Naturalizaçao de Netos
Boa Noite,
Bem queria uma informações de vcs, minha mãe já é naturalizada e fez a convolação, tudo certinho, com isso eu e minha irmã fizemos nossas atribuiçoes e estamos passando para nossos filhos.
Pois bem, além de minha irmã e eu, agente tinha mais 2 irmãos que faleceram 1 em dez de 2019, outro em fev de 2020 e deixaram seus respectivos filhos.
Minha duvida é o seguinte, posso fazer a naturalição de meus sobrinhos, filhos de meus irmãos que faleceram, pela avo deles que esta viva, sendo que ela tb (a avó deles) foi feito processo na aquisição (acho que o nome é esse) e depois a convolaçao e/ou conversao.
Se sim, qual o procedimento para fazer a Naturalização (não sei se é esse processo) deles, por via de sua avó ora minha mãe.
Favor me informar passo a passo se eles puderem fazer o processo, isto é qual tipo, formulários, valores e certidões e tudo mais que precisar.
Agradeços a todos pela ajuda.
att
Dr. Alexandre Cairrão
Comentários
@alexandre sm cairrao , faça a atribuição dos sobrinhos cujos pais faleceram como netos, pelo artigo 1D.
Também é processo de atribuição, desde 2017.
#Leticialele
Boa noite Leticia, obrigado pela ajuda, mais os pais deles, ora meus irmãos falecidos, não chegaram a fazer a atribuição deles
@Leticialele
Boa noite, novamente obrigado pela ajuda, os meus irmãos falecidos, pais dos meus sobrinho não chegaram a fazer a atribuição deles, mesmo assim eles podem fazer direto pela avó, ora minha mãe?
@alexandre sm cairrao
A mãe (neta-naturalizada) depois da convocação é portuguesa por Atribuição.
Desse modo, os netos dela podem pedir a nacionalidade por Atribuição de Netos pela mãe, portuguesa nata.
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços
@Leticialele
Obrigado pelas informações, deixa ver se eu entendi.
Quer dizer que meus irmãos falecidos, ora seus filhos poderão pedir diretamente a sua atribuição pelo formulário 1D, mesmo que seus pais não tenham feito a atribuição, se sim.
Pode me informar valores, formulários, documentos pf, eles estão querendo ir embora ano que vem, vc sabe mais ou menos quanto tempo esta levando este processo?
Obrigado
@alexandre sm cairrao , sim, podem fazer como netos!
Custa 175 euros se forem maiores, grátis se forem menores.
Só tramitam na CRCentrais - Lisboa.
@Leticialele
Pode me passar todos os documento necessários para fazer o pedido e qual formulário.
@alexandre sm cairrao
Mandei no privado um documento de uma pessoa com o seu sobrenome.
Pode ser parente.
@Leticialele Boa tarde,
Quando vc puder e souber tb, o formulário de preenchimento para meus sobrinhos filhos do meu irmão falecido, so para lembrar só minha mãe tem cidadania, meus irmãos falecidos não, acho que é cidadania para netos, quais documentos e qual conservatório devo mandar, qualquer coisa que vc tiver relevante já ajuda.
Agradecido.
Att.
Alexandre Cairrão
@alexandre sm cairrao
A lista dos docs está na 2a parte dessa msg:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271
O guia de preenchimento do formulario 1D:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1
O caso dos seus sobrinhos é de Atribuição e não, de Aquisição.
@alexandre sm cairrao
Formulário 1D, obtido após o pagamento dos emolumentos no valor de 175 euros (se os sobrinhos são de maior idade) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Juntar:
Certidão do(a) português(a), cópia simples do civil online;
Certidão inteiro teor , apostilada, do filho do português;
Certidão do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação;
Atestado de antecedentes de todos os países em que residiu após os 16 anos. No Brasil - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais Imprima a certidão e a validação no verso. Os dois links estão na mesma página;
Mandar a documentação, cada processo completo - documentos não podem ser compartilhados- para a CRCentrais - Lisboa. O envio pode ser no mesmo envelope da DHL.
Conservatória dos Registros Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 - Lisboa