Formulário D1 - selo da autenticaçāo

videiravideira Member
editado February 2022 em Outros assuntos

O selo da autenticaçāo de minha assinatura foi colado no ângulo superior direito do formulário, cobrindo o campo "data de Receção na CRC Central". Isso pode gerar algum problema?

Agradeço a atenção.

Comentários

  • @videira

    É mais provável que dê problemas do que não.

    O local correto é do lado da assinatura.

    No local que vc mencionou irá obstruir informações relevantes, podendo gerar exigência.

    Isso pela má posição do selo de reconhecimento de firma por autenticidade ou por ser considerado rasura.

    ===

    Se vc pediu para colocar ao lado da assinatura e data, sem tampá-las, vc deve voltar lá e pedir para colocarem no lugar certo e que é aceito por Portugal.

    Já teve um caso em que o notário colocou o selo no quadro do procurador, que geralmente fica em branco. Acho que foi considerado rasura.

    Verifique tambem as informações de QR code e o selo no site do TJ da sua área. Já houve relatos de erros nessa área.

    Boa sorte!

  • Grato, @guimoss!

    Situação difícil!

    O único local em que coube o selo foi lá.

    Ao lado da assinatura, foi colocado um carimbo em forma de seta com o logo do Cartório. Não dava para colar o selo lá, também, sem ocultar alguns termos da advertência de falsidade documental, por exemplo.

    Vou retornar lá, e ver o que se pode fazer...

    Ainda bem que tive a lembrança de consultar o Fórum antes do envio.

    Grato, novamente.

  • @videira

    Marquei a @Leticialele que já fez alguns processos.

    Me parece que fica apertado, até tampa um pouco da assinatura, nas nao tudo.

    Se vc quiser deixar a imagem com o selo, nos damos uma olhada.

    Só tampe os dados sigilosos e privados do selo, do requerente e do notário.

    Boa sorte!

  • videiravideira Member
    editado February 2022


    @guimoss , @Leticialele, obrigado pela costumeira boa vontade.

    Conforme disse, retornei ao Cartório, e, juntamente com os escreventes, tentamos encontrar um espaço no documento. Não existe onde afixar o selo, mesmo ao lado da assinatura, como orientou @guimoss, sem encobrir termos, data etc Aventaram até a colocação de um anexo (um quadrado de papel a ser grampeado na folha do formulário, para ali ser aposto o selo), mas não concordei com o arranjo.

    Daí, o formulário seguiu com mais esse problema. Foram dois dias nessa empreitada!

    Agora, estou aqui refletindo sobre, e aguardando essas ajudas aí que vocês tão prontamente nos dão, sempre solícitos.

    Vou enviar imagem da fotocópia que tirei.

    Grato, mais uma vez.

  • videiravideira Member
    editado February 2022

    @Leticialele , @guimoss ,

    conforme sua sugestão, segue a imagem do formulário, com o selo do Cartório colado no ângulo superior direito da folha.

    Grato por qualquer colaboração.

  • @videira , mande assim mesmo!!

    A solução de colar um papel embaixo ou ao lado é a que costumam usar quando o selo não cabe.

  • Ufa! Que alívio, @Leticialele !

    Devolveu-me a paz de espírito, após a odisseia que foram esses dias, de preparação e envio dos documentos.

    Tão logo cheguem à CRC, peço a inclusão do processo na planilha.

    Muito grato, de verdade, a você e @guimoss .

  • @videira , relaxe!

    O processo de cidadania é fonte de alegria, e não de estresse!!

  • @Leticialele @videira

    Como funciona essa questão de "colar o papel por baixo"?

    Não entendi.

    Poderia me explicar?

    Obrigado.

  • @guimoss , alguns cartórios colam um pedaço de papel na parte de baixo do formulário e colocam o selo. Depois, dobram. Não é problema

  • @Leticialele @videira

    Leticia, exclua a imagem, pois aparece o numero do cartão e tambem os dados do selo e o email.

    Videira, cuidado com os dados privados no fórum público.

    Abraços

  • @Leticialele

    Desculpe se pareci grosso, mas mandei a msg rapido pelos dados privados que estão aparecendo.

    Obrigado pela retirada.

  • @videira

    Muito grato pelo agradecimento.

    Boa sorte no seu caso.

    Marque a @Leticialele para a retirada da imagem, pois tem dados privados.

  • @Leticialele @videira

    Eles poderiam ter colocado o selo inclinado, mas perto da assinatura.

    Dessa forma, acho que daria.

    Tira a insegurança do selo posto no topo ou com um papel.

  • videiravideira Member
    editado February 2022

    @Leticialele, @guimoss

    Prezada Letícia,

    Peço excluir a imagem postada por mim.

    Terei maior precaução nas futuras.

    Grato, novamente.

  • @guimoss , alguns cartórios colam um pedaço de papel na parte de baixo do formulário e colocam o selo. Depois, dobram. Não é problema

    @videira , excluí a imagem!

  • @Leticialele

    Vc pode dar uma olhada no tópico de netos?

    A @Criscarvalhoma deu uma informação que pode afetar muita gente e eu queria confirmar.

    Abraços

  • @guimoss , eu já vi. É um caso isolado!

    Em todos os processos de netos a certidão do descendente direto do português é inteiro teor, digitada, apostilada.

    Relaxe!

    Se Portugal mudar o entendimento, saberemos e avisaremos a todos.

  • Bom dia, pessoal e @Leticialele


    Além do reconhecimento da assinatura com selo de autenticidade do formulário D1, é preciso apostilar esse documento no cartório também?


    Obrigada!

  • @larissammarques , não precisa apostilar o Formulário!

    Basta reconhecer a firma por autenticidade.

    Verifique a etiqueta. Um Cartório reconheceu a firma de uma pessoa e colocou o nome de outra!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.