Dúvidas sobre os documentos e outros

Pessoal,

Vou dar entrada no requerimento no processo de cidadania de meu pai. Já tenho todos os documentos necessários, pois a minha vó recentemente conseguiu finalizar o seu processo.

Contudo, tenho algumas dúvidas:


1. Tenho a certidão de nascimento por cópia reprográfica devidamente apostilada do meu pai. O próprio cartório que fez a missão da certidão, já apostilou. Andei lendo pela internet que haveria a necessidade de ser reconhecida a firma do escrivão do cartório que emitiu a certidão. Contudo, tal requisito seria necessário apenas se o apostilamento fosse feito por outro cartório (o que não é o caso) ou há necessidade de ser reconhecida firma do escrivão mesmo assim? Lembrando que o mesmo escrivão que emitiu a certidão é quem fez o apostilamento.


2. O formulário 1-C deve ser preenchido a mão ou posso usar o recurso de preenchimento do Adobe?


3. Mesmo apresentando a certidão de nascimento de minha vó (a portuguesa) e a respectiva transcrição de casamento, emitidas pela Conservatória, no quadro 2, item 1, eu preciso preencher no item 1 a data de nascimento, assento, ano e a conservatória?


4. Todos os documentos encaminhados, possuem algum prazo de validade, embora sejam recentes. Há algum consenso sobre isso?


Fico no aguardo de alguém puder esclarecer essas questões.


Muito obrigado.

Comentários

  • @thalesmq :

    1. Tenho a certidão de nascimento por cópia reprográfica devidamente apostilada do meu pai. O próprio cartório que fez a missão da certidão, já apostilou. Andei lendo pela internet que haveria a necessidade de ser reconhecida a firma do escrivão do cartório que emitiu a certidão. Contudo, tal requisito seria necessário apenas se o apostilamento fosse feito por outro cartório (o que não é o caso) ou há necessidade de ser reconhecida firma do escrivão mesmo assim? Lembrando que o mesmo escrivão que emitiu a certidão é quem fez o apostilamento. Se está apostilado, esqueça o reconhecimento de assinatura do escrevente, pois já foi feito por quem apostilou.


    2. O formulário 1-C deve ser preenchido a mão ou posso usar o recurso de preenchimento do Adobe? Pode ser à mão ou usando o Adobe. O que for mais confortável para você.


    3. Mesmo apresentando a certidão de nascimento de minha vó (a portuguesa) e a respectiva transcrição de casamento, emitidas pela Conservatória, no quadro 2, item 1, eu preciso preencher no item 1 a data de nascimento, assento, ano e a conservatória? Você agora é filho de português!! Não vai mandar documento algum da sua avó! Apenas cópia simples da certidão portuguesa de seu pai.


    4. Todos os documentos encaminhados, possuem algum prazo de validade, embora sejam recentes. Há algum consenso sobre isso? A validade das certidões brasileiras é de 1 ano entre a emissão e a entrada na Conservatória.

  • Perfeito, muito obrigado pelos esclarecimentos.

  • Mais uma dúvida que surgiu agora... A documentação eu posso encaminhar para o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) Rua do Pinheiro, 9 4050-484 Porto.


    Li aqui no fórum que teria um outro endereço em Porto, no Arquivo Central do Porto. Rua Visconde de Setúbal, nº 328 4200-498 – Porto


    Ai fiquei na dúvida, qual o endereço correto. Acredito que seria o constante no formulário mesmo.


    Novamente, obrigado.

  • @thalesmq , mande para o Arquivo Central do Porto! Rua Visconde de Setúbal, nº 328 4200-498 - Porto

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.