Divergência entre documentos Brasil / Portugal

Olá boa noite ! Poderiam por gentileza me tirar algumas dúvidas com relação ao processo de cidadania, conversando com minha avó, ela me relatou que meu avô veio de Portugal com a família dele, consegui encontrar os assentos de batismo e casamento dos pais e irmãos.

A certidão que consegui localizar está em nome de Manuel, batizado em 19/04/1896 e nascido em 28/02. Nos documentos de imigração aqui do Brasil consta a data de nascimento de 28/08/1895, (o único filho nascido em 1904 foi Martinho que faleceu antes da vinda ao Brasil) aqui no Brasil quando ele ( meu avô) foi casar ele não utilizou o nome Manuel mas o segundo nome Pedro Gomes e fez atribuição do Silva de seus padrinhos ( O nome Manuel foi dado pelo padrinho) Aqui no Brasil o primeiro documento oficial foi feito em meados de 1960 onde ele foi o declarante das informações:

Nome: Pedro Gomes da Silva

Data de Nascimento: 28/08/1904

Pai:Teodoro Gomes da Silva

Mãe: Cassimira Maria de Jesus


Uma outra dúvida é que no batismo o nome dos pais estão Teodoro Gomes e Maria de Jesus, teve essas alterações. 


Meu avô era pouco instruído, viveu a vida toda trabalhando como lavrador em fazendas e não teve oportunidade de estudar, casou tarde, e teve meu pai com idade avançada, as lembranças que meu pai tem sobre os tios são poucas pelo facto de meu avô ter falecido quando meu pai tinha idade aproximada de 12 anos. 


Mas localizei também em Portugal assentos de batismos dos tios do meu pai.


O processo deveria ser feito pelo meu pai (filho de português) e depois o meu ? 


Poderiam me ajudar como proceder? Posso enviar os documentos para auxílio nesta análise?


Obrigado Desde ja.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Vagdin23

    A certidão que consegui localizar está em nome de Manuel, batizado em 19/04/1896 e nascido em 28/02. Nos documentos de imigração aqui do Brasil consta a data de nascimento de 28/08/1895, (o único filho nascido em 1904 foi Martinho que faleceu antes da vinda ao Brasil) aqui no Brasil quando ele ( meu avô) foi casar ele não utilizou o nome Manuel mas o segundo nome Pedro Gomes e fez atribuição do Silva de seus padrinhos ( O nome Manuel foi dado pelo padrinho) Aqui no Brasil o primeiro documento oficial foi feito em meados de 1960 onde ele foi o declarante das informações:

    Vai ser difícil vc provar que o MANUEL e o PEDRO são as mesmas pessoas.

    O conservador vai pensar que são irmãos ou que não são parentes, sendo pessoas com nomes de pais parecidos.

    A divergência de prenome só será possível retificar pela via judicial, na minha opinião.

    E o ônus da prova será seu ou da sua família.

    ===

    Uma outra dúvida é que no batismo o nome dos pais estão Teodoro Gomes e Maria de Jesus, teve essas alterações

    Mais uma vez, uma divergência em prenomes.

    Aplica-se o que eu disse acima.

    ===

    Mas localizei também em Portugal assentos de batismos dos tios do meu pai.

    Com esses assentos, talvez vc consiga retificar o nome dos pais do pedro/manuel, mas não a data de nascimento e o prenome.

    ===

    O processo deveria ser feito pelo meu pai (filho de português) e depois o meu

    Se e somente se vc conseguir resolver essas divergências, o melhor caminho é fazer dois processos de filho.

    Do seu avô para o seu pai (6 meses, em media, se não tiver prioridade) e, depois de concluir o 1°, do seu pai para vc (+ 6 meses, em média).

    Sinto muito dar más notícias.

    Espero estar errado.

    Boa sorte!

  • @Vagdin23 , no batismo consta o nome Manuel Pedro?

  • @Leticialele no assento de batismo infelizmente não tem a informação…. Mas outros diversos dados batem….

    Posso te enviar as informações no privado?

  • Oi @Leticialele obrigado viu como faco pra mandar inbox ? Sou novo aqui desculpa

  • @Vagdin23 , você teria que pedir autorização ao administrador. Vou mandar uma mensagem e você responde, ok? Envelope no canto superior direito

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.