nacionalidade por casamento sem falar português como língua nativa e documentos com mais de 1 ano

Meu irmão tem cidadania portuguesa por atribuição e é casado com uma cazaquistanesa desde 3 de maio de 2016 (cinco anos, quase seis). A esposa está agora aplicando para a cidadania portuguesa também e pretende enviar os documentos para Lisboa e eles já tem o casamento transcrito, porém ainda temos umas perguntas. 

1 - O Cazaquistão não emite múltiplas cópias de certidões de nascimentos, na verdade emite apenas uma copia uma única vez que voce a peça (sim, é uma regra muito estranha mas que é bem normal em países que são ex-repúblicas soviéticas) . A sua esposa pegou uma cópia desta no final de setembro de 2021. A cópia já se encontra devidamente traduzida pro português e apostilada. Estamos porém com receio das autoridades portuguesas não aceitarem esse documento pois quando o receberem terá mais de 6 meses desde sua emissão (ou seria 1 ano?). Já que o nosso casamento está quase com 6 anos completos, seria possível enviar os documento já agora? Assim, a certidão de nascimento chegaria lá com menos de 1 ano de emissão. Ou devemos esperar até maio? Pois eu penso que até o processo começar a ser analisado, os 6 anos já estarão completos e, com isso, teremos dispensa da necessidade de comprovar vínculos, não? Já que, pelo que li aqui no fórum, leva no mínimo 4 meses para numerar o processo e gerar a senha de acesso.

3 - Qual seria a validade para os certificados de antecedentes criminais?

No site acima não há nenhuma informação sobre o quão recentes essas certidões devem ser (por exemplo, emitidas há menos de um ano). Digo isso porque ela morou na Bélgica, Rússia e EUA e possui os certificados de todos os tres países, devidamente traduzidos e apostilados, mas eles foram emitidos no ano passado e leva muito tempo ate emitir, traduzir, apostilar tudo novamente, então gostaríamos de mandar assim. Alguém sabe algo a respeito?

4 - Ela precisa enviar comprovante de que fala português? Se sim, que tipo de documento?

Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.