Busca de Assento e de Certidão de Nascimento do meu bisavô português

Olá, Amigos.

Procuro pelo registro e o local de nascimento do meu bisavô (Pai da minha avó materna):

Nome dele: Manoel Rodrigues Coelho / Pai: Antonio Rodrigues Coelho / Mãe: Maria da Conceição

Encontrei as certidões de casamento dele (com Leonor Martins Estrumfel, minha bisavó brasileira), as de nascimento dos 12 filhos e a de óbito dele. Todas em cartórios do Rio de Janeiro. Olhando as datas de registro de todas elas e a idade dele relatada em cada uma indica que ele nasceu entre 1877 e 1880. A maioria delas indica 1878. Todas citam ele como "natural de Portugal", mas não dizem o local exato. A mãe dele (Maria da Conceição) é citada como residente em Portugal, e eu entendo que ele veio para o Brasil sozinho.

Recebi a certidão física de casamento do Manoel e da Leonor (meus bisavós) em inteiro teor e lá também não encontrei nenhuma nova informação.

Preciso encontrar onde Manoel Rodrigues Coelho nasceu para buscar a certidão. Podem me ajudar por favor?

Desde já agradeço muito!

Thais

Comentários

  • @ThaisBessas

    Onde ele fixou residência?

    Achei algumas possibilidades:

    Possível bisavô:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    412584 Manuel rodrigues Coelho Viseu Viseu António Rodrigues Quelhas &bnsp; Negociante 44 Manaus Casado

    Possivel irmão:

    250900 António Rodrigues Coelho Junior Barro Agueda António Rodrigues Coelho Sem Indicação Estudante 17 Brasil Solteiro

    Ha outras possibilidades, mas o sobrenome da mae não bate.

    Abraços

  • guimoss

    Olá! Ele viveu no Rio de Janeiro até falecer!

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @ThaisBessas

    Verifique os livros das freguesias acima.

    Use o cabeçalho como referência.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @ThaisBessas

    Encontrei a HABILITAÇÃO DE CASAMENTO DOS BISAVÓS:

    Pretoria do Rio de Janeiro, 10 (Freguesia de São Cristóvão) - 7C  

    Coelho, Manuel Rodrigues (Contratante)

    Estromfl, Leonor Martins (Contratante)   

    Habilitação para casamento: 1904 

    Número: 1.846

    Maço: 2893

    Galeria: A 

    Entre no site abaixo com o login do SIAN.

    http://consulta.an.gov.br/

    Ou você pode tentar comparecer ao prédio do Arquivo Nacional no Centro, com todos os cuidados de segurança.

    Tente ligar para descobrir se já está aberto.

    Nessa habilitação, deve ter os dados da Naturalidade dos nubentes.

    ===

    Procure também pelos registros religiosos de 1903 a 1905, com foco em 1904 pelo casamento religioso.

    Esses registros eram mais detalhados que os civis.

    Boa sorte!

  • Olá, @guimoss !!

    Sou novata nesta busca e muitos caminhos ainda não conheço:

    • como eu verifico os livros das freguesias? Naturalidade Viseu Concelho Viseu / Naturalidade Barro Concelho Agueda?
    • como eu procuro também pelos registros religiosos de 1903 a 1905 (foco em 1904 pelo casamento religioso)?

    Se puder me orientar seria ótimo!

    Obrigada pelos retornos desde já.

    Thais

  • @ThaisBessas

    Freguesia de Barrô - Concelho de Águeda - procure aqui - https://tombo.pt/f/agd05

    Freguesia de Viseu - Concelho de Viseu - https://tombo.pt/m/vis

  • @ThaisBessas

    A @Leticialele já passou os links das freguesias.

    Agora é folhear os livros e ver se acha o antepassado.

    É bom lembrar que a data que vc possui pode estar errada. Com isso, é bom voce olhar livros de datas anteriores e posteriores.

    Mas o melhor caminho é você pedir a habilitação do casamento dos seus bisavós como te expliquei acima.

    ===

    No fs, eu vi uma árvore (foi você que a criou?) com um batismo de um dos filhos do casal.

    Se eles batizaram um dos filhos, é provável que tenham casado no religioso.

    Eu olhei os registros de 1903 a 1905 e não encontrei o casamento religioso na Igreja de São Cristóvão.

    Busque em outras igrejas próximas ou em todas elas no intervalo citado, enquanto vc espera a resposta do AN pela habilitação.

    ===

    No fs, vc vai em PESQUISAR - CATALOGO - RIO DE JANEIRO (CIDADE) - REGISTROS RELIGIOSOS - ESCOLHA A IGREJA QUE DESEJAR -ESCOLHA O INTERVALO DE BUSCAS E PROCURE PELO CASAMENTO.

    Ou vc faz uma busca pelos bisavós (nome de um e o do outro no campo, cônjuge) e entre os resultados terá um batismo brasileiro.

    No cabeçalho, haverá algo assim: registros da Igreja Católica - Rio De Janeiro - São Cristóvão.

    Vc clica em Rio de Janeiro e vc verá a lista de todas as Igrejas do Rio.

    Se clicar em São Cristóvão, vc verá todos os livros disponíveis dessa Igreja.

    Boa sorte!

  • Olá @3pDwChbK , tudo bem?

    Vi que você sabe como fazer a busca on-line da base de dados do AN de uma habilitação de casamento. Estou começando a minha pesquisa e não sei como fazer, você conseguiria me ajudar? Desde já agradeço! Os dados são os abaixo:

    Encontrei a HABILITAÇÃO DE CASAMENTO DOS BISAVÓS:

    Pretoria do Rio de Janeiro, 10 (Freguesia de São Cristóvão) - 7C  

    Coelho, Manuel Rodrigues (Contratante)

    Estromfl, Leonor Martins (Contratante)   

    Habilitação para casamento: 1904 

    Número: 1.846

    Maço: 2893

    Galeria: A 

  • Olá @guimoss , tudo bem?

    O que é "fs" que vc citou na sua resposta?

    "No fs, eu vi uma árvore (foi você que a criou?) com um batismo de um dos filhos do casal.

    Se eles batizaram um dos filhos, é provável que tenham casado no religioso.

    Eu olhei os registros de 1903 a 1905 e não encontrei o casamento religioso na Igreja de São Cristóvão.

    Busque em outras igrejas próximas ou em todas elas no intervalo citado, enquanto vc espera a resposta do AN pela habilitação.

    ===

    No fs, vc vai em PESQUISAR - CATALOGO - RIO DE JANEIRO (CIDADE) - REGISTROS RELIGIOSOS - ESCOLHA A IGREJA QUE DESEJAR -ESCOLHA O INTERVALO DE BUSCAS E PROCURE PELO CASAMENTO.

    Ou vc faz uma busca pelos bisavós (nome de um e o do outro no campo, cônjuge) e entre os resultados terá um batismo brasileiro.

    No cabeçalho, haverá algo assim: registros da Igreja Católica - Rio De Janeiro - São Cristóvão.

    Vc clica em Rio de Janeiro e vc verá a lista de todas as Igrejas do Rio.

    Se clicar em São Cristóvão, vc verá todos os livros disponíveis dessa Igreja.

    Boa sorte!"

  • @ThaisBessas

    As habilitações de casamento não estão online.

    Conforme o @guimoss já havia dito. tem que fazer uma solicitação ao Arquivo Nacional. Entre no site (crie uma conta se não tiver) e faça o pedido.

    http://consulta.an.gov.br/

    Coloque na solicitação essas informações acima da habilitação para eles localizarem. Aí vão digitalizar e lhe enviar como PDF.

    Vai entrar numa fila e levará alguns meses até receber. Eles mandam por email atualizações quando há mudanças no status do pedido.

    Sobre o casamento religioso em 1904. Achei algo, mas não é o casamento em si; é algo como "provisão"; acho que era uma licença para casar que se tinha que obter antes do casamento em si.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GP93?i=63&cc=1719212

  • @ThaisBessas

    Eu te expliquei no link abaixo, como proceder o pedido da habilitação:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280961/#Comment_280961

    Vc se inscreve no SIAN do Arquivo Nacional (só buscar no google) ou no link da msg acima dá para inscrever. Eu recomendo o 1° caso (inscrição pelo SIAN).

    Vc informa esses dados numa janela e é notificada no email de cadastro em cada movimentação no pedido.

    ===

    Fs é Familysearch. É provável que vc tenha um parente (conhecido pu não) procurando pelo mesmo antepassado.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.