Alguém sabe o que fazer nesse caso?

Oi gente, alguém sabe o que fazer nessa situação:

Estou reunindo os documentos para dar entrada no processo de neto para o meu avô e achei um problema com a certidão de nascimento da mãe dele (brasileira), o nome da mãe dela (avó do meu avô) aparece diferente, o nome da mãe é Amelia Ferreira Martins e aparece Amelia Aurino Maciel (segundo o próprio cartório, pq está um pouco ilegível). Perguntei como faz pra retificar e disseram que só por ordem judicial, alguém sabe o que fazer nessa situação? Se gasta muito e se posso evitar fazer esse processo?

Além disso a data d nascimento da minha bisavó está diferente entre essa certidão de nascimento e a certidão de casamento dela

Assento de Nascimento Zelia Ferreira Martins - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRC9-7CW?i=42&cc=2016195&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKD7-1XH1

Casamento Zelia -

Comentários

• @caioreis , use a certidão de casamento para retificar a certidão de nascimento da filha, conforme preconiza o art 109 da Lei de Registros Públicos.

O processo se faz no Cartório, mas é ouvido o MP e o juiz, se concordar, determina a retificação através de averbação à margem do registro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.