RG brasileiro para cidadania Portuguesa atraves de avo

Ola,


Eu moro nos Estados Unidos e tenho passaporte americano. Eu estou pegando a cidadania portuguesa atraves de meu avo brasileiro, e ja tenho todos os documentos ,porem nao tenho nenhum documento brasileiro atual com nome de meus pais. A minha duvida eh:


Por que muitos lugares aqui dizem que brasileiros tem que mandar copia do RG apostilada com menos de 10 anos e o passaporte brasileiro nao eh valido? ( pois passaporte nao vem com filiacao). Aqui nos Estados Unidos nao existe nenhum documento ( carteira de motorista, passaporte, etc ) que contem o nome dos pais. No entanto o consulado de Portugal em Washington disse que o passaporte americano eh um documento suficiente.


Quer dizer que se eu mandar somente meu passaporte brasileiro sem a filiacao seria suficiente?


Obrigado

Comentários

  • @Danielsilva2021 , eu sempre soube que só aceitam o passaporte com a filiação.

  • @Danielsilva2021

    Os passaportes brasileiros emitidos no Brasil vem com filiação novamente há alguns anos (acho que final de 2014).

    Os emitidos no exterior normalmente não vem. Parece que há a possibilidade de se pedir explicitamente um com filiação; teria que ver como funciona em cada embaixada ou consulado.

    Realmente não sei como PT trata cidadãos nascidos nos EUA nesse quesito de filiação. Ou ainda mais quando a pessoa nasceu no BR mas também tem cidadania norte americana.

  • Eu estou no processo de pedir um passaporte novo, mesmo sendo que o meu vence soh em 2028. Eles me disseram que a filiacao no caso seria adicionada na etiqueta da pagina 4. Somente fazendo pela policia federal seria possivel adicionar o nome dos pais na pagina da foto.


    O RG nao vence, mas sei que eles pedem novo por causa de fraude etc. Eu vou apostilar o meu RG antigo e mandar uma copia autenticada do meu passaporte sem a filiacao junto no processo. Espero que seja suficiente?

  • @Danielsilva2021 tudo bem?

    Estou com o mesmo problema.

    Por favor, como funcionou a solicitação da inclusão da filiação no seu passaporte brasileiro? Você fez o pedido diretamente no Consulado?

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.