Ajuda para decifrar retificação anotada em registro de óbito

Colegas, boa noite!

Alguém poderia por favor me ajudar a decifrar o que está escrito na retificação anotada ao lado do registro de óbito de Theotonio de Oliveira: Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6S99-NTD?cc=1582573&wc=9GYD-RM9%3A113334201%2C135195401%2C143880801 ?

Parece-me que se trata de uma correção do nome dele, mas não dá pra entender direito.

Obrigado!

Comentários

• @eduardo_augusto

Vou copiar aqui @Leticialele se ela se dispõe a lhe ajudar, porque tem coisas ali que são poucos os que conseguem ler.

Tem que estar bem treinado em paleografia.

• @eduardo_augusto

"Retificação

Por despacho do Sr Dr Juiz (....) com processo regular tombado na guia (?) folhas 30, sob nº 6788 faço a presente a fim de tornar certo que o obituado do presente termo chama-se Theotonio Moacyr de Oliveira filho de Theotonio de Oliveira e de Izabel de Oliveira, que era casado com Neci (Nair?) Baptista de Oliveira. Dou fé Rio, 26 - 1942 Pelo oficial (??) assinatura ilegível"

• @Leticialele ... obrigado!

Que confusao, um antepassado meu se chamava theotonio josé de oliveira... que por sua vez teve um filho theotonio de oliveira, que casou e teve filhos: um filho theotonio de oliveira, outro moacir de oliveira, e depois mais um theotonio moacir de oliveira... acho que depois nem eles sabiam mais quem era quem!!

• @eduardo_augusto , desculpe a brincadeira, mas parece que eram gêmeos xifópagos!! hahaha

• @Leticialele , sabe que eu estou já há algum tempo desconfiado de que fossem gêmeos?

Me ajuda por favor a conferir os documentos? Observe que há registros de nascimentos diferentes, com datas diferentes, para o Theotônio de Oliveira e para o Theotônio Moacyr, inclusive feitas em cartórios diferentes... Por outro lado, é curioso que o registro do Theotônio de Oliveira tenha sido feito em 1902, enquanto o do Theotônio Moacyr tenha sido feito apenas em 1917, o que poderia significar também que o registro do Theotônio de Oliveira tenha "se perdido" na época, e a família fez um novo registro, "aproveitando" aí para alterar o nome da criança. Então eu ainda não tenho certeza de que sejam duas pessoas diferentes.

Theotônio de Oliveira, sua mãe deu à luz às quatro horas da manhã de ????: Theotonio de Oliveira, “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012” • FamilySearch

Theotônio Moacyr de Oliveira, nascido às nove horas da manhã de 14 de julho de 1902: Theotonio Moacyr de Oliveira, “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012” • FamilySearch

Moacyr de Oliveira, nascido em 1903, em quinze de novembro de 1903, às três horas da manhã: Moacyr de Oliveira, “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012” • FamilySearch

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.