado March 2022

    @viniciusmrocha

    Tomei a liberdade de ligar no Arq. Distrital de Leiria, falei com a atendente sobre a situação e fiz o pedido pelo site. (Fui muito bem atendido pela Sra. ao telefone.)

    Nas informações do meu pedido, deixei claro que sou amigo do interessado e que preciso somente da versão digital do arquivo, sem necessidade de autenticação, segue a descrição do meu pedido: "Registo de Manuel de Oliveira, filho de Joaquim de Oliveira e de Luiza Amalia da Silva, na data de 06 de Abril de 1912."


    Após isso, observei que foram buscar o livro no depósito ontem. Hoje o livro chegou e agora pouco me solicitaram a seguinte informação:

    "A fim de dar prossecução ao seu pedido, será necessário indicar se o nome da mãe de Manuel é Luiza Amélia da Silva como consta no seu pedido ou Luiza de Jezus como consta no registo de nascimento.

    Obrigado

    Com os melhores cumprimentos, Pelo Arquivo Distrital de Leiria

    - - -

    No meu entendimento, o certo é responder que o nome da mãe, é conforme consta no meu pedido, (Luiza Amélia da Silva). Sendo assim, me diga o que responder, aguardo suas orientações...

  • @Isac Gabriel Não tenho palavras para agradecer seu gesto. Muito, muito obrigado. Lhe enviei uma mensagem no pvt, juntamente com uma série de documentos.

    @Leticialele Eu mandei e-mail para a CRC e eles disseram que não estava lá. Antes disso eu tinha solicitado no Civil online e eles mandaram pra CRC de Leiria que respondeu que estava no Arq. De Leiria. Mas meu e-mail direto pra CRC de Leiria teve a mesma resposta, disseram que estava no Arq.

    No arquivo eu mandei os códigos de referencia para busca, pedia a pesquisa. Eles falaram dos 30 minutos. Disseram que não acharam, que era para eu modificar os parâmetros. Depois disso eu falei que eu pagaria a pesquisa, mandei 14 códigos de referencias, dos registros civis que estriam nos respectivos livros. Nem se deram ao trabalho de buscar os livros no arquivo. Só um e disseram que não encontrar, mesmo eu querendo contatar a pesquisa paga.

  • @Isac Gabriel

    @viniciusmrocha

    Talvez o nome da mãe esteja Luiza de Jesus e o importante seria confirmar que o pai Joaquim é natural de Santarém.

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado March 2022

    @Guilherme Moreira

    Sempre bom vê-lo por aqui...


    Falando com o @viniciusmrocha, resolvemos pedir considerando Luiza de Jesus, quando eles mandarem a reprodução do livro. Pode ser que outras informações casem e a situação se esclareça.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.