Dúvida Atribuição Neto

Olá.

Minha mãe é neta de um casal de portugueses e temos alguns documentos, mas com possíveis peças faltantes... gostaria de saber se consideram viável solicitar com o que já temos e alguma dica para conseguir o que por ventura estiver faltando.

Conseguimos uma cópia da certidão de nascimento do avô português no Civil online, mas contém erros...

O avô tem o mesmo nome do pai. Ambos se chamam José Nunes da Silva.

Na certidão do civil online, consta apenas o nome José, sem sobrenomes, e o nome do pai dele está invertido... apareceu José da Silva Nunes. Temos certeza que é ele mesmo, pois o nome da mãe e data de nascimento estão corretas.

A primeira pergunta. Sem o sobrenome e com o nome do pai invertido o processo vai pra frente?

A outra questão é: não encontramos nenhum documento da avó portuguesa e nem do casamento deles. Não se sabe se casaram no Brasil ou em Portugal, mas não consta na certidão do civil online a averbação do casamento. Tentamos uma busca no civil online pelo nome da portuguesa e nada!

É necessário seguir indo atrás destes documentos, ou por ser homem, basta a certidão dele e não precisará fazer a transcrição?

O documento da filha do casal português(minha avó, já falecida) está todo ok, certidão de nascimento constando nome dos pais e avós, casamento dela, etc

Comentários

  • editado March 2022

    @Gui_la , terá que retificar o documento em que o nome do pai do seu avô aparece - na certidão de nascimento do filho.

    Para isso, precisará da certidão do civil online apostilada.

    Se a avó também era portuguesa e se casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento.

    Quem foi o declarante do nascimento da filha do casal e com quanto tempo de vida ela foi registrada?

  • Oi @Leticialele são muitas gerações envolvidas... deixa eu reformular só um pouco.

    Minha avó falecida é Brasileira e seus pais portugueses. Quero fazer a atribuição da minha mãe, por ela ser neta.

    Você sugeriu a retificação da certidão de nascimento da minha avó brasileira, é isso?

    E quanto à certidão portuguesa do meu bisavô, que só aparece José, sem nenhum sobrenome. Algo a ser feito? O nome do pai dele está invertido, mas o próprio nome está sem nenhum sobrenome...

    Quanto à minha bisavó, nós não encontramos nenhum documento dela e nem a certidão de casamento... seguiremos buscando. Teria alguma sugestão de como encontrar? Não temos uma data de nascimento dela, apenas estimativas. Pagamos o civil online e demos as estimativas e não acharam...

  • O declarante foi o pai português mesmo e ela tinha só 11 dias de vida, nasceu dia 8/12/26 e declarada dia 19/12/26

  • @Gui_la , se os portugueses casaram em Portugal, não tem que transcrever o casamento. Se casaram no Brasil, precisará transcrever o casamento.

    Pelo que eu entendi, no assento de batismo do pai de sua avó o nome do pai dele consta como José da Silva Nunes.

    Se, na certidão da sua avó o nome do avô paterno consta como José Nunes da Silva, terá que retificar a certidão de nascimento dela, para ficar igual à certidão de nascimento do pai.

    Eu encontrei o casamento de seus avós - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281083/#Comment_281083

    Na certidão de casamento, o pai do José Nunes da Silva consta como José da Silva Nunes.

    Achei o nascimento de uma filha, Almidia, em que o nome do avô paterno está invertido, consta como José da Silva Nunes.

    Se a Almidia é a sua avó, use a certidão de casamento para retificar a certidão de nascimento dela. Os dois documentos estão no atual 3º RCPN, na Av Graça Aranha.

    Você diz que a Isaura Gomes da Silva é de Moimenta da Beira, mas os assentos não estão online no AD Viseu. Ela diz ter nascido em 1908, quando casou

  • Oi! Nossa, muito obrigado por ter encontrado a certidão de casamento deles!!

    As estimativas de nascimento delas estavam erradas então! Você consegue decifrar o local de nascimento que consta na certidão de casamento? Ali fala a cidade, depois de "natural de portugal", não entendi a letra... aparece o local? Não temos nenhuma certeza que seja em Moimenta da Beira. O marido dela é de lá, então assumimos isso...



  • Sim, a Almidia é minha avó mesmo!

  • Encontrei outra divergência na certidão do civil online :(

    A data de nascimento do José está 27/12/1892 e na certidão de casamento consta 27/12/1894!

    E repare que está sem o sobrenome dele na certidão de nascimento. Será que vão implicar com isso?

    Por isso queria muito encontrar a certidão portuguesa da Isaura tb, pra ver se está mais certinha que a dele...

  • Alguma ideia de como decifrar o local de nascimento da Isaura, em Portugal, para conseguir retificar o pedido do civil online e ver se eles encontram?

  • editado March 2022

    @Gui_la , só aparece que ela nasceu no ..."dia dous de setembro de mil novecentos e oito, natural de Portugal, solteira, residente à Rua Frei Caneca..."

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.