Certidão de Batismo: Acho que estou sofrendo um golpe do arquivo da igreja católica.

Contexto: Estou tentando fazer o processo de cidadania a algum tempo, tenho todos os documentos da minha Bisavó Portuguesa e estão todos prontos para serem enviados. No entanto, meu Bisavô Brasileiro não possui registro de nascimento nenhum. Os únicos documentos que possuo dele são a certidão de óbito, de casamento e o alistamento militar. Então fui atrás da certidão de batismo nos arquivos da igreja.

Basicamente mandei um e-mail para o arquivo diocesano de São Carlos, onde os documentos das igrejas da região ficam guardados, passando o nome de meu Bisavô: Osório Lopes Ribeiro, local de Nascimento: Brotas, data de nascimento: 26 de Julho de 1910. A mãe do meu Bisavô se chamava Leodora dos Santos e o pai do meu Bisavô se chamava João Lopes Ribeiro.

Me foi cobrado 80 reais pela pesquisa.

No resultado da busca, a pessoa que encontraram, tinham os pais com nomes diferentes dos que constavam em outros documentos que possuo. Quando tentei confirmar com a pessoa, eles só falaram que "Tinham certeza que era a mesma pessoa" sem apresentar argumento algum.

Vou postar abaixo a conversa que ocorreu por e-mail:

7 de março de 2022 11:28 - Arquivo Diocesano: Bom dia; no Assento, os nomes dos pais de Osório, estão divergentes do apontado pela senhora: João Lopes Ribeiro – Assento : JOÃO RIBEIRO; Leodora dos Santos – Assento: ELEODORA MARIA DAS DORES.

7 de março de 2022 11:34 - Daniel Lopes [Eu]: Olá, existe como saber se é o mesmo Osório Lopes Ribeiro que busco ? 

Caso precise de mais dados, posso informar aqui. 

8 de março de 2022 08:52 - Arquivo Diocesano: Bom dia; sim é o mesmo.

 8 de março de 2022 11:40 -- Daniel Lopes [Eu]: Olá, bom dia

O custo de envio já está pago com o valor de 80 R$ ? 

Poderia me enviar uma foto ou copia digitalizada por aqui ? 

Desde já agradeço o auxilio. 

9 de março de 2022 11:47 - Arquivo Diocesano: Bom dia; vou passar o custo de Emissão da Certidão de Batismo; escreva o endereço de correspondência.

9 de março de 2022 11:54 - Daniel Lopes [Eu]: Olá, boa tarde, esse valor já tinha sido pago anteriormente. 

Só para confirmar, este Osório Lopes Ribeiro foi batizado em Brotas e nasceu em 26 Julho de 1910 ? 

Desde já agradeço a ajuda

9 de março de 2022 14:06- Arquivo Diocesano: Este custo foi o de pesquisa; agora é de Emissão da Certidão. O Batismo foi em 16/07/1911 e menciona a criança já com um ano.

9 de março de 2022 14:10 - Daniel Lopes [Eu]: A cidade foi brotas mesmo né ?

Vou tentar confirmar os nomes aqui com os documentos que possuo, pois as divergências estão um pouco grandes.

Como foi na Cidade de Brotas a pesquisa, tem grandes chances de ser a mesma pessoa.


Fim da transcrição da conversa.


Estou preocupado que alguém possa estar agindo de má fé pois me passaram uma certidão que tem dados bem divergentes daqueles que possuo e o valor exorbitante de 160 reais pra uma pesquisa e envio do documento.


Gostaria de saber se alguém já teve problemas semelhantes, ou perdeu dinheiro com esse tipo de coisa.

Comentários

  • @DanielLopes , provavelmente é a mesma pessoa.

    Quanto ao custo, não se impressione!

    Paguei "módicos" 250 reais por um assento de batismo à Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro... Levaram 6 meses para o envio, e eu tinha mandado todos os dados, com a imagem do livro!!

  • @Leticialele Mas e o fato de a pessoa ser aparentemente ser diferente ? Eu pedi alguma justificativa do porquê ele ter certeza que é a mesma pessoa e eles parece que desviam o assunto.

  • @DanielLopes , chegou a procurar nas imagens do Family Search?

    Não creio que eles possam garantir que são as mesmas pessoas, apesar de as coincidências serem muitas.

    Além disso, como o registro civil no Brasil foi implantado em 1891, não creio que Portugal vá aceitar um assento de batismo de 1910.

    Creio que, com todos os documentos que você tem, você possa fazer um registro tardio por via judicial, pois seu avô já faleceu.

  • Bom dia Daniel,

    Só pra ter dar meu exemplo, também precisei pedir a certidão de batismo do meu bisavô, para paróquia de Sertãozinho - SP, pois não localizaram a certidão de nascimento no cartório.

    Na certidão de casamento dele, constava como nascimento 1901, eu pedi para esse ano e a igreja não localizou.

    Depois eu mesma localizei no family search, mas era com data de 1900, naquela época tinha muito esse problema, da minha bisavó portuguesa também está um ano divergente.

    Quando localizei estava com o nome da mãe divergente, o sobrenome estava errado, eu pedi que retificassem.

    Efetuei o pagamento de R$ 150,00, já com custos de envio.

    Demorou um pouco, pois foi pra Curia de Ribeirão Preto para aprovar a retificação e também porque o Correio que enviaram era daquele tipo mais demorado.

    Mas no fim deu tudo certo, pedi que fosse assinado e reconhecido firma do pároco, veja que tudo isso já estava nos 150,00, entendo que cada igreja tem suas tabelas de preço, mas no fim deu certo.

    Agora o processo está em Ponta Delgada, estou aguardando o link para pagamento da transcrição, que espero chegar nos próximos dias, já que está la desde outubro, espero que aceitem a certidão de batismo.

    Boa sorte no seu processo!

  • @marifontolan No Family Search eu tentei procurar pelos livros, passei por eles página à pagina, mas os da época de meu Bisavô não está digitalizados. Nem sei se existem.


    Você conseguiu fazer somente com a certidão de Batismo ?

  • @Leticialele O processo de Registro Tardio costuma demorar 2 anos ou mais né ?

  • Então, não posso te dizer ainda que consegui, porque ainda não recebi o link para pagamento de Ponta Delgada e a certidão do casamento transcrita.

    Os documentos chegaram lá em 18/10, essa semana escrevi um e-mail e eles disseram que está para análise.

    Pelo tempo médio de 4 meses era pra eu receber essa semana, estou ansiosa rsrs.

    Além da assinatura e reconhecimento de firma do pároco, eu mandei apostilar a certidão de batismo. Foi mais caro que a apostila normal, porque não é daqueles documentos padrão do cartório.

    Quando tiver notícia se Ponta Delgada aprovou com a certidão de batismo aviso. ;)

  • @Leticialele A Certidão de batismo era dele mesmo, mas aparentemente ela não vai me servir de nada pra cidadania. Não possui validade nenhuma em Portugal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.