Lista de documentos para nacionalidade netos

Olá, pessoal!

Desculpe se esse tópico já existir, mas confesso que procurei e não consegui encontrar.

1.Poderiam me dizer quais são os documentos que preciso enviar para Portugal para pedir a cidadania?

2.Outra pergunta é: Minha mãe é que é a filha de portugueses. Preciso mandar a certidão de casamento dela também ou basta a de nascimento?

3.Eu sou a neta de portugueses. Meu estado civil é viúva. Preciso mandar a minha certidão de casamento também ou basta a de nascimento?

Comentários

• @Claudinha

1 - Documentação necessária - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

2 - Não é necessário. Mande apenas a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada;

3 - Se você usa o nome de casada, sim, mande a certidão de casamento (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos.

• editado March 2022

@Leticialele Obrigada!

Só mais uma coisinha... Fiz a transcrição de casamento da minha avó no Consulado do RJ e minha avó ficou assim:

O nome de solteira: Maria da Luz *** (sem sobrenome); e o nome de casada: Maria da Luz Costa.

Quando minha avó teve a minha mãe, minha avó apenas vivia com o meu avô. Eles casaram depois.

Então, colocaram na certidão da minha mãe o nome da minha avó assim: Maria da Luz Rodrigues ( esse Rodrigues é o sobrenome do pai dela, meu bisavô)

A pergunta é: Preciso retificar o nome da minha avó na certidão de nascimento da minha mãe? Se sim, deverá ficar como Maria da Luz, sem sobrenome algum?? Ou não precisa retificar porque Portugal deduz que o sobrenome da minha avó anteriormente ao casamento era Rodrigues como meu avô?

• @Claudinha , retifique o nome da sua avó na certidão da sua mãe, usando a certidão de casamento. Assim, não terá problemas!

• Boa noite!

Li as recomendações sobre documentação a ser enviada, mas fiquei com uma dúvida. Devo apostilar e enviar a Portugal as certidões originais ou uma copia autenticada delas?

Obrigada!

• @ccoeli

Você vai enviar um documento original, apostilado.

Como? Voce vai entrar em contato com o cartório e pedir a emissão de uma via do documento, com a "apostila de haia".

Não adianta fazer uma cópia autenticada, não é isso que eles querem.

• Obrigada!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.