para o paulo

por favor diga-me se eu estiver equivocado. pretendo fazer a transcrição de casamento e óbito de meus avós diretamente na conservatória em portugal. pretendo entrar com pedido de atribuição para meu pai e depois a minha. ou seja, fazer trancrições em portugal e atribuição via consulado. o que me ddiz?

Comentários

  • Clauder

    Nao sei porque voce vai fazer parte do processo em PT e o resto no Brasil.
    Nao sei das suas condicoes financeiras e tambem disponibilidade de tempo.
    Se forem boas, sugiro que faca tudo em PT. Senao, peca as transcricoes pelo Consulado e depois faca as atribuicoes em PT, pois para processos de Averbamento (transcricoes) os Consulados no Brasil fazem rapidamente o envio para Portugal.

    No meu caso fiz assim: Solicitei (atraves pelo Brasil) a transcricao de casamento dos meus Pais no Cons. de Sao Paulo, mas nao esperei a resposta do Consulado, entrei em contato com Portugal que me deu as dicas e me informou sobre o andamanento do processo (que e rapido), depois solicitei daqui de Londres minha atribuicao (pelo correio) e qdo ficou pronta fui a Lisboa fazer BI e Passaporte.

    Abraco.
  • paulo

    acontece o seguinte: na certidão de casamento de meus avós foi declarado uma data de nascimento que não condiz com a data no assento de nascimento lá em portugal, e isso tanto para avô como para avó. a diferença é de menos de um ano, mas, infelizmente não bate.
    receio em dar entrada no processo de transcrição no consulado, e isso atrapalhar, pois uma retificação judicial seria muito desgastante.
    fiz contato com advogados de portugal e eles me cobram 500 euros para fazer as transcrições, e me disseram que são grandes as chances de passar batido as diferenças de datas de nasc. , haja visto que todos os outros dados batem, como por exemplo nome dos pais deles.
    e os advogados cobram 1000 euros para, em seguida , entrar com processo de atribuição para meu pai, fora os 175 que tem que pagar.
    ter o dinheiro, até que eu tenho, mas, como todo bom brasileiro não ténho sobrando, é lójico que vai fazer falta, mas ir pessoalmente também gastaria muito. e pelo consulado creio que seja demorado.

    será que arrisco? fazer a transcrição pelo consulado, e pagar os 1175 euros para os advogados para fazer a atribuição.
    ou tento fazer tudo sozinho? ou seja, pedir transcrição via consulado, em seguida me informar via telefone lá em portugal se já está averbado o casamento, para depois, via correio, enviar pedido de atribuição para meu pai...
  • Clauder

    Acho que se vc deve dar entrada pelo consulado e se eles constatarem a diferenca de datas, eles podem lhe devolverao o dinheiro pago. Pode ser que devolvam.
    Para isso, contate o consulado e pergunte sobre isso... nao dizendo sobre o erro. Pergunte apenas, "se tiver algum problema", se eles devolverao o dinheiro, entende ?
    Assim voce podera "tentar" nao pagar para advogado.
  • paulo

    muito obrigado pelas dicas. vou fazer isso mesmo. farei a transcrição de casamento e óbito via consulado, esperar alguns dias e tentar me informar diretamente em portugal se a transcrição já foi averbada. um abraço...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.