Apostila de Haia para histórico escolar

Vou fazer o apostilamento do meu histórico escolar (ensino médio brasileiro) para apresentar em Portugal e queria saber se precisa reconhecer assinatura (reconhecimento de firma) dos diretores que assinaram o documento ou basta solicitar apenas o apostilamento. Nunca realizei esse serviço por isso não entendo muito sobre.

Outra coisa é referente ao ensino fundamental brasileiro, preciso fazer apostilamento dele também?

Comentários

  • @FernandoSkuld

    Se for para comprovar o conhecimento da língua portuguesa, tal fato é presumido para países lusófonos.

    Não há necessidade do envio.

  • @FernandoSkuld , não tem a menor necessidade de mandar histórico escolar se nasceu no Brasil!! Economize!!

  • @Leticialele @guimoss é que no edital que estou seguindo está como um dos requisitos obrigatórios


  • @FernandoSkuld , sua pergunta foi genérica, por isso recebeu uma resposta padrão,

    Sim, para apostilar o histórico escolar tem que reconhecer a firma de quem assina.

  • @Leticialele perdão, não percebi que tinha sido tão amplo. Obrigado pela sua ajuda.

    Enfim, surgiu outro problema. Entrei em contato com a Escola que pretendo matricular e eles me disseram o seguinte:

    [1] Comprovativo de habilitação académica necessária para o ingresso no respetivo curso no país onde foi obtida, com expressa menção de classificação final obtida e indicação da escala de classificação adotada, validado pela entidade competente desse país e visado pelo serviço consular português ou apresentado com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

    Até a parte de apostilamento entendi tudo. Só que meu certificado de conclusão brasileiro não tem essas informações de indicação de escala adotada e expressa mensão de de classificação final. A escola se recusou a incluir. Sabe me dizer como eu consigo incluir essas informações? Ou alguém que já tenha feito?

  • @FernandoSkuld , não tem as notas finais de cada disciplina, no seu histórico escolar?

    A Escola não pode colocar a média final? Ex: 98/100?

    Leve para eles esse requisito e veja que solução podem dar!!

    Não serve a nota e a classificação no ENEM?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.