Formulário D1 - preenchimento

Prezados,

No Quadro 2, destinado às informações do ascendente português, preenchi os dados pessoais do meu avô, porque, no meu caso, não se trata de certidão de nascimento, mas de assento de batismo.

Fiquei na dúvida se agi corretamente, uma vez que a orientação é de serem informados os dados do português, "se não for enviada a certidão de nascimento." Ou seja, fiz uma interpretação literal dessa parte.

Alguém para me ajudar, uma vez que voltarei ao Cartório, para também tentar corrigir a aposição do selo da autenticaçāo.

Antecipadamente, grato.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @videira

    Creio que vc se equivocou.

    Como é batismo, esse campo fica em branco e no campo 4, vc marca um x no "assento do ascendente em 2° grau".

    Olha o guia para atribuição de netos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1

    Boa sorte!

  • @guimoss aproveitando este tópico, me bateu uma dúvida agora... já estou com tudo pronto para envio a CRC, mas no formulário 1D não tem campo para marcar o envio do passaporte apostilado. Pergunto: eu escrevo q estou enviando passaporte no quadro 4 em Outros Documentos, ou não preciso relacionar isto e só enviar o documento? Obrigada!!!

  • @clarissemartins

    O passaporte não precisa ser mencionado no Quadro 4, pois ele já é mencionado no Quadro 1, quando pede a identidade do Requerente, junto com a data e órgão de emissão.

    Já vi pessoas preenchendo o campo "outros documentos", com vários tipos, mas nunca vi menção ao RG ou passaporte.

    Boa sorte no seu caso!

  • @guimoss obrigada!!! Amanhã devo enviar tudo pela DHL. Tão logo seja recebido em Lisboa lanço na planilha de acompanhamento!

  • Grato, mais uma vez,@guimoss.

    Infelizmente, acabo de vir do DHL, após uma maratona no Cartório, e o formulário seguiu com o erro.

    Fiz o que você diz, ou seja, informei no campo 4 o envio do documento do ascendente em 2 grau, mas, lá no quadro 2, informei os dados dele.

    Será que a Conservatória não relevaria essa inconsistência, desconsiderando as informações? Ou já devo reenviar outro formulário, corrigindo-a? Temo que isso possa atrapalhar o processamento.

  • @videira , não tem problema algum preencher o quadro 2, desde que você mande o assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital

  • @videira

    Ah, que pena que enviou.

    Mas a msg da @Leticialele acima é um alívio

    Abraços

  • @Leticialele , @guimoss , obrigado pela atenção e a ajuda de sempre.

    Fiquei aliviado sobre essa parte do problema.

    Agora, é só rezar para a questão do selo. Queira Deus que eles relevem.

  • @videira

    Qual unidade do DHL vc usou?

    Qual foi a modalidade do pgto, se posso perguntar?

    Obrigado.

  • @guimoss , sem problemas.

    Enviei pela unidade DHL do Hotel Nacional, aqui em Brasília, e paguei com cartão de crédito.

  • @videira

    Obrigado.

    Desejo rapidez e sucesso no seu processo.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.