Conjuge casado pela segunda vez
godinho
Member
Olá. Sou português com dupla cidadania do Brasil. Casei no Brasil há oito anos com uma brasileira que já tinha sido casada anteriormente.
Gostaria de saber se posso fazer a transcrição de meu casamento, ou terei que fazer as transcrições do primeiro casamento e do divórcio dela, para, depois, fazer a transcrição do casamento atual.
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@godinho , se sua esposa brasileira foi casada com o brasileiro e depois se divorciou, não tem como transcrever o casamento e o divórcio de dois brasileiros em Portugal.
Faça apenas a transcrição de seu casamento (português) com ea, (brasileira
Esqueci de dizer que casei e divorciei de brasileira, antes de casar com a atual esposa. Mesmo assim, tenho que fazer apenas a transcrição do segundo casamento?
@godinho , seu caso é diferente, porque você é português!!
Para transcrever o segundo casamento, tem que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal (com advogado inscrito na OAP) e, após, transcrever o segundo!
Obrigado pelos esclarecimentos. Não haveria uma forma mais prática e menos onerosa de legalizar minha segunda esposa? Pretendo ir morar em Portugal no final desse ano, e quero deixar tudo bem encaminhado.
@godinho , para que ela entre com você e peça o reagrupamento familiar no SEF, tem que estar com, pelo menos, a transcrição do casamento.
@godinho
O seu primeiro casamento, foi realizado no BR ou em PT? Onde foi feito o divórcio?
Se o casamento foi no BR tem que transcrever. Se o divórcio foi feito no BR, tem que homologar judicialmente o divórcio em PT.
Dependendo de onde você mora, deve demorar 1 mês para a transcrição, e 8-12 meses para o divórcio. Se a ex-esposa assinar os papéis (divórcio amigável) é mais barato e mais rápido.
Só então pode fazer a transcrição do segundo casamento, que leva mais 1 mês.
Se tudo der certo, ela poderá ir com você para PT em abril/2023. Essa é uma previsão otimista. Para ser realista, deveria incluir mais uns 2 meses. No verão do ano que vem ela já poderia ir. E não se precipite, com ela entrando como turista. Só vai complicar as coisas.
Ok. Obrigado pelos esclarecimentos. Vou seguir os procedimentos, e não ficar ansioso. É melhor esperar, e fazer tudo certo.
Mais uma questão. Após conseguir a transcrição do segundo casamento, para ir a Portugal com o interesse de permanecer, posso comprar as passagens só de ida?
@godinho , sim!! Você é português, e sua esposa, com o casamento transcrito, pode entrar junto, sem o menor problema