Dúvida sobre preenchimento do formulário do consulado SP

Bom dia,

Meu pai nacionalidade portuguesa por ser filho de portugueses. Agora estou iniciando o processo para a minha nacionalidade. No site do consulado geral de Portugal em São Paulo devo preencher um formulário intitulado "atribuição de nacionalidade para maiores" e nesse formulário pede para preencher em local de nascimento dos meu pais a freguesia, concelho e distrtito, assim quero perguntar o que devo escrever nesses campos uma vez que meus pais nasceram no Brasil.

Uma outra dúvida, o consulado não pede nenhuma documentação do meu pai. Assim, quero perguntar se tenho que levar algum documento do meu pai que tem a nacionalidade portuguesa.


Desde já agradeço à atenção

Comentários

  • @joaoohag , se é processo de filho, art 1C, mande para o Arquivo Central do Porto!! O processo lá está levando uns 6 meses para finalizar!

    Precisa

    Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;

    Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte;

    Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, levado a qualquer Cartório para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade. Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminhou o formulário, que também serve como recibo.

  • Boa tarde,

    @Leticialele

    Devido ao seu comentário quero entrar com o processo de nacionalidade através do formulário 1-C, assim quero perguntar se a cópia simples da certidão do meu pai é o mesmo documento que obtenho pelo civilonline e se devo apostilar esse documento? caso a resposta seja afirmativa devo adicionar de alguma forma o código de acesso da certidão?

    Talvez seja um pouco boba minha outra questão, mas é só juntar os documento e colocar no envelope? como eu faço o endereçamento do envelope ou como eu devo informar o endereço para o DHL do Arquivo Central do Porto?

    Pretendo enviar pelo DHL


    Muito obrigado pela atenção

  • Boa tarde,

    @Leticialele

    Outra dúvida é que fiz o pagamento do formulário 1C, mas eu não o recebi. Como devo proceder?

  • @joaoohag , o pagamento do Formulário foi confirmado?

    Olhe também em sua caixa de spam!!

    Se o pagamento foi confirmado e o formulário não chegou, mande um email para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e pergunte o que houve!!

    Sim, a certidão que você obteve pelo civil online, impressa em casa, é o documento necessário para provar que você é filho de português. Não tem que apostilar!!

    Junte sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do seu RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao Cartório para ser assinado e ter a assinatura reconhecida por autenticidade

    Print do email que encaminhou o formulário, que também serve como recibo.

    Coloque os documentos em um envelope, ou prenda com um clipe, leve à DHL.

    Eles fazem a etiqueta e enviam para o ACP.

    Leve identidade, eles tiram cópia, por exigência da Receita, por ser envio internacional.

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.