Letra sobressalente e documentação incompleta do meu avô (filho de português)

AlianeVVSBAlianeVVSB Member
editado May 2022 em Tenho como conseguir?

Olá! Descobri que meu avô paterno, Barrella (brasileiro), filho de Barrela (português) pode me fornecer a cidadania. O problema é que não sei se ele está vivo ( tem 86 anos), se já tem a cidadania ou se eu conseguiria devido ao sr. A ter registrado ele com L a mais no Barrella e por ter documentos com nomes diferentes.

Além disso, meu pai está vivo e provavelmente não vai querer realizar o pedido junto ao consulado. Não tenho a certidão de nascimento do O, apenas a de casamento. A foto do passaporte foi enviada por um primo de 2°grau (neto desse A Barrela) que já tem a cidadania mas tirou quando o pai dele era vivo.


Poderiam me ajudar? É possível encontrar se o O já tem a cidadania como os irmãos dele ? É viável requerer como bisneta sem pedir a do meu pai primeiro?

Comentários

  • @AlianeVVSB

    O ideal seria seu avô pedir como filho, depois , seu pai e, após, você.

    Se você quiser saber se o avô tem a cidadania portuguesa, peça uma certidão , em nome dele, pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    Se ele não tiver a cidadania, a solução é seu pai pedir como neto e, depois, você pedir como filha.

    Como bisneta, você não tem direito.

  • @AlianeVVSB

    Barrela x Barrela não é divergência, pois não muda o som do nome.

    ===

    A foto do passaporte foi enviada por um primo de 2°grau (neto desse Armando Barrela) que já tem a cidadania mas tirou quando o pai dele era vivo.

    Se já houve um pedido de nacionalidade obtida pelo mesmo português, é provável que vc possa aproveitar algumas coisas, como o assento de casamento do português, por exemplo.

    ===

    Vc terá que pedir o assento de batismo do Armando no Arquivo Distrital (AD) de Vila Real, colocando os dados do bilhete de identidade.

    Custará de 15 euros + 3,5 ou 6 ou 8,5 euros para o envio para o Brasil.

    Ache primeiro o nascimento do orlandino e os que estiverem pendentes.

    E verifique por possíveis divergências.

    Sugiro uma busca nos registros civis do estado do amazonas e no Familysearch.

    Marquei o @CarlosASP que é excelente nessas buscas.

    Boa sorte!

  • AlianeVVSBAlianeVVSB Member
    editado May 2022

    Obrigada!

    Esse primo de 2grau que me informou sobre a origem disse que o avô ( A Barrela) não chegou a casar com a minha bisavó, tiveram meu avô O mas ela faleceu quando ele era criança. Esse Armando casou com outra pessoa e tiveram 3 filhos, no caso sendo o pai desse primo e outros 2, que já obtiveram a cidadania (há mais de 10 anos) mas todos com um L só.

    Olhei nos livros de Alijó mas só achei a partir de 1911 e precisaria de 1904, vou tentar então pelo número de bilhete.

    Quando O saiu do Amazonas pro Rio de Janeiro, cortou relações com o pessoal de lá e quando meu pai era criança, separou da minha avó e tb não manteve contato.


    Eu posso requerer pelo meu pai como neto, depois requer a minha, caso o O não tenha a cidadania, certo? Não queria perturbar ele com 86 anos..rs

  • editado March 2022

    @AlianeVVSB , se você puder manter contato com ele, seria muito mais rápido se ele tirasse como filho. Levaria 6 meses.

    Peça a certidão do português ao Arquivo Distrital de Vila Real. Você tem todos os dados - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • AlianeVVSBAlianeVVSB Member
    editado May 2022

    Se eu pedir o assento de batismo do A Arquivo Distrital ele expira em quanto tempo? Sei que algumas certidões tem prazo de 2 anos mas esse registro do assento eu não vi.



    Encontrei o pedido de registro de passaporte...ainda assim preciso do assento de batismo do Armando?



    Mais uma vez, obrigada!

  • @AlianeVVSB , sim, precisa do assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital.

  • AlianeVVSBAlianeVVSB Member
    editado May 2022

    Tem algum outro meio para descobrir se o Orlandino já deu entrada ou se já é cidadão português? O consulado só tem agendamento para setembro e no site e Civil pede que eu tenha identificação portuguesa pra requisitar (ou eu estou fazendo algo muito errado ...kkcry).

    Encontrei uma solicitação de certidão de nascimento em Manaus agora no final de 2021.


    Já em relação ao assento de batismo do português (pai dele), não consegui encontrar livros de registro nem no familysearch nem na conservatória.


    .

  • @AlianeVVSB , peça o assento do Armando à CRC de Alijó!

    O email é registos.alijo@irn.mj.pt

  • AlianeVVSBAlianeVVSB Member
    editado April 2022

    Olá..como não foi localizado o pedido ou assento pelo civilonline, posso solicitar estorno do valor pago? E poderia remover o nome e os documentos que compartilhei? Vou tentar buscar ele por outros meios mas aparece aqui na busca pelo Google. Obrigada

  • Olá, @Leticialele seria possível excluir essa postagem ou editar, removendo o nome e os documentos ?

    Obrigada

  • @AlianeVVSB , editei os nomes e removi os documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.