Busca por certidão de óbito

Olá amigos, bom dia.

Estou atrás da certidão de óbito de minha tataravó Antônia Nicéria Moreira do Amaral/ Antônia Nicéria do Amaral Costa, não sei qual o nome ao certo que ela usava, tenho documentos que divergem, por isso estou atrás dessa certidão.

Infelizmente não sei a data de falecimento da mesma, sei que no ano de 1936 esta ainda estava viva e com 56 anos de idade. Os pais dela se chamavam Antônio Gomes Moreira E Francisca Josephina das Chagas.

Creio que a mesma morreu e nasceu em Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro.

Agradeço qualquer ajuda na busca por esse documento.

Comentários

• editado March 2022

@biabarcelos - Campos dos Goytacazes - 28 de abril de 1941 - Termo 5320 - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P7Y-XT?i=74&wc=9GBX-W3F%3A113334701%2C113334702%2C119609501&cc=1582573

Antonia Niceria do Amaral Costa

• biabarcelosbiabarcelos Member
    editado March 2022

@Leticialele , primeiramente muito obrigada!!

Porém, estou com uma dúvida... se você puder me ajudar a esclarecer, por favor...

Dos documentos que tenho o nome de ANTONIA NICERIA está como: ANTONIA NICÉRIA MOREIRA DO AMARAL. Porém, apenas um deles consta como ANTONIA NICÉRIA DO AMARAL COSTA.

Estava a procura desta certidão de óbito para fazer a retificação na certidão de nascimento de minha avó, pois é a única que consta como "...do AMARAL COSTA", entretanto com a de óbito estando igual ao da minha avó, não seria possível.

Esta é a única divergência que tenho dentro do meu processo, sendo que ela não é a PORTUGUESA em questão.

Você acha que isso seria um problema em relação ao processo?

• @biabarcelos , você em a certidão de casamento?

Ela adotou o nome do marido - Christiano do Amaral Costa

Há vários registros de filhos do casal no Family Search, quem é a sua avó?

Você precisa transcrever o casamento? Qual o tipo de processo?

• @Leticialele

O português em questão é o avô da minha avó. Logo o processo seria o de neta.

Meu tataravô veio para o brasil e se casou com a Antônia Nicéria em 1884, com isso não precisei transcrever o casamento. E por conta de ter sido um casamento apenas religioso estou tendo dificuldade de achar o registro de casamento deles.

Minha avó é filha do João, ultimo filho do casal. Quem registrou o João foi o próprio pai quando o mesmo não tinha nem 1 mês de nascimento, assim como minha avó, foi o próprio pai que a registrou com menos de 1 ano de idade.

Já tenho o registro de batismo do Christiano (que nasceu em 1851)/ A certidão de nascimento do João e anexarei o de casamento também (já que ele foi registrado como João do Amaral e na maioridade usava João do Amaral Costa) / A certidão de nascimento de minha avó e a de casamento da mesma.

A única divergência dentro do processo é essa questão da Antonia Niceria Moreira do Amaral x Antonia Niceria do Amaral Costa. Pois nos docs do joão o nome dela consta como ''...Moreira do Amaral'' e no da minha avó como '' ...do Amaral Costa''.

Estou na duvida se dou entrada no processo assim mesmo com essa divergência ou anexo essa certidão de óbito para dar um melhor entendimento.

Com a sua vasta experiência dentro dos processos de nacionalidade, o que você acha melhor?

• editado March 2022

@biabarcelos , é na certidão de nascimento do João o nome da mãe consta como Antonia Niceria Moreira do Amaral e no nascimento da sua avó consta Antonia Nicéria do Amaral Costa?

Se for assim, creio que precisará retificar o nome da mãe na certidão do João!!

Ou o nome da avó na certidão da sua avó! Talvez essa seja a mais prática, pois poderá usar a certidão de nascimento do João para a retificação.

Lisboa está a cada dia mais exigente!

• @Leticialele Exatamente. No de casamento e no de Nascimento do João consta como ''...Moreira do Amaral''.

Porém achei que era levado em consideração o documento mais antigo, tanto o de nascimento como o de casamento são mais antigos que esse de óbito. Você acha que é possível fazer a retificação com um documento mais recente?

• @biabarcelos , tem que usar documentos mais antigos para retificar os mais recentes.

Use a certidão de nascimento do João para retificar o nome da avó paterna na certidão de sua avó.

Nas certidões seguintes (filhos e netos) o nome a avó não vai mais aparecer!!

• @Leticialele

Então seria possível fazer a retificação no documento de nascimento da minha avó com o documento do João?

Não sabia se seria possível pois em um cartório tinham me dito que só seria possível fazer essa mudança com o documento da pessoa em si (neste caso teria que ser um doc da própria Antonia Nicéria pra retificar a certidão de minha avó)

• Use a certidão de casamento do João, onde aparece o nome da mãe dele, para retificar a certidão de nascimento da avó paterna no nascimento da filha do João. Pode até levar a certidão de nascimento inteiro teor do João. O Cartório não fica com os originais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.