Não sei onde continuar

Eu fiz cadastro no site: https://digitarq.advis.arquivos.pt/ para solicitar a certidão do meu avô e obtive a seguinte resposta:


MENSAGEM RECEBIDA

Exmo Sr.

Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Resende, à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.

Com os meus cumprimentos,

Maria das Dores Almeida Henriques

Diretora


Eu devo prosseguir por aqui? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Alguns dados do meu avô:

  • DISTRITO: Viseu
  • CONCELHO: Resende
  • FREGUESIA: Barrô
  • NOME DO PAI: Joaquim Leitão
  • NOME DA MÃE: Cacilda Ferreira
  • NOME: Manuel Leitão
  • CÔNJUGE: Maria de Lourdes
  • DATA DO ATO/DOCUMENTO: 1924-11-14

Obrigado novamente.

«1

Comentários

  • @douglasfleitao

    Sim, assentos pós 1911 podem ser conseguidos pelo civilonline (10 euros).

    Os arquivos distritais só tem assentos de batismo, anteriores a 1911.

  • Obrigado @CarlosASP, consegui solicitar hoje a certidão de nascimento.

  • @CarlosASP, @douglasfleitao... quanto tempo, em média, demora até ser emitida a certidão de nascimento pelo civilonline? obrigado!

  • @DRROCHA levou apenas algumas horas, mas não sei dizer se é um padrão.

  • @DRROCHA , até 24h após a confirmação do pagamento de 10 euros

  • Olá @Leticialele e @CarlosASP, tudo bom denovo?

    Eu consegui as certidão pelo site CIVILOnline e lá, constam as seguintes informações:

    Documento de Certidão Online (A impressão do documento não tem valor de certidão) e um link para a certidão (imagem abaixo)

    Mas estou perdido, não encontrei nenhum link para a Conservatória do Registo Civil de Resende, a qual devo solicitar a certidão impressa como manda o processo.

    Eu estou me confundindo em alguma parte?

    Obrigado.

  • @douglasfleitao , mande uma cópia dessa certidão!! Quando forem analisar o processo, verificarão a validade no sistema!!

    Relaxe, não precisa pedir certidão alguma à CRC de Resende!!

  • editado March 2022

    Boa noite @Leticialele, tudo bom novamente?

    Eu preenchi o formulário D1 e me deparei com uma dúvida, eu preciso solicitar as certidões de nascimento apostiladas ou apenas a de casamento serve? porque no formulário pede a de nascimento, então os documentos necessários são:

    • Meus documentos:
      • Certidão de Nascimento
      • Certidão de Casamento (atualizada com o divorcio)
    • Documentos (Pai):
      • Certidão de Nascimento
      • Certidão de Casamento (atualizada com o divorcio)
      • Certidão de Óbito
    • Documentos (Avô):
      • Certidão do CIVIL Online
      • Certidão de Óbito

    Obrigado de novo =)

    ps.: sei que uma dúvida meio basica rsrs.

  • @douglasfleitao , você só precisa mandar a certidão de casamento se mudou o nome após o casamento.

    Do requerente, tem que mandar, obrigatoriamente, a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Do pai, a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada; a certidão de casamento não é necessária.

    Do avô, cópia simples da certidão do civil online que, se não tiver o nome completo, deve ser acompanhada da certidão de casamento ou de óbito, para fixar o nome usado na vida adulta. Essas certidões não precisam ser apostiladas.

    Dê uma olhada na documentação: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

  • Bom dia @Leticialele, muito obrigado por me ajudar. Você e os outros membros desse fórum são pessoas maravilhosas.

    Nesse campo do formulário 1D é apenas preencher, enviar o formulário e aguardar o email para pagar os emoluentes correto?

    Obrigado novamente por me ajudar com essas informações.

    abs.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @douglasfleitao

    Essa parte é a identificação da pessoa e dados do cartão de quem fez o pgto por essa modalidade.

    Vc tem duas escolhas: cartão de crédito/débito físico liberado para compras internacionais ou cartão virtual de app OU Vale Postal.

    Essa última opção está em desuso, mas vc pode fazer.

    Se vc esta usando o modelo do fórum, eu sugiro pegar o form 1D genérico do site do IRN (Vale Postal) ou receber o seu formulario 1D por email após o pgto por cartão, com esses dados individualizados.

    Se pagar por cartão, envie junto o email do recebimento do form. 1D e o indique no campo "outros docs", assim: EMAIL DE RECEÇÃO DO FORMULÁRIO 1D (ou algo do gênero) + os outros docs adicionais.

    Deixe o email das partes aparecendo na impressão.

    Se pagar por VP, tire duas cópias, envie uma e guarde outra com vc, junto com o original.

    No campo "outros docs", vc coloca assim: VALE POSTAL PARA PAGAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE NETO (ou algo do gênero)+ os outros docs adicionais.

    Abraços

  • editado March 2022

    Boa tarde, @guimoss, tudo bom?

    Acabei de fazer o pagamento dos emoluentes no valor de 175 euros e assim que o formulário chegar no meu e-mail, farei as devidas alterações, parece ser mais simples preencher novamente.

    Obrigado pelas informações.

    Engraçado que não recebi nenhum e-mail, imaginei que seria automático por se tratar de uma plataforma digital.

    esse foi o link utilizado: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    abs

  • @douglasfleitao , aguarde um pouco, e olhe também na caixa de spam!!

  • editado March 2022

    @guimoss e @Leticialele Acabou de chegar! =)

    Deixo aqui o registro pra outros usuários, NO MEU CASO levou 2 horas para confirmar.

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @douglasfleitao

    Vc tem que preencher o formulário que chegar até vc, que estará com os dados especificos do cartão e email no cabeçalho.

    Nao use nenhum outro!!!

    Vc pode preencher pelo PC.

    Vc poderia divulgar a empresa de cartão que vc utilizou? E se utilizou o cartão físico ou virtual pelo app?

    O guia para preenchimento do form 1D:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1

    Boa sorte!

  • @guimoss claro que posso, é um cartão crédito físico Santander elite visa platinum

  • @douglasfleitao

    Muito obtigado!

    Teve que fazer alguma liberação com o banco, como o setor anti-fraudes?

    Abraços

  • editado March 2022

    Não @guimoss, nada do tipo, no app está habilitado compras internacionais. De resto nada de novo.

    Desculpe a demora pela resposta, estava com problemas de saúde.

  • @guimoss você poderia me ajudar novamente por favor?

    No quadro 2 do formulário 1D, eu preencho com os dados do civil online dessa maneira?

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @douglasfleitao

    Vc não precisa preencher esses dados.

    No item 1, vc coloca o nome do português. Deixe o item 2 em branco.

    Apenas mande uma cópia simples do assento de nascimento. Vc pode tirar quantas cópias desejar de um assento do civilonline.

    E no quadro 4, se não me engano (o que menciona "outros docs"), vc marca um x no campo que menciona o ascendente em 2° grau (avô).

    O resto é como está no guia.

    Obs: cuidado com o preenchimento do item "outros docs", caso tenha algum.

    Um deles, vc pode colocar assim: CÓPIA DO EMAIL DE RECEÇÃO DO FORMULÁRIO 1D.

    Deixe a lista dos docs que vc pretende enviar, que alguém dá uma conferida.

    Abraços

  • @douglasfleitao

    E obrigado por responder.

    Desejo melhoras para a sua saúde.

  • @douglasfleitao

    E na impressão do email (se pagar por cartão), deixe os emails de ambas as partes visíveis.

    Abraços

  • Obrigado @guimoss , já estou melhor, realmente foi um fim de semana ruim kkkk. Fui na agência do Santander aqui na faculdade que trabalho, a atendente me disse que se o cartão for internacional, basta habilitar no app que a compra dificilmente será bloqueada, desde que respeite os limites de compra do cartão obviamente.

    Comparei todos os campos de preenchimento do Formulário 1D encontrado aqui no fórum com o que me foi enviado por e-mail e eles são idênticos, a única diferença é o cabeçalho da página 1 vir preenchido com o número da transação, o nome e e-mail, porém, o do fórum, possui a opção de preencher esses dados de maneira dinâmica, portanto, não faz diferença para a impressão.

    O Quadro 4, até onde entendi, deve ficar dessa maneira (imagem abaixo) e enviar os documentos que a @Leticialele me indicou mais acima, correto?

    Não precisa apostilar a certificado de registro criminal emitido pela SSP-SP né?

  • @douglasfleitao

    Não precisa apostilar. Basta imprimir a consulta de um lado da folha. Virar a folha na impressora, clicar no quadro de certificação, e um pop-up se abre. Faça um print-screen (Ctrl-P), e imprima o conteúdo da nova janela atrás da mesma folha.

    Fica a certidão de antecedentes de um lado, o certificado do outro. Só isso, e pode mandar. Fique de olho na validade que é apenas 90 dias, e com a greve da PF na alfândega as coisas andam demorando mais, o processamento em PT está mais lento pelas mudanças. Por isso deixe para fazer isso quase na véspera de enviar.

  • Olá @Leticialele @guimoss

    Paguei a taxa 15:58 e 15:59 recebi o formulário...

    Será que o meu processo vai ser assim rápido? rsrsrsrsrs

    Complementando, fiz o pagamento através do cartão de crédito Visa Platinum, Ourocard do Banco do Brasil.

    Antes fiz a liberação no aplicativo para compra internacional.

    Abraços

  • Boa noite! Poderiam me ajudar? Não sei como preencher os dados não página de pagamento por cartão de crédito... Estou entrando fazer sozinha o processo de atribuição de nacionalidade para a minha mãe, que é filha Den portugueses. Agradeço qualquer ajuda. Obrigada

  • @Luciana Carvalho Caldeirao

    Nome - Nome próprio do titular do cartão

    Apelido - Sobrenomes do titular do cartão

    Nome do Requerente - Nome completo da sua mãe (se ela não for a titular do cartão)

    O seu E-mail - coloque seu email ou o dela, o que for mais fácil de acessar

    Repita -

    Morada - endereço da sua mãe OU do titular do cartão

    Código Postal - CEP

    Localidade - Cidade e Estado

    País - Escolha Brasil (se estiver no Brasil)

    Telefone - 55 (DDD) XXXXXXXXX

    O restante não tem que preencher (1 e 175 euros)

    Depois clique em "Confirma"

    Use um cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo Nubank). Uma das etapas do pagamento, por causa do sistema de pagamento, tem que ser feita com o celular.

    Boa sorte!!

  • @mariodcortez

    Que bom que conseguiu!!!

    Nesse link, vc descreveu a liberação pelo app do BB para compras internacionais.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288649/#Comment_288649

    Vc poderia dar o passo a passo dessa liberação?

    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.