Nacionalidade para netos

Olá pessoal, estou com uma dúvida que não encontrei respostas por aqui:

Estou fazendo o processo de cidadania de neto para meu pai, o pai dele já é falecido.

Já reuni os seguintes documentos:

  • certidão de batismo dos avós (já estão em Portugal na casa de um parente)
  • certidão de inteiro teor do pai do meu pai (o falecido) - apostilado
  • certidão em inteiro teor do neto (meu pai) - apostilado
  • cópia de RG autenticada


Sobre a certidão de nascimento do neto, o declarante é o pai dele (o falecido) mas na certidão de nascimento do filho do português o declarante é a avó do meu pai e não o avô dele, ambos são portugueses, isso gera algum problema? Pois eu tinha lido em algum lugar que os declarantes de nascimento devem ser os homens da família, isso procede?


Outro ponto: Os avós do meu pai (o neto solicitante) são de Portugal mas se casaram no Brasil. É necessário fazer alguma transcrição de casamento? Se sim, como devo proceder?

Comentários

  • @matosmg Você precisa transcrever o casamentos dos avós e tudo ficará resolvido. Não importa quem declarou o nascimento do filho dos portugueses desde que vc transcreva o casamento deles.

  • @matosmg , a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada

  • @Thais_Rodrigues20 como faço para transcrever o casamento? como tenho familiares em portugal, é mais barato fazer diretamente por lá ou aqui no Brasil dá na mesma? muito obrigada por me responder

  • @Leticialele vc diz que a certidão do neto tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada?

  • @Thais_Rodrigues20 é obrigatório realizar essa transcrição? pois infelizmente não tenho dinheiro para pagar esse valor no momento, e já providenciei os documentos que mencionei e já me custou bastante :( então estou com medo dos documentos perderem a validade.

    eu pretendo envia-los diretamente na conservatória de lisboa

  • @matosmg , a certidão do requerente tem que ser, obrigatoriamente, por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Sendo os dois portugueses, é certo que cairá em exigência, pois, se casaram no Brasil, a transcrição do casamento em Portugal é obrigatória.

    Se desejar, mande os documentos para que não tenham a validade expirada, e vá providenciando a transcrição do casamento (custa 120 euros + custo das certidões e apostilamentos) e mande quando estiver concluída. O processo de netos tem levado uns 3 anos para ser concluído.

  • @Thais_Rodrigues20@Leticialele então, uma prima do meu pai já tirou a cidadania dela, porém não temos contato com ela. eu sei que ela tirou a cidadania dela em 2018

    então nesse caso a transcrição de casamento já foi feita certo?

  • nossa, que ótimo! muito obrigada pela ajuda!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.