Ajuda para encontrar certidão do português e descobrir freguesia de nascimento

Olá pessoal!

Estou na busca de pesquisa para conseguir mais informações sobre meu tataravô português, mas está complicado. Será que alguém poderia me ajudar ou dar uma luz sobre um próximo passo que eu preciso dar?

As informações que possuo:

Nome completo do português: Antonio Medeiros (esse é o nome de nascimento, quando adulto alterou para Antonio Medeiros Coimbra para facilitar o recebimento de cartas).

Nome da esposa: Rozina Volpi (nome de solteira, depois de casada mudou para Rozina Volpi Coimbra - ela não era portuguesa, e sim italiana)

Filiação do português:

Pai: Francisco Medeiros

Mãe: Joaquina Roza

Não sei ao certo o ano de nascimento dele, mas está entre 1873-1878.

Nasceu na cidade de Coimbra.

Casou por volta do ano de 1895 em Portugal.

O casal veio para o Brasil aproximadamente em 1905, embarcaram possivelmente pelo porto de Santos, já que se estabeleceram no Paraná. Foram para a cidade de Jacarezinho - PR e depois Ribeirão Claro - PR, onde tiveram seus 4 filhos a partir de 1910.

Além disso, sei que o Antonio Medeiros Coimbra foi advogado. Se formou na Universidade de Coimbra, deve ter ingressado no curso de Direito entre os anos 1889-1895.

Sei que sem a data de nascimento exata fica complicado, estou tentando encontrar a certidão de óbito dele aqui no Brasil, mas como não sei o cartório que foi registrado, estou em busca disso. Com a certidão de óbito saberei o dia de nascimento, mas continuo sem uma luz sobre outras informações como a freguesia de nascimento.

Se puderem me ajudar fico extremamente agradecida!

Comentários

  • Descobri que ele nasceu em 1961, no concelho de Penela. existem 6 freguesias lá, olhei os livros de todas elas para o ano de 1961 e descartei 4, porém as freguesias de São miguel e Santa eufémia estão impossiveis de ler, o que me deixa sem saída novamente...

  • Consegui encontrar! Vou deixar meus passos aqui para ajudar quem estiver na busca por aí:

    1. Pelo registro de óbito dele, afirmava que ele faleceu aos 60 anos, então o nascimento daria em 1861. O concelho estava escrito no registro de óbito original (concelho de Penela, em Coimbra), mas ainda não sabia a freguesia. Fiz a busca em todas as freguesias e não achei.
    2. Eu sabia que ele tinha um irmão e sabia que nasceu em 1866, então fiz a busca pelo irmão dele.
    3. Achei o registro do irmão, na freguesia de Cumeeira.
    4. Expandi os anos de busca, considerando que o nascimento dele poderia estar errado. E consegui encontrar! Na verdade nasceu no ano de 1859, na mesma freguesia do irmão: Cumeeira.


  • @mikaserur , nessas viagens de navio, de Portugal ao Brasil, homens e mulheres costumavam remoçar de 2 a 10 anos!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.