Ajuda para encontrar registro de casamento

Boa tarde a todos.

Comecei procurando meus bisavós portugueses a partir de uma anotação de desembarque, e com ajuda de alguns colegas conseguimos montar uma rede de informações e consegui finalmente encontrar os registros de nascimento (batizado) deles. Só que o meu problema agora está sendo o registro de casamento... estou há meses procurando e começo a achar que eles fugiram para se casar, pois não consigo descobrir absolutamente nada.

Explicando a situação e passando o que tenho em mãos:

Francisco d'Aguiar (30 anos) e sua "esposa" Maria Carreira de 27 anos (digo, entre aspas, pois não tenho certeza se eram realmente casados, mas no embarque em Açores ela foi declarada como esposa) embarcaram de S. Miguel para Santos em 1893, juntamente com 3 filhos, Maria (7 anos), Engracia (5 anos) e Manoel (2 anos).

Consegui encontrar o registro de batismo de Francisco d'Aguiar, nascido em 08/07/1862, batizado em 13/07/1862 na Paróquia Mãe de Deus, nascido em Nossa Sra dos Remédios, Povoação, filho de Francisco d'Aguiar e Victoria de Jesus.

Depois de muita busca, um colega encontrou o registro do passaporte de um irmão mais velho da Maria Carreira que emigrou 5 anos antes que ela, o que me levou a descobrir que ela era de outra Freguesia: Maria Carreira, nascida em 07/06/1866, batizada em 17/06/1866 na Paróquia do Divino Espirito Santo, nascida em Maia, Ribeira Grande, filha de José Carreira e Joaquina Vieira.

Só que, revirei todos os livros de casamento entre os anos de 1880 até 1893 (data da viagem), tanto de Povoação quanto de Ribeira Grande, e não aparece esse casamento. Pra piorar, encontrei casamento de 2 irmãos do Francisco, na mesma Paróquia onde a familia toda foi batizada, e dos 3 filhos que embarcaram pro BR, encontrei batismo só de 1, o mais novo (Manoel), que tambem foi batizado lá. Outra informação relevante, no registro de batismo do Francisco, nada se fala sobre o casamento dele com a Maria, mas tem um assento do casamento com Jorgina, na mesma Paróquia de todos eles (depois que ele e a Maria chegaram no BR, tiveram mais 4 filhos, um deles meu avô, aí a Maria faleceu, e contam que ele voltou pra Portugal pra se casar de novo, acredito que seja uma paixão antiga...)

Será que, de alguma forma, eles podem ter fugido e se casado em outro lugar, e registrado os primeiros 2 filhos fora de Povoação? Era comum isso acontecer?

Estou quebrando a cabeça pra resolver a falta desse documento, ampliei as buscas pra outros Concelhos e estou olhando página por página. Mas, caso não encontre mesmo, como faço pra dar entrada nos documentos pra cidadania do meu pai? (no caso seria dos meus bisavos para o meu pai)

Agradeço qualquer ajuda...

Comentários

  • @Mojavesp , você já encontrou o registro do bisavô, dizendo que os pais eram casados em Portugal. Para que quer o assento de casamento deles? Seu bisavô era o Manoel?

  • @Leticialele eu não tenho nenhum documento que prova que eram casados... consigo dar entrada só com o registro de nascimento dos 2?

    Não, Manoel era um dos filhos (irmão do meu avô). Manoel nasceu em Portugal, mas meu avô nasceu no BR.

  • @Mojavesp , quem foi o declarante do nascimento de seu avô?

  • @Leticialele estou fazendo o levantamento dos documentos de meu pai e avô nos cartórios, mas como nunca lidei com isso, posso tirar algumas duvidas com vc no privado, se não for te atrapalhar? Peguei a relação para netos que me passou numa outra postagem, mas estou completamente perdida.

  • @Mojavesp , vou mandar mensagem no privado e você responde, ok?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.