Localização da Cidade do meu Avô em Portugal

Amigos,

Sou neta de cidadão português e estimamos que ele chegou ao Brasil entre 1907 e 1928.

Já fiz buscas em diversos sites, fichas de imigração etc. e não consigo encontrar a cidade de nascimento do meu avô e gostaria da ajuda de vcs.

Não encontrei o registro de seu casamento com minha avó Rosa Apparecida Magalhães, apenas que foi em São Paulo - Capital. Tampouco sabemos se de fato casou-se com ela.

Ele viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro onde teria se casado com Sarah Campeão Magalhães, mas não teve filhos e não foi localizado também registro de casamento.

Nome: Manoel de Jesus Magalhães (fonte: certidão de nascimento do meu pai)

Ano de nascimento: 1907 (informação não fidedigna)

Ano de falecimento: 1985 no Rio de Janeiro (fonte: registro de óbito - cita que deixou um filho maior, no caso o meu pai)

Nome do Pai: José Augusto Magalhães (meu bisavô)

Nome da Mãe: Elisa da Conceição Coelho (minha bisavó)

Teve 2 irmãos: Antônio Armando Magalhães e José Augusto Magalhães (similar ao do pai)

Qualquer ajuda para descobrir a cidade natal dele em Portugal será bem vinda.

Grata,

Yara Magalhães

Comentários

• guimossguimoss Beta
    editado March 2022

@Yara2022

Passaporte do avô:

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

256638 Manuel De Jesus São João da Pesqueira São João da PesqueiraJosé Augusto Magalhães Elisa da Conceição Coelho Menor 12 São Paulo Solteiro

A freguesia e Concelho de mesmo nome, do Distrito de Viseu:

https://tombo.pt/f/sjp09

Os livros estão bem completos. Não deve ser dificil de achar o batismo do seu antepassado.

===

Se a idade fornecida estiver correta, o passaporte é do ano 1919-1920.

Boa busca.

• guimossguimoss Beta
    editado March 2022

@Yara2022

Qual a nacionalidade das duas esposas?

Quem registrou o seu pai ou mãe, filho/a do português?

Busque no fórum o caso da JULBRA.

É parecido com o seu.

Mas eu manteria o óbito na cabeça para fixar o nome (Magalhães).

Verifique por divergências quando encontrar o batismo entre este e as certidões brasileiras.

===

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

Abraços

• As "esposas" eram brasileiras.

Meu pai foi registrado pelo pai dele, no caso meu avô, o qual procuro a cidade natal.

Grata pela ajuda!

• editado March 2022

@Yara2022

A cidade vc já encontrou, São João da Pesqueira.

Nesse pedido de passaporte que o @guimoss pesquisou, o irmão António Armando de 9 anos acompanha o Manuel de Jesus.

No seu lugar não hesitaria em solicitar as informações do passaporte ao Cepese como explicado no site:

http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

• @Yara2022

Talvez seja prudente pesquisar mais sobre essas esposas. Pode ser que peçam algo a respeito.

O seu caso é mesmo como o da JULBRA.

===

Antes de pedir o passaporte como o @Guilherme Moreira sugeriu, eu faria uma pesquisa na freguesia indicada.

Pode ser que vc acha o seu antepassado ou o irmão, como apontado pelo Guilherme Moreira.

===

Vc tem o óbito do português?

===

Quando foi feito o registro do filho do português pai do Requerente?

Se foi feito com menos de 1 ano, a transcrição é dispensada.

===

Faça a marcação como te indiquei aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279973/#Comment_279973

Boa sorte na busca!

• As "esposas" eram brasileiras.

Meu pai Carlos Magalhães foi registrado pelo próprio pai - Manoel de Jesus Magalhães, objeto da minha busca em 1929.

Pesquisei o link Tombo.pt que vc me enviou página por página todos os registros de batismo entre 1906 e 1910 e não encontrei o registro dele.

Tampouco encontrei o registro de passaporte.

@Guilherme Moreira, como vc descobriu que o Manuel de Jesus acompanhava o irmão Antonio Armando de 9 anos? Naõ vi isso em documento algum.

Por fim, meu pai, Carlos Magalhaes, nasceu em 24/02/1929, tenho a certidão de nascimento e óbito dele.

Tenho também a certidão de óbito do meu avô, objeto da busca, onde consta apenas o ano de nascimento, o nome da esposa Sarah Campeão Magalhães e que deixou um filho, no caso o meu pai, Carlos Magalhaes.

Tentei achar o passaporte, o navio que veio etc, nos sites brasileiros sem sucesso.

• As esposas, tanto a minha avó Rosa Apparecida "Magalhaes" como a Sarah Campeão "Magalhães" já são falecidas.

Estou tentando localizar a Certidão de Óbito da minha avó para ver se existe alguma informação adicional sobre o Portugues meu avô.

Realmente muito difícil mesmo achar qualquer coisa dele. Já entrei nos livros de batismo de São João da Pesqueira passei várias vezes todos os registros de vários anos sem sucesso. Inclusive nenhum dos 2 irmão aparecem lá, o que me faz pensar se foram mesmo batizados nessa freguesia.

Grata.

• @Yara2022

Vc continua não marcando as pessoas de forma correta.

Vc está correndo o risco da sua duvida se perder.

• @Yara2022

Já há duas possibilidades fortes de o seu antepassado e um irmão terem sido encontrados.

Se vc não encontrou, eu sugiro ver em outros anos. Erros em datas eram comuns.

Outra possibilidade é pedir o passaporte pelo cepese (15 euros por 1 passaporte e 13 euros cada, se pedir 2).

Uma terceira é fazer a pesquisa pelo passaporte encontrado no tombo. Vc terá mais informações.

• guimossguimoss Beta
    editado March 2022

@Yara2022

Se vc quiser, vc pode usar o passaporte para fixar o nome do português.

Peça uma Reprodução Narrativa e Certificada pelo AD. Mas, vc precisará encontrar o passaporte primeiro, o que vc pode fazer de forma nanual ou pedir pelo cepese.

O irmão deve ter sido um acompanhante.

• @guimoss

Obrigada pela ajuda!

Vou pedir o passaporte ao Cepese.

O que é o AD para pedir a Reprodução Narrativa e Certificada?.

• @Yara2022

Duas considerações:

1) o irmão deve ter sido o acompanhante e o nome dele deve estar mencionado no passaporte que eu encontrei para vc;

2) AD significa Arquivo Distrital. O do seu caso é o AD de Viseu.

Infelizmente, vc não poderá usar o passaporte, pois ele só tem o PRENOME COMPOSTO do seu antepassado.

A sua melhor opção é o óbito ou algum doc com o nome completo do português.

Obs: qd achar o batismo (e antes de pedí-lo), deixe todos os dados de todos os envolvidos, com exceção de dados privados, do português até o Requerente. O fórum verifica por possíveis divergências.

Boa sorte!

• @guimoss

Meu avô morreu no Brasil, Rio de Janeiro, mas não sei se a Certidão de Óbito daqui valeria como documento para o meu processo de Cidadania Portuguesa.

O site do Consulado Português só exige as Certidões de Nascimento de Inteiro Teor, minha e do meu pai, Carlos Magalhães. Cita que as buscas das certidões do português são feitas por eles, mas fiquei em dúvida por isso da minha procura por um documento do meu avô!!.

Por fim, notei no AD de Viseu que não existem ficheiros de emissão de passaportes de 1906 a 1913 e, notadamente de 1920/21, justamente onde haveria mais probabilidade de estar. Talvez por isso eu não tenha localizado o registro do passaporte dele.

Se a única solução for o registro de batismo vai ser dura essa busca.

Grata.

• @guimoss

Dúvida:

Com a ID que vc enviou eu peço os dados do passaporte ao Cepese. No processo de emissão do passaporte deve constar o registro de nascimento dele.

Portanto, estaria comprovado que ele é meu avô de fato.

Estou certa ou as exigências processuais vão muito além disso?

Grata.

• @Yara2022

O irmão encontrei na pesquisa do Cepese.

O seu processo deve transcorrer de forma muito simples. Afinal você nos disse que na certidão do seu pai consta que é filho de Manuel de Jesus Magalhães e os avós paternos José Augusto Magalhães e Elisa da Conceição Coelho. Essas informações são idênticas ao pedido de passaporte encontrado no Cepese pelo @guimoss , passaporte esse que foi feito baseado numa certidão de batismo. Quanto ao sobrenome Magalhães, nada mais normal que o filho Manuel de Jesus use o sobrenome do pai José Augusto Magalhães. Não há o que justificar.

Quando vc pagar os 15 euros ao Cepese, vai receber os dados do pedido de passaporte que, acredito eu, foi emitido no Porto.

Acredito também que os pais do Manuel são de outros Concelhos (cidades) vizinhos ao de São João da Pesqueira. A freguesia de nascimento deve ser fronteiriça a um desses Concelhos de nascimento dos pais.

Quando tiver a informação do pedido de passaporte, retorne aqui.

• @Yara2022

Meu avô morreu no Brasil, Rio de Janeiro, mas não sei se a Certidão de Óbito daqui valeria como documento para o meu processo de Cidadania Portuguesa.

O óbito é para fixar o nome do português. Essa certidão valeria, mas tem que verificar os dados com o batismo.

Se houver divergência, terá que retificar. Tem varios topicos que explicam isso em detalhes. Ache o batismo 1°.

Não faça pelos Consulados. Mande o processo diretamente a PT.

Os Consulados servem para emissão de passaporte, cartão cidadão e transcrições.

E sobre uma comprovação de parentesco, o batismo + um doc com o nome dele na vida adulta faz isso.

Acho que o seu caso não terá problemas.

Abraços.

• @Leticialele

Boa Noite,

Depois de ler muita coisa no fórum, percebi que vc talvez possa tirar minhas últimas dúvidas:

São dois processos de cidadania para netos que estou tratando:

A. O meu, Yara Regina Magalhães.

Já tenho:

Certidão de Nascimento do Nacional Português em word, meu avô, com os códigos de validação, emitido pela internet através do IRN.

Certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor apostilada do meu pai, brasileiro, filho do nacional português meu avô. (ambos falecidos);

Certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor apostilada da neta (Yara), brasileira.

Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Federal da neta (Yara).

B. Do meu marido, Rosemberg Pinto Pestana

Já tenho:

Cópia comum do assento de batismo do nacional português, avô dele, com número do assento, dia, mês, ano, igreja, freguesia (Sebadelhe da Serra), Conselho (Trancoso) e Distrito (Guarda). Não foi possível obter a certidão de nascimento, pois o livro de 1907, ano em que nasceu não está mais na Conservatória de Transcoso, mas sim no AD de Guarda;

Certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor apostilada da mãe, brasileira, filha do nacional português. (ambos falecidos);

Certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor apostilada do neto (Rosemberg), brasileiro.

Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Federal do neto (Rosemberg).

Por favor, o que mais precisaria para dar início aos dois processos? Falta algum documento/informação?

Li em algumas discussões antigas do fórum que seria necessário cópia do RG do Neto apostilado, mas no site do Consulado nada fala sobre isso. Vc saberia se de fato é necessário?

Grata por toda ajuda que puder dar!

Yara

• @Yara2022

Falta a cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos, para os 2 processos.

Quanto ao processo de seu marido, a certidão do avô dele tem que ser por cópia certificada pelo Arquivo Distrital. Como os Conservadores não têm acesso aos assentos de batismo, não têm como verificar sua autenticidade. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

Para cada um , o Formulário 1D impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado para ser assinado em qualquer cartório de notas para reconhecer a assinatura por autenticidade. Obtenha os Formulários com o recibo no cabeçalho após o pagamento com cartão de crédito em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

Faça os pagamentos separados.

Print do email que encaminha os Formulários, que também serve como recibo.

Os processos podem ser mandados juntos, ambos completos, em um mesmo envelope de envio.

Boa sorte!

• @Leticialele

Muito obrigada!

Yara

• @Leticialele

Muito obrigada pela ajuda!

No caso do meu marido, a mãe dele, filha do nacional português, acabou retirando o Alegria do sobrenome, pois casou-se.

Não seria necessária também a Certidão de Casamento dela para ficar demonstrado o sobrenome de solteira, ou isso já é verificado pela Certidão de Nascimento dela?

Yara

• @Yara2022 , não precisa mandar a certidão de casamento da mãe dele! Basta a certidão de nascimento inteiro teor; ela será, apenas, o elo entre o avô e o neto.

• @Leticialele

Antes tarde...

Vamos ter que obter o Certificado de Antecedentes Criminais da Argentina, pois tanto eu como meu marido moramos por 3 anos na Argentina.

Esses Certificados devem ter tradução juramentada, pois serão emitidos na língua espanhola, mas a dúvida é se precisariam ser apostilados, uma vez que a emissão é eletrônica a exemplo dos nossos aqui do Brasil que não precisam!

Yara

• @Leticialele

Olá,

Tudo certo, checado e conferido.

Encaminhei via DHL os requerimentos com o pedido de cidadania para neto(a) meu e do meu marido e chegaram na CRC de Lisboa em 03/06/2022.

Existe um modo de acompanhar os processos no site da CRC ou outro caminho?

Grata,

Yara

• @Yara2022 , em uns 4 meses, receberá um email (noreply@) com o número do processo e a senha para acompanhamento pelo site da nacionalidade. Preste atenção na caixa de spam, também!

Boa sorte!!

• @Leticialele

Muito obrigada por toda ajuda até aqui.

Vamos aguardar o email da CRC.

Abraços,

Yara

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.