Nacionalidade por tempo de residência

Bom dia!

Por favor, gostaria de saber se o processo para nacionalidade por tempo de residência (5 anos) também pode ser feito no Porto ou é apenas no CRC de Lisboa? Saberiam dizer mais ou menos quanto tempo demora até a conclusão do processo?

Muito obrigada!

Comentários

  • @maya

    SIM, por art-6.1 pode ser feito no ACP.

    Não sei dizer quanto tempo leva, porque o volume é muito pequeno, e muitos não voltam para informar. Eu creio que seja entre 6 -12 meses, se não houver exigências.

  • @gandalf obrigada! A certidão de nascimento do requerente deve ter sido emitida com menos de 6 meses ou já não existe mais essa exigência?

    Obrigada mais uma vez!

  • @gandalf só mais uma dúvida, por favor, para esse artigo o pagamento também pode ser feito por cartão de crédito?

    Obrigada!

  • @maya

    As certidões brasileiras valem por 1 ano da emissão até a recepção na conservatória. Sempre foi assim. (nunca foi 6 meses)

    Sim: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC6.1

  • mayamaya Member
    editado March 2022

    @gandalf , certo obrigada! Tenho um processo (ainda na etapa 01, dei entrada em outubro/21) em curso como neto de português no CRC de Lisboa, entretanto, o processo está demorando quase 3 anos. Existe algum problema em dar entrada como residente (que está saindo mais rápido) e depois cancelar o processo de neto? Eles fazem essa validação pra ver se já existe um processo em curso? Muito obrigada mais uma vez. Cps,

  • editado March 2022

    @maya

    Não faça isso. Se aparecerem dois processos ativos da mesma pessoa, podem cancelar os dois.

    Uma vez que dá entrada não há muito o que possa ser feito. O cancelamento leva muito tempo para ser confirmado, e perderia tudo.

    Informe os dados abaixo, eu jogo na planilha e lhe dou uma previsão de conclusão:

    NºProcesso, DataRecepção (pelo rastreio do correio/DHL), DataSenha (se foi por e-mail ou no balcão), ModoDeEnvio, FormaPgto, Idade, Status (bolinha verde na consulta online), DataAprovação (de houver).

    Supondo que vc deu entrada pessoalmente em 15/10/21, pagou em dinheiro, e recebeu a senha no balcão, você deverá estar aprovado em 03/10/23 e levará mais 6 meses para receber o assento.

    A menos que você tenha algum motivo para pedir urgência no processo (oferta de trabalho, matrícula em universidade, para tratamento de saúde). Se tiver alguma dessas condições, e apenas sua residência em PT não for suficiente, se conseguir justificar que a nacionalidade é essencial para o efeito pretendido, você conseguiria a nacionalidade como neto em poucos meses.

    Apenas mudar a modalidade não vai surtir o efeito desejado. Levará digamos 6 meses para conseguir interromper o atual processo, e vai iniciar um novo processo do zero, que leva 2 anos em média. Não haveria ganho.

  • mayamaya Member
    editado March 2022

    @gandalf seguem as informações do meu processo:

    Proc-105XXX/21 (Artº 1.D) / 14/10/2021 / 14/10/2021 (por email) / presencial no CRC de Lisboa / Multibanco (débito) / 31 anos / Etapa 01 (Foi recebido)

    [número do processo editado pela moderação]

  • @maya

    Para sua segurança, não escreve o número do processo no fórum público. Se ainda tiver tempo, edite o numero do processo. Não escreva o número todo. Se não editar em 1h clicando na engrenagem do canto direito, a engrenagem desaparece, e a @Leticialele ainda pode apagar pra você.

  • mayamaya Member

    @gandalf desapareceu .. :/ .. poderiam apagar, por favor? obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.