Localizar Registros de Portugueses no Basil

Paulo, gostei muito da sua comunidade, clara, objetiva e prática! Obrigada por aceitar-me.

Estamos iniciando o processo de cidadania para o meu esposo que é bisneto de português, a avó dele é viva e o pai dele tb.

Na família não conseguimos mais informações a não ser que eles nasceram em Mogadouro/Portugal, as certidões de óbito e Casamento só diz Portugal, conseguimos Mogadouro pela certidão de casamento da avó do meu esposo.

Já fiz pesquisa no município de Mogadouro e lá na está, dia 19/11 pedi para o Arquivo Distrital de Bragança uma pesquisa em algumas freguesias de Mogadouro, mas ainda não obtive resposta.

Encontrei pessoas que fazem busca, mas o valor é extremamente alto para a pesquisa, só iremos pagar efetivamente se a resposta do Arquivo Distrital for que em nenhuma das freguesias que passei consta assento de nascimento dos portugueses. Tendo em vista que são apenas 16 euros uma certidão! Pagar 600,00 reais é só no extremo mesmo!

Em contrapartida gostaria muito de ver se encontro mais alguma informação aqui no Brasil mesmo, em órgãos que tem registro de imigrantes, já que na família não conseguiremos.

Pelo que andei lendo na comunidade existem lugares que podemos fazer busca de quando eles chegaram ao Brasil.

Você poderia me ajudar nisso?

Quais são as fontes que devo procurar e como proceder sem ter que ir pessoalmente?

Desculpe-me pelo texto gigante, mas penso que minha dúvida pode ser de mais pessoas!

Abçs

Débora

Comentários

  • 1ª parte - E-mail recebido do Arquvio Nacional

    O Arquivo Nacional não dispõe de um banco de dados que contenha informações gerais sobre estrangeiros, nem de listas nominais de famílias, de modo que se possa encontrar rapidamente dados de um imigrante ou família pela simples indicação do nome.
    O atendimento a distância só é possível quando o requerente fornece as indicações necessárias à realização de busca em diversos conjuntos documentais, observando os diferentes documentos de cada conjunto, a saber:
    listas de passageiros de navios, livros de registros de entradas de imigrantes nas hospedarias, prontuários de registros de permanência de estrangeiros no Brasil (carteira modelo 19) e processos de naturalização.

    Para o exame das listas de passageiros são necessários: o nome completo do estrangeiro, o dia, mês, ano do desembarque ou o mês, ano e nome do vapor, como também o porto em que ocorreu o desembarque. Caso não disponha das informações necessárias, a busca deverá ser realizada, pessoalmente, na sala de consultas do Arquivo Nacional, na Praça da República, 173 - prédio principal - Centro, Rio de Janeiro - RJ, de 2ª a 6ª feira, das 8:30 às 16 horas, tel. (0**21) 2179-1235.
    Nas listas nominais de passageiros não consta a cidade de nascimento do estrangeiro, ou tampouco documentos anexos.
    Do porto do Rio de janeiro, há somente a partir do ano 1873. As listas de passageiros anteriores aos anos acima indicados não se encontram sob a guarda deste Arquivo e não se têm notícias a respeito do destino dado às referidas listas.
    Do porto de Santos, há somente a partir do ano 1895, havendo, antes deste ano, apenas, parte da lista de passageiros do vapor Solferino de 1894. No sítio institucional do Memorial do Imigrante www.memorialdoimigrante.sp.gov.br há serviço de consulta on-line, bastando informar o sobrenome do imigrante e o ano de chegada, para a possibilidade de localizar desembarques de 1888 a 1894.
  • 2ª parte - E-mail Recebido Arquivo Nacional

    Para o exame dos fichários nominais de prontuários (processos) de registros de estrangeiros (RE, SRE, carteira modelo 19), são necessários: o nome completo do estrangeiro, a filiação e a cidade / estado da região Sul ou Sudeste onde o estrangeiro vivia e/ou fez o registro. No caso de estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, favor entrar em contato com a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (AN COREG), tels. (0**61)3344-1038 e (0**61) 3344-8242, e-mail arquivonacional.coreg@in.gov.br.
    O registro de estrangeiro tornou-se obrigatório somente a partir do Decreto-lei nº 3010, de agosto de 1938 para todos os estrangeiros, em caráter permanentes no país que tivessem 60 anos ou menos à época do referido decreto. Portanto, não solicite consultas relativas a RE (ou SRE ou carteira modelo 19) anterior a agosto de 1938.
    Os prontuários de registros de estrangeiros feitos na capital de São Paulo, somente podem ser localizados pelo número do registro de estrangeiro - RE - (não é o número de registro geral - RG - ), o qual poderá ser solicitado ao Memorial do Imigrante: rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo - SP, tels. (0**11) 6692-7804 e (0**11) 6692-1446, sítio www.memorialdoimigrante.sp.gov.br.
    Os prontuários feitos no serviço de registro de estrangeiro das delegacias de polícia de somente 171 cidades do interior do estado de São Paulo foram recolhidos ao Arquivo Nacional pela Polícia Federal, à disposição do público. Não há notícias sobre o destino dado aos processos feitos nas demais cidades.
    Atenção: Os registros de estrangeiros constituídos de letras e números não se encontram no Arquivo Nacional e poderão ser solicitados na Seção de Cadastro de Estrangeiro da Policia Federal nos Estados.
  • 3ª Parte - E-mail Recebido do Arquivo Nacional

    Para o exame dos índices nominais de processos de naturalização entre 1823 e 1959, são necessários: nome completo do estrangeiro, filiação, e, se possível, o ano do nascimento e do óbito. No caso de processos entre 1960 e 1974, favor entrar em contato com a Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal (AN COREG), tels. (0**61)3344-1038 e (0**61) 3344-8242, e-mail arquivonacional.coreg@in.gov.br.
    Para obter certidão de naturalização, assim como para verificação de processos posteriores a 1974, favor solicitá-la à Divisão de Nacionalidade e Naturalização do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, tels. (0**61) 3429-3402, (0**61) 3429-3497, fax (0**61) 3322-7818, e-mail dnn@mj.gov.br, sítio institucional www.mj.gov.br/Estrangeiros.
    Visite nosso sítio www.arquivonacional.gov.br > SERVIÇOS AOS USUÁRIOS > ATENDIMENTO À DISTÂNCIA > perguntas freqüentes onde poderá obter informações a respeito da documentação disponível sobre imigrantes e o que é necessário para que o atendimento seja possível. De posse das informações solicitadas, envie sua solicitação para esta Coordenação através do formulário presente no sítio, e-mail (consultas@arquivonacional.gov.br), fax ((21) 2179-1304) ou carta (Arquivo Nacional - Coordenação de Atendimento a Distância - Praça da República, nº 173, prédio A, nível 0 (térreo), sala 11, Centro, Rio de Janeiro - RJ, cep 20211-350. Favor informar também seu nome e endereço postal completos para correspondência.
  • Paulo - dicas

    Paulo mediante a tudo isso que eles responderam, se você tiver alguma outra dica de encontrar documentos que eu expliquei no primeiro item desse tópico, eu agradeço!

    Abçs

    Débora
  • Debora

    Infelizmente eu nao conheco outros orgaos ou meios de pesquisa.
    Os que conheco voce citou acima.
    Mas acho que voce tera sucesso na pesquisa da Conservatoria que ele nasceu.
    Enquanto isso vou tentar achar outros meios ou pessoas pra nos ajudar.
    Abraco.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.